Hospedagem: Pousada da Fazenda, Monte Alegre do Sul – SP, no Circuito das Águas Paulistas, jan/13. Por Luís Gonzaga.
Belos cenários, tranquilidade, ambientes abertos e também Mata Atlântica. 280 espécies de aves, 15 só de beija-flor. Várias aves de rapina, inclusive o urubu-rei, e suindaras que fazem ninho na fazenda. Conheça Monte Alegre do Sul.
- Texto: Luís Gonzaga, proprietário da Pousada da Fazenda
- Fotos: Vários autores
- Site: http://www.pousadadafazenda.com.br
- Pousada da Fazenda
Rua Joaquim de Oliveira, s/n – Monte Alegre do Sul
Fone :(0**19) 3899-1204 / Fax : (0**19) 3899-2027
Email: info2@pousadadafazenda.com.br
A cidade
Monte Alegre do Sul é uma pequena cidade do interior de São Paulo, de clima agradável, situada no “Circuito das Águas Paulista” e distante 130km da capital. Essa região foi muito devastada no final do século XIX , início do século XX por conta do plantio de café, mas Monte Alegre hoje dá sinais de boa recuperação ambiental e o turismo começa a ganhar força, principalmente o turismo rural.
A Pousada da Fazenda, além de seu valor histórico, tem feito também um grande esforço no sentido da implantação do turismo de Observação de Aves na cidade. Tenho trabalhado junto ao CEO (Centro de Estudos Ornitológicos, de São Paulo) no levantamento das espécies de aves. A lista de aves do município já passa de 280 espécies e no site Wikiaves já constam 260 espécies fotografadas e/ou gravadas.
Para ter uma ideia do potencial de Monte Alegre para fotos de aves, em janeiro de 2013 há 3 usuários cadastrados na cidade (no Wikiaves), mas quase 1.500 fotos. 40 pessoas de outras cidades já fotografaram em Monte Alegre do Sul.
Uma região rica em beija-flores e aves de rapina
No quiosque ao lado do restaurante da Pousada da Fazenda já foram registradas 15 espécies de beija-flores, incluindo o estrelinha-ametista (Calliphlox amethystina) e o bico-reto-de-banda-branca (Heliomaster squamosus).
Outra ave interessante da Pousada é a suindara (Tyto alba) que habita o antigo pombal da fazenda e que todo ano cria seus filhotes por lá. A partir de maio é possível vê-las chegarem com os ratos no bico para tratar dos filhotes. Um pouco mais difícil de encontrar, mas com vários registros por lá é a coruja murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana). Também já registrei na cidade o mocho-diabo.
Na zona rural da cidade não é raro ver o urubu-rei (Sarcoramphus papa), o gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus), o pica-pau-rei (Campephilus robustus), o tangará (Chiroxiphia caudata) e o gaturamo-rei (Euphonia cyanocephala). Em Monte Alegre do Sul também temos o rei-dos-tangarás, o híbrido entre soldadinho e o tangará, e o estalador.
Aves que aparecem na fazenda
Aves como: sabiá-laranjeira, sabiá-poca, sabiá-barranco, sabiá-do-campo; coleiros, bigodinho, tizius, pintassilgo e canário-da-terra; periquitão-maracanã, periquito-de-encontro amarelo, tuim e tucanuçu; saracura-sanã, saracura-três-potes, saracura-do-mato; gibão-de-couro; tesourinha, suiriri; garça-vaqueira, seriema; sanhaçu-cinzento, sanhaçu-de-coqueiro, tiê-preto, saí-canário, pica-pau-verde-barrado , pica-pau-anão, picapauzinho-verde-carijó, birro; pombão, juritis, rolinhas, pomba-de-bando; alma-de-gato, anu-branco, anu-preto e saci; chupa-dente, arapaçu-de-cerrado, jacuguaçu, joão-porca, barranqueiro-de-olho-branco, trinca-ferro, fim-fim, gaturamo-verdadeiro.
Mantemos comedouros de quirela e de frutas. Sempre aparecem canários, rolinhas, coleirinhos, e pica-paus. O saí-azul aparece no inverno.
Guias ornitológicos
Para os iniciantes, eu mesmo posso auxiliar na procura das aves. Para os mais avançados na observação de aves pode-se ter a ajuda de guias especializados, desde que previamente contratados. O Geiser Trivelato e o Thomaz Raso conhecem bem a região.
Acomodações da pousada
Temos 18 chalés (15 térreos e 3 sobradinhos) e 4 suítes. Todos com frigobar, lareira, TV e ventilador de teto. http://www.pousadadafazenda.com.br/acomodacoes.htm
Melhor época para ir – e os deliciosos morangos de Monte Alegre do Sul
Há aves o ano todo, mas quem for no inverno aproveita a temporada dos morangos. Monte Alegre foi uma das primeiras cidades a pesquisar e aclimatar essa fruta, temos “know how” em plantar morangos. A safra vai de meados de junho até fim de setembro.
No mês de julho a pousada fica mais movimentada, devido às férias escolares. Junho e agosto são ótimos meses para os morangos, e com um pouco de sorte dá para fotografar jacuguaçu comendo na plantação de morangos.
Basta fazer um post.
As informações do post são responsabilidade do autor do texto. Caso você encontre informações sobre pousadas ou sobre guias muito diferente da sua experiência pessoal, envie um e-mail para claudia.komesu@gmail.com
Se você se hospedar com esta pousada por causa do Virtude, por favor passe essa informação para eles ao fazer a reserva e, se possível, para nós.
Não ganhamos comissão, mas é uma informação importante sobre a influência da Virtude-AG.
Lista de aves registradas em Monte Alegre do Sul – Wikiaves, janeiro de 2013. 260 espécies.