Passeio em Guarapuava – PR. Aproveitei o feriado de Corpus Christi para vistar alguns amigos e, é claro que levei a câmera e também passarinhei.  Um ótimo cabecinha-castanha, tico-tico-da-taquara, asa-de-telha e mais algumas aves, sob um frio de 8 graus.

Cabecinha-castanha – M (Pyrrhocoma ruficeps) Chestnut-headed Tanager

 

Feriado de Corpus Christi fui com minha esposa para Guarapuava – PR, visitar um casal de amigos. Pensa num frio… era lá que ele estava.

Na sexta-feira, 08/06/2012, fui passarinhar no Parque das Araucáreas. Como estava muito frio, e o parque abre só às 8h, levantei umas 7h30. O carro marcava 8 graus. Mas parecia que estava menos. Achei que não fosse ver/ouvir nada. Mas chegando lá, eis que esse lindo cabecinha-castanha canta ao lado da trilha.

Cabecinha-castanha / Pyrrhocoma ruficeps

À tarde fomos até o rio Jordão, e por lá estava essa curicaca.

Curicaca / Theristicus caudatus

Dia seguinte levantei mesmo horário, no mesmo frio. Aí peguei a estrada para o Salto São Francisco. O tempo não ajudava muito. Mas vi essas duas espécies, no mesmo local.

Pintassilgo (fêmea) / Sporagra magellanica

Tico-tico-da-taquara / Poospiza cabanisi

À tarde, no intervalo do jogo do Brasil, fui até uma quadra perto do centro de Guarapuava, onde o casal de amigos havia falado que tinha visto uma ave estranha. Era a curicaca.

No domingo fui novamente na estrada para o Salto São Francisco. Vi o bando de tico-tico-da-taquara no mesmo lugar. Mas embaixo de uma neblina meio forte. Nem tentei fotos…

Na volta, essa saracura estava ao lado da estrada. Pena que uns meninos passaram pela estrada no momento que eu ia fotografar. Só consegui fazer essa foto.

Saracura-do-mato / Aramides saracura

Ainda no caminho, esse asa-de-telha cantava solitário.

Asa-de-telha / Agelaioides badius

Ainda passei no Parque das Araucáreas para tentar pegar o mergulhão-caçador. Deu certo…

Mergulhão-caçador / Podilymbus podiceps