Passeio: Sítio Riachão, em São José do Egito – PE, mar/14, por Kelma Cavalcante
Imagens do Sertão de Pernambuco
- Texto e fotos: Kelma Cavalcante. Câmera Nikon D5100, lente Nikkor 70-300 sem autofocus
- Mais fotos da região: http://virtude-ag.com/sao-jose-do-egito-pe-dez2012-kelma-cavalcante/
O Sítio Riachão localiza-se as margens da rodovia PE-275, na zona rural de São José do Egito (4km), no sertão do Estado de Pernambuco.
A região tem várias propriedades, onde uma delas fica a da minha avó materna Dona Severina Braz. Como já foi dito, fica no sertão pernambucano, vegetação predominante é a caatinga hiperxerófila, maior parte dos meses tudo seco. O que me encanta é que basta um dia de chuva para que no outro as plantas e árvores comecem a brotar, a paisagem começa a mudar, parece mágica, mas não é, é a mão de Deus tocando cada galho seco e dando vida ao que parecia morto. Porém, mesmo durante a seca, diante daquela paisagem branca, de galhos secos e terra quebrada, es que surge vida, inúmeras!! Pássaros, aranhas, lagartos, cobras, preás, seres que teimam em suportar aquele calor, aquele solzão todo, seres que foram especialmente moldados por Deus para habitarem aquele tipo de ambiente, aquela região,para colocar uma corzinha a mais, um tempero a mais. Cresci vendo esse encantamento e hoje divido com vocês do Virtude, um pouquinho desta beleza!
A cidade
São José do Egito, localizada no sertão do estado de Pernambuco, distante da capital, Recife, 404 Km, é servida pelas rodovias PE-275, PE-280 e BR-232. A cidade é conhecida como Berço da Poesia, aí nasceram vários poetas repentistas e cantadores (Lourival Batista , Rogaciano Leite, Antonio Marinho, João Batista de Siqueira (conhecido por Cancão), Jó Patriota e muitos outros).
É um dos maiores centros de realização de cantorias no Nordeste. Na cidade, durante a Festa de Reis, acontece o Festival de Cantadores e Poesia Popular.
Conta também com belas paisagens naturais, clubes, festas tradicionais, como a Exposição de Animais (realizada no Parque José Custódio de Lima), a Festa de Reis, o Festival Universitário (que reuni muitos universitário que estudam em grandes cidades. O Evento acontece durante três dias no mês de julho.) e a FEAP-Feira do Empreendedor do Alto Pajeú, realizadas no Pátio da Feira Livre.
http://saojosedoegito.pe.gov.br/novo/index.php
História da Cidade de São José do Egito
A povoação do lugar iniciou-se com a construção de uma capela dedicada a São José por fazendeiros da cabeceira do Rio Pajeú,no lugar Queimadas, vale meridional da Serra da Borborema e ponto de confluência do Riacho São Filipe com o mesmo Pajeú. Fazendeiros vizinhos, que possuíam uma capela dedicada a São Pedro, atacaram e destruíram o templo. Uma nova capela foi erguida. Um novo ataque foi tentado, desta vez sem êxito, pois houve resistência. O povoado foi intitulado São José das Queimadas em 1865. Em 1972, foi criado o distrito com denominação de São José da Ingazeira, que foi elevado à categoria de vila com a denominação de São José da Ingazeira, pela lei provincial nº 1260, de 26 de maio de 1877, desmembrado de Ingazeira mais tarde Afogados da Ingazeira. Pela lei provincial nº 1516, de 11 de abril de 1881, vila passou a denominar-se São José do Egito.
Em 1 de julho de 1909, foi elevado à condição de município com a denominação de São José do Egito, pela lei estadual nº 991.