Onde fotografar natureza: abril e maio
Abril a novembro: Mata Atlântica volta a ser uma boa opção
Há aves em todos os lugares no ano todo, mas várias pessoas já me falaram que no verão é mais difícil passarinhar na Mata Atlântica. Chuvas frequentes, muito calor, mais difícil ver as aves. A partir de abril em geral o clima fica mais ameno e as chuvas diminuem. Mata Atlântica inclui locais próximos do litoral e também lugares de altitude como Campos do Jordão, uma cidade que vou com frequência e é sempre bom para passarinhar. No verão tem o incômodo das chuvas frequentes, mas sempre dá para fotografar.
Há vários destinos famosos de Mata Atlântica no Estado de São Paulo, como Campos do Jordão, a Trilha dos Tucanos em Tapiraí, Petar, Intervales, Ubatuba e várias cidades do litoral. No Rio de Janeiro o Parque Nacional de Itatiaia é um dos mais famosos, e também há a Reserva Ecológica de Guapiaçu. No Espírito Santo há a Reserva da Vale do Rio Doce, e Minas Gerais tem várias áreas preservadas de Mata Atlântica — você pode fazer passeios que unem cultura e história e birdwatching. No Nordeste os poucos fragmentos de Mata Atlântica que ainda restam também rendem passeios muito especiais.
Abril: Festival do Papagaio-Charão em Urupema – SC
“Na cidade de Urupema (serra Catarinense), a cidade mais fria do Brasil acontece entre os meses de abril a agosto um verdadeiro espetáculo nos céus. Enormes bandos de papagaios-charão (Amazona pretrei), cortam diariamente o horizonte apresentando um show de cores e sons de encantar qualquer um, especialmente aqueles que praticam o birdwatching.” [texto de divulgação do festival]
O evento é liderado pelo fotógrafo Dario Lins. A primeira edição do festival aconteceu em 2012.
Abril a junho: Migração de primavera no hemisfério norte
O período de abril e maio também é bom para viajar para Europa ou Estados Unidos. Lá também é primavera, na maioria dos lugares você vai pegar temperaturas amenas, dias bonitos, e se estiver no local certo nas semanas certas, poderá ver os migrantes. Eu viajo com uma certa frequência pro exterior, e nem sempre as datas podem coincidir com a melhor época para passarinhar, mas quando estou pesquisando e quero ter uma ideia de quais as melhores épocas, procuro agências internacionais de birdwatching e vejo quais as datas dos tours que eles oferecem. Um site de que gosto bastante é o http://www.rockjumperbirding.com/
Alguns destinos que temos informações no Virtude-ag:
Abril-maio-junho: Flórida – região de Fort Myers
Quem quer aliar viagem com a família com passarinhada tem a Flórida como excelente opção. Na opinião do nosso colega birdwatcher Adams Serra, mineiro de Virginópolis mas morador da Flórida há mais de 20 anos, abril-junho é o melhor período para ver as aves.
Maio: Manhattan – Central Park: warblers e outros migrantes
Acredite ou não, o Central Park é um bom lugar para ver aves migratórias. Fica na rota das aves, é um lugar tranquilo e seguro. Acho que eu não faria uma viagem apenas para ver os migrantes no Central Park, mas se você for a Nova York por outros motivos nos meses de maio ou setembro, vale a pena levar a câmera e ir passarinhar em algumas manhãs.
Descobrimos que o Central Park é muito bom para passarinhar por acaso, graças ao livro do Carl Vornberger sobre as aves do Central Park (esgotado). Mas vale a pena ver o site dele: http://www.calvorn.com/. Fiz dois passeios: em maio de 2010, muitas aves e bidwatchers, e depois em junho de 2012 – vazio de aves e de birders.
Abril: Espanha
Conhecemos um pouco da natureza da Espanha em 2014, numa viagem que tinha um pouco de fotografia de natureza, mas também uma parte urbana (arquitetura, museus, restaurantes). O sul da Espanha é famoso pela proximidade com o estreito de Gibraltar, o ponto que une Europa e África e onde toda primavera e outono é possível ver o espetáculo das aves migratórias mudando de continente. Dizem que a migração do outono é mais espetacular, e algumas agências só fazem tour no outono. Nossa viagem de 2014 não pegou a migração da primavera, mas gostamos muito de conhecer a Extremadura. O post abaixo ainda não é um relato de melhor época, mas fica como informação de que abril e setembro-outubro são meses bons para passarinhar na Europa, especialmente em locais de migração. Na dúvida, pesquise os sites das agências internacionais.
Um dos locais famosos para passarinhar na Europa, lar do Great e Little Bustards, Spanish Imperial Eagle e um dos maiores rapinantes do mundo, o Black Vulture (não é o nosso urubu).