Ninguém deveria ser proibido de fotografar natureza no Brasil
Se você for proibido de fotografar natureza num parque municipal ou estadual do Estado de São Paulo, entre em contato comigo claudia.komesu@gmail.com. Desde março de 2016 os Parques Estaduais têm uma portaria a favor da observação de aves. Em julho de 2017 conseguimos algo semelhante com a Secretaria do Meio Ambiente da cidade de São Paulo. O secretário na época, sr. Gilberto Natalini, enviou um ofício aos gestores e publicou um PDF no site da Prefeitura, para que os birdwatchers parem de ter problemas com os seguranças que nos confundem com fotógrafos profissionais trabalhando. Temos colegas na Fundação Florestal e na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo que são totalmente a favor da fotografia e divulgação da natureza, e que podem ajudar caso haja algum gestor que ainda não entendeu a portaria FF 236/2016 ou o PDF de jul/2017 da prefeitura de São Paulo.
Os posts abaixo retratam uma parte da nossa luta. Além dos posts no Virtude, fiz vários posts no meu blog pessoal, e houve muito debate no Facebook, vários deles no grupo (Não) É proibido fotografar. Se a população não conhecer, frequentar e divulgar a natureza, as Unidades de Conservação continuarão sendo cada vez mais desmatadas, queimadas, e destruídas. http://virtude-ag.com/apenas-blogando-se-nao-for-pelo-uso-publico-como-salvar-a-natureza-parte-22-set15-por-claudia-komesu/.
Se você frequenta um parque que ainda não tem uma regulamentação como a dos parques estaduais e municipais de São Paulo, e está tendo problemas para fotografar, entre em contato com a administração do parque, mostra a portaria 236/2016 da Fundação Florestal, o PDF da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, tente marcar uma reunião. Provavelmente você encontrará pessoas razoáveis e dispostas a dialogar. Sinta-se à vontade para usar qualquer um dos materiais desta página. Se precisar de ajuda para montar uma apresentação ou responder dúvidas dos funcionários, entre em contato: claudia.komesu@gmail.com
Para passarinhar com mais tranquilidade nos parques municipais de São Paulo, acesse o link, baixe o PDF, e ande com esse papel na mochila. Não é um cadastro, a prefeitura não fica com uma cópia, é apenas uma forma de tornar claro para o segurança que você pode fotografar natureza sem precisar falar com alguém da administração.
Texto: Claudia Komesu Fotos: vários amigos birdwatchers enviaram ou permitiram o uso de suas fotos para ilustrar o tema A publicação da portaria normativa FF 236/2016, em março de 2016, foi uma grande conquista para os observadores de aves que frequentam os parques estaduais do Estado de São Paulo. Um trabalho em equipe entre birdwatchers …
Algumas imagens da campanha de 2014. Quase todas estas fotos são do grande Ciro Albano, só a do beija-flor-de-gravata-verde é minha (só explico isso para o caso de você essa foto no meu material e não pensar que roubei uma foto do Ciro :) )
Você é um gestor de parque a favor da divulgação da natureza. Sabe que fotos e compartilhamento são essenciais para divulgar um local, sabe que os fotógrafos fazem um grande trabalho voluntário, gratuito e de boa vontade em divulgar os locais. Mas ao mesmo tempo precisa cumprir o regulamento que exige autorização prévia e pagamento …
A portaria foi publicada no Diário Oficial do dia 2 de março de 2016, e imagino que logo estará disponível em sites oficiais. Recebi por email. Copiei o conteúdo aqui para facilitar a leitura, e colei também os PDFs originais. Para se manter a par do assunto, participe do grupo do Facebook (Não) É proibido …
Tudo o que você queria saber sobre o processo de regulamentação da Observação de Aves nos parques estaduais do Estado de São Paulo. Dúvidas? Mande um email para claudia.komesu@gmail.com
Falta pouco! Nossa expectativa é de que até o final de dezembro teremos uma carta que vai garantir nossa liberdade de fotografar. Apoie, mande uma mensagem pra Ouvidoria da Fundação Florestal. Aqui tem uma sugestão de texto.
Para iniciantes e para quem quer saber onde passarinhar na cidade de São Paulo
Talvez seja o início de uma nova relação com a natureza brasileira. O reconhecimento de que a participação da população é fundamental para preservar nossos parques.
Qual a única forma de tentar reverter a tendência de destruição da nossa maior riqueza?
Um apanhado de notícias sobre o que tem acontecido com a natureza brasileira nos últimos anos. O tipo de leitura que dói, mas recomendável pra quem considera importante estar munido de informações
Se você ainda não está por dentro da questão, pare dois minutos para entender por que a questão é tão importante, e por que estamos apostando no volume de manifestações para provar que muitas pessoas querem a liberdade de fotografar e publicar
Não há lei que proíba uma pessoa de fotografar locais públicos por hobby. O constrangimento que os fotógrafos sofrem é baseado em geral na ignorância do segurança e do funcionário que o orientou: eles acham que só um profissional pode ter uma câmera grande.
As unidades de conservação recebem cada vez menos verbas. O Parque Nacional da Serra da Capivara teve que demitir os 100 funcionários. O governo não vai mudar a política. Os cidadãos podem ajudar, mas a gestão dos parques precisa abrir as portas para a fotografia, a criatividade, a arte e a cultura.
Atualização jan/14: o tripé voltou a ser permitido no parque. Em breve mais notícias sobre possíveis parcerias do Botânico com os birdwatchers.