O birdwatcher ético respeita os animais e o meio ambiente, procura causar o menor impacto possível e volta do passeio apenas com fotos e boas lembranças. O que isso significa na prática?

Apenas fotos e boas lembranças

De forma geral não se aproxime muito. Se os bichos parecerem incomodados, afaste-se. Tente não alterar o ambiente, especialmente se for algo em volta do ninho ou do esconderijo do animal. Nunca use o playback perto de ninhos porque pode atrair predadores, como
aves de rapina.

 

As principais discussões entre os birdwatchers são sobre o uso responsável do playback e o cuidado em não atrapalhar o processo reprodutivo das aves. Não há um manual, mas de maneira geral os mais experientes recomendam:

– não usar o playback mais do que alguns minutos

– não usar em volume muito alto

– não usar perto de ninhos. Muitos já viram acontecer: você está tocando o playback de uma espécie, e aparece outra: o inimigo ou um predador. Por isso, se você tocar perto de um ninho, pode colocar em risco o próprio ninho.

– se você não for um biólogo executando uma pesquisa, nem pense em pegar filhotes na mão para fotografar em algum lugar mais favorável.