Mais informações sobre comedouros: por que valem a pena, comedouros fazem mal para as aves?, dicas sobre comedouros, como montar um comedouro.

Para quem gosta de ter as aves por perto

Mamão e banana maduros e bebedouros para beija-flores são ótimos recursos para observar e fotografar as aves de perto. Instale o comedouro perto de uma árvore ou um arbusto para que as aves se sintam mais seguras. Não coloque pão – atrai pombos-domésticos.

Este belo periquito-rico foi fotografado por *Claudia Covolan no comedouro da *Reserva Guainumbi, usando uma Canon 60D, lente Canon 100-400. ISO 1250, f5.6, 1/500, sem flash.

A Reserva Guainumbi fica em São Luís do  Paraitinga, a 190 km de São Paulo, entre Taubaté e Ubatuba. É um ótimo lugar tanto para iniciantes como para fotógrafos experientes. Apesar da pousada ser pequena (apenas 4 quartos e 2 chalés) é um dos lugares mais famosos entre os birders. Há mais de 9 mil fotos postadas no Wikiaves, feitas em São Luís do Paraitinga, a maioria delas graças à Guainumbi. A cidade com mais fotos postadas é a cidade de São Paulo, também na faixa de 9 mil.

 

Fotografe aves no quintal ou até mesmo da janela do apartamento

Se você se mover bem devagar e com tranqüilidade, as aves permitem uma boa aproximação. Beija-flores acostumados com bebedouros passam a não se incomodar mais com as pessoas.

Todos sabem que árvores frutíferas, flores e fontes de água atraem aves. Com um pouco de dedicação você pode transformar seu quintal ou sítio em um pequeno paraíso para aves.

Se você não está no momento certo para remodelar seu quintal ou jardim, ou remodelou, mas ainda precisa esperar as flores e frutos vingarem, aqui vão algumas sugestões:

– bebedouros de água com açúcar. Se você não estiver em um local muito isolado, logo terá vários beija-flores. Você pode colocar alguns galhos próximos ao bebedouro e tirar fotos em que o bebedouro não aparece. Uma parte de açúcar cristal para quatro partes de água filtrada, posicionados em um local com sombra, limpos diariamente. Atraem beija-flores, sanhaçus e saíras. Podem atrair formigas e abelhas, veja aqui mais orientações:

Orientações para bebedouros e como se livrar de formigas e abelhas

http://www.ceo.org.br/jardim/bebedouros.htm

http://www.jardimdeflores.com.br/DICAS/A33aguaparabeija.htm

– frutas bem maduras. Por ordem de preferência: banana, mamão, abacate. A banana é a favorita. Você precisa tirar um pedaço da casca, ou as pequenas (como as saíras) precisam esperar uma ave maior (com o o sabiá-do-campo) abrir a casca. Você pode colocá-las em uma bandeja suspensa, montar um ambiente de galhos e troncos, em que as bananas não aparecem na foto, ou espetá-las (com ajuda de um prego fixo) no tronco de uma árvore, e fotografar as aves quando elas estão se aproximando da banana. Se você mora em um local com gatos e cachorros é importante montar o comedouro de uma forma segura para as aves.

– não coloque pão, isso atrai pombos domésticos.

– fonte de água. Principalmente em cidades quentes, uma pequena fonte rasa vai atrair muitas aves. Tome os cuidados contra larvas de pernilongo e gatos e cachorros.

– é preciso que as aves descubram que o seu quintal ou janela é uma fonte de alimento. Se você estiver com dificuldade em atrair alguma ave, considere colocar as frutas em algum local mais alto, mesmo que fique difícil fotografá-las. Quando elas começarem a aparecer, nos dias seguintes você vai mudando de posição até encontrar um ponto bom para fotografia e que elas se sintam confortáveis.

– posicione o bebedouro, comedouro ou a fonte bem perto de uma árvore ou moita grande facilita a aproximação. A maioria das aves se aproxima com cautela, e precisa se sentir protegida.