Fotografe+
Para aumentar suas chances de ver e fotografar
- As aves, como os outros animais, são mais ativas perto do nascer e do pôr-do-sol. O que você vê entre 6h e 10h não se compara ao resto do dia. Geralmente a manhã é mais produtiva do que a tarde.
- Treine o máximo que puder e aprenda os recursos da sua câmera.
- Se você estiver em silêncio, caminhando devagar e concentrado em ver as aves terá mais chances do que se estiver papeando com o colega.
- Geralmente as pessoas que gostam das aves são bacanas e agradáveis, e sempre há muito o que conversar e aprender. Mas é um fato: quanto mais gente, menos foto.
- Fotografe em comedouros e bebedouros. É bom para treinar e rende fotos bonitas.
- Contrate bons guias, vale a pena.
- Localizar visualmente uma ave, e depois conseguir localizá-la na câmera, principalmente nas compactas é uma questão de treino. Não desanime, é só uma questão de treino.[/accordion]
Técnicas de aproximação
- Movimentos bruscos afugentam as aves. Tente se mover devagar.
- Se a ave parece alarmada, pare. Só ande quando ela voltar a ficar tranqüila.
- Durante a aproximação, vá fotografando sempre que parar. Serve para a ave se acostumar ao som, e também para garantir algumas imagens.
- Se a ave está cantando, aproxime-se enquanto ela estiver cantando, pare quando ela silenciar.
- Dica de um ex-caçador: aproxime-se de cabeça baixa, não deixe a ave ver o branco dos olhos. Geralmente faço uma variação dessa dica, que é a de me aproximar com a câmera na frente do rosto. Pode parecer estranho, mas tem funcionado.
- Se estiver em grupo, por uma questão de companheirismo, o que costuma-se fazer é: todos fotografam. A ave continua lá? “Vamos dar mais alguns passos?”, e todos se aproximam um pouco mais. Se as pessoas estão fotografando, não se mova sozinho sem perguntar se pode, você pode afugentar a ave e acabar com a alegria de todos.
- Dica do Arthur Morris: rasteje lentamente. Essa eu nunca tive coragem de fazer. O Cris decidiu testar uma vez na Patagônia, funciona mesmo, conseguiu uma boa aproximação dos flamingos. (Em compensação, pegou um carrapato na barriga). Para mamíferos é o contrário: já tivemos situações em que de pé eles estão parados, se você se abaixa eles fogem. Dizem que é porque se abaixar é sinal de que você vai dar o bote, como uma onça.
- Blinds portáteis: uma pequena barraca de camping, camuflada, com uma pequena fresta para você fotografar. Também nunca tive coragem. O calor e os pernilongos me inibem.
- Fotografar de dentro do carro: várias aves permitem que de carro, você se aproxime a uma distância que a pé elas não deixariam. Há vários artefatos profissionais para firmar uma câmera DSLR, mas eu uso um bean-bag simples: um saco de canjica de 2,5kg. Nessas situações, sempre puxe o retrovisor, para aumentar seu ângulo de fotos.
Para quem está começando