Acontece em São Paulo o maior encontro de observadores de aves da América Latina

Entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, o Parque Villa-Lobos (localizado na zona oeste da cidade) sedia o Avistar, o maior encontro de observadores de aves da América Latina. O evento reúne atividades de congresso, feira, atividades para crianças e espaço para arte naturalista, além da apresentação dos vencedores do concurso fotográfico.

O Avistar é aberto e gratuito, apenas a participação no congresso exige taxa de inscrição.

Mais informações: http://www.avistarbrasil.com.br/joomla/

 

O birdwatching no Brasil

A observação de aves, ou birdwatching, é um hobby praticado por milhões de pessoas. O Brasil é um dos países com mais espécies de aves (mais de 1.800), e pessoas do mundo todo vêm ao país para observar e fotografar nossa fauna.

Os brasileiros estão começando a descobrir esse hobby. O wikiaves.com.br, lançado em dezembro de 2008, tem mais de 470 mil fotos de aves e 10 mil usuários cadastrados. Virtude-ag.com é um site dedicado à divulgação do birdwatching no Brasil. Lançado agora em maio, traz dicas para iniciantes, relatos de viagens, sugestões de passeios, indicações de guias ornitológicos, pousadas e equipamento.

 

Participação da Virtude-AG no Avistar

A Virtude produziu uma minirrevista sobre birdwatching para iniciantes. O material será distribuído gratuitamente no Avistar e no Rio+20.

No domingo, dia 20/05, Claudia Komesu – representando o site, fará uma apresentação no painel dos blogueiros com o tema “Dicas para ser mais feliz com o seu blog: planejamento e gerenciamento de expectativas”.

 

Para saber mais

www.virtude-ag.com – site com várias dicas para quem está começando, relatos de viagens e sugestões de onde passear.

www.wikiaves.com.br – Wikipédia, banco de imagens e de sons, mapa de ocorrência e rede de relacionamentos dos birdwatchers brasileiros

www.reservaguainumbi.com.br – Reserva Particular de Mata Atlântica a 190 km de São Paulo. Possui uma pequena pousada, e é um dos destinos mais famosos entre as pessoas que freqüentam o Wikiaves. Focada em amantes da natureza, especialmente observadores de aves.

www.avesderapinabrasil.com.br – Site especializado para quem gosta de gaviões, águias e corujas. Conteúdo denso e bem feito, alimentado por um jovem ornitólogo do Paraná.