O que esperar do passeio: muitas oportunidades para fotos boas. Paisagem contemplativa, muita luz, longas distâncias, avistamentos de fauna mais esparsos. Para passeios especializados, é recomendável contratar um guia ou ir com alguém que conheça, porque se você não sabe onde procurar, pode ficar com a sensação de que é vazio de animais. E não é verdade. O Cerrado tem uma das maiores biodiversidades do mundo, com mais de 10 mil espécies vegetais, 800 espécies de aves, 160 espécies de mamíferos. É o lar da águia-chilena, águia-cinzenta, mineirinho, bandoleta, papa-moscas-do-campo, galito, o ameaçadíssimo pato-mergulhão, tamanduá-bandeira, lobo-guará.

A savana brasileira

Paisagens abertas e amplas, luz desnorteante para quem vem da Mata Atlântica. Menor diversidade de espécies e de cores comparadas às aves da mata fechada. Viagens longas não são recomendadas para iniciantes sem guia. O Cerrado oferece oportunidades para fotos incríveis e é o lar de mais de 800 espécies de aves. Ameaçado pela pecuária e soja.

Destinos populares: *Alto Paraíso de Goiás, *Dourado – SP, Extrema – MG, Nova Lima, Prados – MG, *região da Canastra (São Roque de Minas, Sacramento), região de Pium – TO.

Guias: *Alessandro Abdala, Cal Martins, Edson Endrigo, Fred Crema, *Geiser Trivelato, Zé Maria.

Esse maravilhoso urubu-rei foi registrado por *Alessandro Abdala, em Sacramento – MG, numa saída guiando o *João Sérgio Barros. Alessandro é fotógrafo profissional e designer, um ativo colaborador da Virtude, autor do logotipo da Virtude e designer da revista. Alessandro usou uma Nikon D200, lente Nikkor 300 f/2.8 com tele 1.4, ISO 500, f/6.3, 1/800.

 

Para quem mora no Estado de São Paulo, a região da Canastra é o destino mais famoso. O Parque da Canastra tem paisagens incríveis e várias espécies de aves, mas se prepare para estradas ruins. Nas estradas em torno do parque, e em RPPNs também há muitas aves. O Tocantins é chamado de “Estado-parque”, por ainda ter muitas áreas de Cerrado preservado, mas a soja já avança, como aconteceu no Mato Grosso.

Mesmo cidades urbanizadas como São José do Rio Preto, Jacutinga, Limeira têm espécies do Cerrado, principalmente na zona rural.