Destino favorito: Jacutinga – MG, mar/12. Por Geiser Trivelato.
Por que vale a pena: Jacutinga possui vários fragmentos de Mata Atlântica e mata ciliar e uma lista de mais de 300 espécies. Geiser Trivelato mora na cidade e faz o levantamento de aves e outras espécies de fauna há mais de 15 anos. Jacutinga fica a menos de 100 km de Campinas, perto de Águas de Lindóia.

Coruja-orelhuda (Asio clamator) Striped Owl (Juvenil)
Texto e fotos: Geiser Trivelato.
Geiser Trivelato é fotógrafo de natureza e guia de birdwatching. Dedica-se à fotografia de natureza há mais de 11 anos, e já teve fotos publicadas na National Geographic, Terra da Gente e Atualidades Ornitológicas.
As fotos desta galeria são de espécies presentes em Jacutinga, mas nem todas as fotos foram feitas na cidade. O trabalho do Geiser em Jacutinga é principalmente de mapeamento dos pontos. Quando guia, o foco é guiar o cliente, muitas vezes nem leva a câmera.
Informações enviadas em março de 2012.
Quadro resumo: Jacutinga – MG
Indicação de passeio escrito por Geiser Trivelato com base em centenas de passeios ao longo de 15 anos.
- Destaques: estalador, soldadinho, fura-barreira, ariramba-de-cauda-ruiva.
- Nível de dificuldade: fácil. Cidade com boa estrutura, estradas boas, pontos próximos um do outro. O passeio às margens do rio Mogi é um pouco mais cansativo porque às vezes a trilha fica estreita, mas é sempre em terreno plano.
- Infraestrutura do local: boa. Boas estradas, fácil de chegar (tanto de carro, como de ônibus), há opções de hotéis e restaurantes. Para quem viaja com a família, há opções de compras de malhas ou passeios em parques aquáticos.
- Oportunidades fotográficas: boas e às vezes muito boas. Quem conhece a Mata Atlântica vai atrás principalmente do estalador e fura-barreira, duas espécies incomuns em outras regiões. Apesar da região não ter grandes áreas preservadas, sempre aparecem aves diferentes, em geral em terrenos abertos e com boa luz.
- Como chegar: a viação que serve Jacutinga é o Expresso Gardênia. De São Paulo, saem ônibus pela manhã, no início e no fim da tarde, 3h de viagem. De Campinas há ônibus com frequência. De carro, São Paulo – Jacutinga são 2h30.
- Guia ornitológico: Geiser Trivelato (Guia de observadores de aves e fauna na Mata-atlântica, Cerrado e Pantanal). Mora em Jacutinga. www.geisertrivelato.webs.com.
- Logística: Jacutinga tem opções de hotéis e restaurantes, e fica muito perto de cidades do circuito das águas, com várias estâncias hidrominerais. Para ver indicações de hotéis e restaurantes, acesse o site do Geiser:
http://geisertrivelato.webs.com/jacutinga.htm
Jacutinga esta localizada no Sul de Minas Gerais, bem na divisa com o Estado de SP, a menos de 100 km de Campinas e a 200 km de São Paulo capital. Seu território é cortato pela Bacia do Rio Mogi-Guaçu e pela Serra da Mantiqueira. Sua altitude varia de 800 metros nas margens do Rio Mogi e de 1.300 a 1.800 nas Serras como a do Alto Alegre e as Pedra da Ventania e a Pedra Branca respectivamente localizadas nas cidades vizinhas de Ouro-Fino (MG) e Santa Rita de Caldas (MG).
A vegetação predominante é a Mata Atlântica com vários fragmentos principalmente nas encostas das serras, já durante todo o curso do Rio Mogi-Guaçu temos uma mata ciliar até certo ponto bem preservada e contínua, onde predomina a mata-semidecídua de planalto (caracterizada pela perda das folhas no outono/inverno e pela exuberância na primavera verão). Logo ao lado da mata-ciliar do Rio Mogi-Guaçu nas áreas planas surgem áreas abertas sujeitas as inundações no verão e que chamo de várzeas ou brejos. Áreas de pastagens e antrópicas também são frequentes na região, por ainda ter a atividade de criação de gado de leite e para produção de queijos. Plantações mais comuns são do café, da cana-de-açúcar e eucaliptos. As matas secas estão nas áreas mais altas e longe de cursos d’água, já as matas úmidas com muitas bromélias e palmitos-jussara nas baixadas e geralmente mais próximas dos rios, uma ou outra árvore de cerrado e cerradão (o que mostra que Jacutinga antigamente era área de transição da Mata Atlântica para o Cerrado) e ainda existe uma vegetação de mata mais baixa e típica de áreas de altitude que podem ser encontradas nos topos das áreas mais elevadas.
A fauna é minha principal área de interesse e já há mais de 15 anos venho catalogando tudo que encontro em Jacutinga e região.
Mamíferos que têm ocorrência confirmadas são: onça-parda, lobo-guará, mão-pelada, gato-do-mato-pequeno, gato-mourisco, irara, lontra, capivara, paca, tatu-peba, tatu-galinha, cachorro-do-mato, quati, macaco-prego, saúa, sagui-da-serra-escuro (ameaçado), gambás, cuícas, ouriço-cacheiro, veado-catingueiro, tapiti entre outros.
Répteis são caracterizados pela presença de lagartos-teiús, cágados, lagartinhos das rochas (Tropidurus sp), e serpentes como caninana, cascavel, urutu, jararacas, corais e muitas outras.
Já as aves são um capítulo a parte. Já registrei somente dentro dos limites de Jacutinga, 308 espécies até o momento. Se somarmos as áreas dos municípios vizinhos a Jacutinga (Ouro Fino, Santa Rita de Caldas, Andradas, Bueno Brandão, Monte Sião, Inconfidentes, Caldas em MG, e Itapira, Lindóia, Águas de Lindóia, Socorro, Amparo, Espirito Santo do Pinhal, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Mogi-Mirim e Mogi-Guaçu em SP) este número sobe para mais de 380 espécies já registradas. Como destaques da região cito:
Soldadinho (Antilophia galeata), Fura-barreira (Hylocriptus rectirostris), Tico-tico-de-bico-amarelo (Arremon flavirostris), Corócoró (Mesembrinibis cayenensis), Gavião-pernilongo (Geranospiza caerulescens), Falcão-relógio (Micrastur semitorquatus), Periquito-rei (Aratinga aurea), Coruja-orelhuda (Asio clamator), Bacurau-tesoura (Hydropsalis torquata), Bico-reto-de-banda-branca (Heliomaster squamosus), Ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda), Pica-pau-rei (Campephilus robustus), Borralhara (Makenziaena severa), Pi-puí (Synallaxis cinerascens), Arredio-do-rio (Cranioleuca vulpina), Cochicho (Anumbius anumbi), Barranqueiro-de-olho-branco (Automolus leucophthalmus), Estalador (Corythopis delalandi), Olho-falso (Hemitriccus diops), Tachuri-campainha (Hemitriccus nidipendulus), Marianinha-amarela (Capsiempis flaveola), Guaracava-de-crista-alaranjada (Myiopagis viridicata), João-pobre (Serpophaga nigricans), Bentevizinho-do-brejo (Philohydor lictor), Maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado (Myiarchus tyrannulus), Pavó (Pyrodeurs scutatus), Rei-dos-tangarás (Híbrido entre Tangará e Soldadinho), Vite-vite-de-olho-cinza (Hylophilus amaurocephalus), Andorinha-morena (Alopochelidon fucata), Sabiá-ferreiro (Turdus subalaris), Bico-de-veludo (Schistochlamys ruficapillus), Saíra-de-chapéu-preto (Nemosia pileata), Saí-canário (Thlypopsis sordida), Pipira-vermelha (Ramphocelus carbo), Saíra-douradinha (Tangara cyanoventris), Sanhaçu-de-fogo (Piranga flava), Sanhaçu-frade (Stephanophorus diadematus), Quete (Poospiza lateralis), Canário-rasteiro (Sicalis citrina), Sabiá-do-banhado (Embernagra platensis), Tico-tico-do-mato (Arremon semitorquatus), Tico-tico-rei (Lanio cucullatus), Pula-pula-de-barriga-branca (Basileuterus hypoleucus), Pula-pula-amarelo (Basileuterus flaveolus), Caboclinho-de-barriga-vermelha (Sporophila hypoxantha), Caboclinho-de-barriga-preta (Sporophila melanogaster), Caboclinho-de-chapéu-cinzento (Sporophila cinnamomea).
O clima de Jacutinga é ameno, variando de 18º a 22º graus durante a maior parte do ano, com uma estação chuvosa de outubro à março e outra seca de abril a setembro.
Cada estação tem atrações diferentes, mas dezembro a fevereiro é menos recomendado para um primeiro passeio, pelo risco de pegar chuvas, e por ser uma época mais quente e com mais insetos.
Jacutinga esta localizada no Circuito das Águas e no Circuito das Malhas. A cidade é considerada a Capital Nacional das Malhas e Tricô tendo uma população de 22.000 habitantes e cerca de 1000 malharias funcionando, é responsável por 25% da produção nacional de malhas. Também é Estância Hidromineral, tendo diversas fontes, inclusive com engarrafamento e venda no mercado de marcas como Bonafont (Danone), Serra de Minas e Água Jacutinga.
1-Inhambú-guaçu (Crypturellus obsoletus)
2-Inhambú-chororó (Crypturellus parvirostris)
3-Inhambú-chintã (Crypturellus tataupa)
4-Codorna-amarela (Nothura maculosa)
5-Irerê (Dendrocygna viduata)
6-Pato-do-mato (Cairina moschata)
7-Marreca-ananaí (Amazonetta brasiliensis)
8-Jacuguaçu (Penelope obscura)
9-Mergulhão-pompom ou mergulhão-pequeno (Tachybaptus dominicus)
10-Mergulhão-caçador (Podilymbus podiceps)
11-Biguá ou biguá-una (Phalacrocorax brasilianus)
12-Biguatinga ou anhinga (Anhinga anhinga)
13-Socó-boi-ferrugem (Tigrisoma lineatum)
14-Garça-dorminhoca ou socó-dorminhoco (Nycticorax nycticorax)
15-Socozinho (Butorides striatus)
16-Garça-vaqueira ou garça-boiadeira (Bubulcus ibis)
17-Socó-grande,baguari ou garça-moura (Ardea cocoi)
18-Garça-branca-grande (Ardea alba)
19-Maria-faceira (Syrigma sibilatrix)
20-Garça-real (Pilherodius pileatus)
21-Garça-branca-pequena ou garcinha-branca (Egretta thula)
22-Corócoró (Mesembrinibis cayennensis)
23-Curicaca-comum (Theristicus caudatus)
24-Colhereiro (Platalea ajaja)
25-Cabeça-seca (Mycteria americana)
26- Tuiuiú (Jabiru mycteria)
27-Urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura)
28-Urubu-preto (Coragyps atratus)
29-Urubu-rei (Sarcoramphus papa)
30-Gavião-de-cabeça-cinza (Leptodon cayanensis)
31-Gavião-peneireiro ou gavião-peneira (Elanus leucurus)
32-Gavião-sauveiro ou sovi (Ictinia plumbea)
33-Gavião-do-banhado (Circus buffoni)
34-Gavião-miudinho (Accipiter superciliosus)
35-Gavião-pernilongo (Geranospiza caerulescens)
36-Gavião-caboclo (Heterospizias meridionalis)
37-Águia-cinzenta (Urubitinga coronata)
38-Gavião-carijó (Rupornis magnirostris)
39-Gavião-de-rabo-branco (Geranoaetus albicaudatus)
40-Gavião-de-cauda-curta (Buteo brachyurus)
41-Falcão-relógio (Micrastur semitorquatus)
42-Carcará ou caracará (Caracara plancus)
43-Gavião-carrapateiro ou pinhé (Milvago chimachima)
44-Acauã (Herpetotheres cachinnans)
45-Quiriquiri (Falco sparverius)
46-Falcão-de-coleira (Falco femoralis)
47-Saracura-três-potes (Aramides cajanea)
48-Saracura-do-brejo ou Saracura-da-mata (Aramides saracura)
49-Sanã-parda (Laterallus melanophaius)
50-Sanã-carijó (Porzana albicollis)
51-Saracura-preta (Pardirallus nigricans)
52-Frango-d`água-comum (Gallinula chloropus)
53-Frango-d`água-azul (Porphyrio martinica)
54-Seriema (Cariama cristata)
55-Quero-quero (Vanellus chilensis)
56-Narceja-comum (Gallinago paraguaiae)
57-Narcejão (Gallinago undulata)
58-Maçarico-solitário (Tringa solitária)
59-Jaçanã ou cafézinho (Jacana jacana)
60-Rolinha-comum ou rolinha-caldo-de-feijão (Columbina talpacoti)
61-Fogo-apagou (Columbina squammata)
62-Pararu-azul (Claravis pretiosa)
63-Pombo-comum (Columba livia)
64-Pomba-asa-branca (Patagioenas picazuro)
65-Pomba-galega (Patagioenas cayennensis)
66-Avoante (Zenaida auriculata)
67-Juriti-pupu (Leptotila verreauxi)
68-Juriti-gemedeira (Leptotila rufaxilla)
69-Aratinga-de-bando, Araguari ou Periquitão-maracanã (Aratinga leucophthalma)
70-Jandaia-estrela ou periquito-rei (Aratinga aurea)
71-Tuim-de-asa-azul (Forpus xanthopterygius)
72-Periquito-de-asa-amarela (Brotogeris chiriri)
73-Maitaca-verde ou maitaca-bronzeada (Pionus maximiliani)
74-Alma-de-gato (Piaya cayana)
75-Anu-preto (Crotophaga ani)
76-Anu-branco (Guira guira)
77-Saci-do-campo, Peixe-frito ou Sem-fim (Tapera naevia)
78-Papa-lagarta-acanelado (Coccyzus melacoryphus)
79-Suindara ou coruja-das-torres (Tyto alba)
80-Corujinha-da-mata ou corujinha-de-orelhas (Megascops choliba)
81-Murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana)
82-Corujão-Jacurutu (Bubo virginianus)
83-Coruja-buraqueira ou coruja-do-campo (Athene cunicularia)
84-Mocho-orelhudo (Asio clamator)
85-Mocho-diabo (Asio stygius)
86-Coruja-listrada (Strix hylophila)
87-Urutau-comum (Nyctibius griseus)
88-Tuju ou Curiango-coleira (Lurocalis semitorquatus)
89-Corucão (Chordeiles nacunda)
90-Curiango-comum (Hydropsalis albicollis)
91-João-corta-pau (Antostromus rufus)
92-Bacurau-da-telha (Hydropsalis longirostris)
93-Bacurau-chintã (Hydropsalis parvula)
94-Bacurau-tesoura (Hydropsalis torquata)
95-Bacurau-ocelado (Nyctiphrynus ocellatus)
96-Andorinhão-de-coleira-branca (Streptoprocne zonaris)
97-Andorinhão-do-temporal (Chaetura meridionalis)
98-Beija-flor-de-rabo-branco ou Limpa-casa (Phaethornis pretrei)
99-Rabo-branco-de-garganta-rajada (Phaethornis eurynome)
100-Beija-flor-tesourão (Eupetomena macroura)
101-Beija-flor-preto e branco (Florisuga fusca)
102-Beija-flor-de-canto ou Beija-flor-de-orelha-violeta (Colibri serrirostris)
103-Beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax nigricollis)
104-Esmeralda-de-bico-vermelho (Chlorostilbon lucidus)
105-Beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania glaucopis)
106-Beija-flor-de-papo-branco (Leucochloris albicollis)
107-Beija-flor-de-peito-azul (Amazilia lactea)
108-Beija-flor-de-banda-branca (Amazilia versicolor)
109-Beija-flor-de-bochecha-azul ou Beija-flor-fada (Heliothryx auritus)
110-Bico-reto-de-banda-branca ou Bico-reto-verde(Heliomaster squamosus)
111-Estrelinha-ametista ou Besourinho-ametista (Calliphlox amethystina)
112-Martim-pescador-grande ou Martim-pescador-matraca (Ceryle torquatus)
113-Martim-pescador-verde (Chloroceryle amazona)
114-Martim-pescador-anão (Chloroceryle aenea)
115-Martim-pescador-pequeno (Chloroceryle americana)
116-Juruva-verde (Baryphthengus ruficapillus)
117-Ariramba-de-cauda-ruiva ou ariramba-da-mata (Galbula ruficauda)
118-João-bobo (Nystalus chacuru)
119-João-barbudo ou barbudo-rajado (Malacoptila striata)
120-Tucanuçu (Ramphastos toco)
121-Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus)
122-Pica-pau-anão-barrado (Picumnus cirratus)
123-Pica-pau-branco ou birro (Melanerpes candidus)
124-Pica-pau-pequeno (Veniliornis passerinus)
125-Picapauzinho-verde-carijó (Veniliornis spilogaster)
126-Pica-pau-carijó (Colaptes melanochloros)
127-Pica-pau-do-campo ou Chã-chã (Colaptes campestris)
128-Pica-pau-João-velho (Celeus flavescens)
129-Pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus)
130-Pica-pau-rei (Campephilus robustus)
131-Borralhara-preta (Mackenziaena severa)
132-Borralhara-assobiadora (Mackenziaena leachii)
133-Choca-barrada (Thamnophilus doliatus)
134-Choca-da-mata (Thamnophilus caerulescens)
135-Choca-de-chapéu-vermelho (Thamnophilus ruficapillus)
136-Choquinha-lisa (Dysithamnus mentalis)
137-Olho-de-fogo-do-sul ou Papa-taoca do sul (Pyriglena leucoptera)
138-Chocão-carijó (Hypoedaleus guttatus)
139-Chorózinho-de-asa-vermelha (Herpsilochmus rufimarginatus)
140-Chupa-dente-marrom (Conophaga lineata)
141-Vira-folha (Sclerurus scansor)
142-Arapaçu-verde (Sittasomus griseicapillus)
143-Arapaçu-de-garganta-branca (Xiphocolaptes albicollis)
144-Arapaçu-rajado (Xiphorhynchus fuscus)
145-Arapaçu-do-cerrado (Lepidocolaptes angustirostris)
146-Casaca-de-couro-da-lama (Furnarius figulus)
147-João-de-barro (Furnarius rufus)
148-Pichororé (Synallaxis ruficapilla)
149-Pi-puí (Synallaxis cinerascens)
150-Petrim (Synallaxis frontalis)
151-João-teneném ou Bentererê (Synallaxis spixi)
152-Uí-pi (Synallaxis albescens)
153-Arredio-pálido (Cranioleuca pallida)
154-Arredio-do-rio (Cranioleuca vulpina)
155-Curutié ou João-do-brejo (Certhiaxis cinnamomeus)
156-João-botina-do-brejo (Phacellodomus ferrugineigula)
157-Cochicho (Anumbius anumbi)
158- Limpa-folha-de-testa-baia (Philydor rufum)
159- Trepador-quiete (Syndactyla rufosuperciliata)
160-Barranqueiro-de-olho-branco (Automolus leucophthalmus)
161-Fura-barreira (Hylocryptus rectirostris)
162-João-do-riacho ou João-porca (Lochmias nematura)
163-Bico-virado-carijó (Xenops rutilans)
164-Abre-asa-de-cabeça-cinza (Mionectes rufiventris)
165-Cabeçudo (Leptopogon amaurocephalus)
166-Estalador (Corythopis delalandi)
167-Tiririzinho-do-mato (Hemitriccus orbitatus)
168-Olho-falso (Hemitriccus diops)
169-Tachuri-campainha (Hemitriccus nidipendulus)
170-Miudinho (Myiornis auricularis)
171-Ferreirinho-de-cara-canela ou tororó (Poecilotriccus plumbeiceps)
172-Teque-teque (Todirostrum poliocephalum)
173-Ferreirinho-relógio (Todirostrum cinereum)
174-Marianinha-amarela (Capsiempis flaveola)
175-Piolhinho (Phyllomyias fasciatus)
176-Borboletinha-do-mato (Phylloscartes ventralis)
177-Guaracava-cinzenta (Myiopagis caniceps)
178-Guaracava-de-crista-alaranjada (Myiopagis viridicata)
179-Guaracava-de-barriga-amarela (Elaenia flavogaster)
180-Guaracava-grande (Elaenia spectabilis)
181-Tucão (Elaenia obscura)
182-Guaracava-de-bico-curto (Elaenia parvirostris)
183-Risadinha (Camptostoma obsoletum)
184-Alegrinho-do-leste (Serpophaga subcristata)
185-João-pobre (Serpophaga nigricans)
186-Bico-chato-de-orelha-preta (Tolmomyias sulphurescens)
187-Patinho (Platyrinchus mystaceus)
188-Filipe (Myiophobus fasciatus)
189-Gibão-de-couro ou birro (Hirundinea ferruginea)
190-Enferrujado (Lathrotriccus euleri)
191-Príncipe ou verão (Pyrocephalus rubinus)
192-Maria-preta-de-topete (Knipolegus lophotes)
193-Maria-preta-de-bico-azulado (Knipolegus cyanirostris)
194-Suiriri-pequeno ou suiririzinho-amarelo (Satrapa icterophrys)
195-Primavera (Xolmis cinereus)
196-Maria-branca ou noivinha-branca (Xolmis velatus)
197-Tesourinha-do-brejo (Gubernetes yetapa)
198-Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta)
199-Freirinha ou lavadeira-de-cabeça-branca (Arundinicola leucocephala)
200-Viúva ou viuvinha (Colonia colonus)
201-Suiriri-cavaleiro (Machetornis rixosa)
202-Bentevizinho-de-penacho-vermelho (Myiozetetes similis)
203-Bentevi-verdadeiro (Pitangus sulphuratus)
204-Bentevizinho-do-brejo (Philohydor lictor)
205-Bentevi-rajado (Myiodinastes maculatus)
206-Bentevi-pirata (Legatus leucophaius)
207-Nei-nei ou Bentevi-de-bico-chato (Megarynchus pitangua)
208-Peitica (Empidonomus varius)
209-Suiriri-comum (Tyrannus melancholicus)
210-Suiriri-de-garganta-branca (Tyrannus albogularis)
211-Tesourinha-do-campo (Tyrannus savana)
212-Maria-Irrê (Myiarchus swainsoni)
213-Maria-cavaleira (Myiarchus ferox)
214-Maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado (Myiarchus tyrannulus)
215-Pavó ou Pavão-do-mato (Pyroderus scutatus)
216-Soldadinho ou tangará-chifrudo (Antilophia galeata)
217-Tangará-dançarino (Chiroxiphia caudata)
218- Rei-dos-tangarás – Híbrido entre Antilophia galeata x Chiroxiphia caudata
219-Caneleiro-preto (Pachyramphus polychopterus)
220-Caneleiro-de-chapéu-preto (Pachyramphus validus)
221-Caneleiro (Pachyramphus castaneus)
222-Anambé-branco-de-rabo-preto (Tityra cayana)
223-Pitiguari (Cyclarhis gujanensis)
224-Juruviara-oliva (Vireo olivaceus)
225- Vite-vite-de-olho-cinza (Hylophilus amaurocephalus)
226-Gralha-do-cerrado ou gralha-de-topete (Cyanocorax cristatellus)
227-Andorinha-de-sobre-branco (Tachycineta leucorrhoa)
228-Taperá ou andorinha-do-campo (Progne tapera)
229-Andorinha-grande (Progne chalybea)
230-Andorinha-de-casa ou andorinha-azul e branca (Pygochelidon cyanoleuca)
231-Andorinha-morena (Alopochelidon fucata)
232-Andorinha-serradora (Stelgidopteryx ruficollis)
233-Andorinha-do-rio (Tachycineta albiventer)
234-Corruíra-de-casa (Troglodytes musculus)
235-Japacanim ou assobia-cachorro (Donacobius atricapilla)
236-Sabiá-ferreiro (Turdus subalaris)
237-Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris)
238-Sabiá-barranco, Sabiá-pardão ou sabiá-de-cabeça-cinza (Turdus leucomelas)
239-Sabiá-poca (Turdus amaurochalinus)
240-Sabiá-coleira (Turdus albicollis)
241-Arrebita-rabo ou sabiá-do-campo (Mimus saturninus)
242-Caminheiro-zumbidor (Anthus lutescens)
243-Cambacica (Coereba flaveola)
244-Tiê-bico-de-veludo (Schistochlamys ruficapillus)
245-Saíra-de-chapéu-preto (Nemosia pileata)
246-Saíra-canário, canarinho-bravo (Thlypopsis sordida)
247-Tiê-de-topete (Trichothraupis melanops)
248-Saíra-ferrugem ou Saíra-da-mata (Hemithraupis ruficapilla)
249-Sanhaço-de-fogo ou mãe-de-sol (Piranga flava)
250-Tiê-do-mato-grosso (Habia rubica)
251-Gurundi ou tiê-preto (Tachyphonus coronatus)
252-Pipira-vermelha ou Bico-de-prata (Ramphocelus carbo)
253-Sanhaço-cinzento ou sanhaço-comum (Tangara sayaca)
254-Sanhaço-do-coqueiro (Tangara palmarum)
255-Saíra-viúva (Pipraeidea melanonota)
256-Saíra-cabocla ou saíra-amarela (Tangara cayana)
257-Saíra-douradinha (Tangara cyanoventris)
258-Saí-andorinha (Tersina viridis)
259-Saí-azul (Dacnis cayana)
260-Figuinha-bicuda ou figuinha-de-rabo-castanho (Conirostrum speciosum)
261-Tico-tico-verdadeiro (Zonotrichia capensis)
262-Tico-tico-do-campo ou perdizinha-do-campo (Ammodramus humeralis)
263-Canário-da-terra (Sicalis flaveola)
264-Canário-tipío (Sicalis luteola)
265-Canário-rasteiro (Sicalis citrina)
266-Tibirro-do-campo ou canário-do-campo (Emberizoides herbicola)
267-Sabiá-do-banhado ou tibirro-do-pampa (Embernagra platensis)
268-Tico-tico-do-banhado (Donacospiza albifrons)
269-Tico-tico-do-mato-de-bico-amarelo (Arremon flavirostris)
270-Tico-tico-do-mato (Arremon semitorquatus)
271-Tisiu (Volatinia jacarina)
273-Bigodinho (Sporophila lineola)
274-Papa-capim-capuchinho ou papa-capim-de-cabeça-preta (Sporophila nigricollis)
275-Papa-capim-de-costas-cinzas (Sporophila ardesiaca)
276-Coleirinha ou papa-capim-comum (Sporophila caerulescens)
277-Coleiro-do-brejo (Sporophila collaris)
278-Patativa-boiadeira ou patativa-chorona (Sporophila leucoptera)
279-Patativa (Sporophila plumbea)
280-Caboclinho-paulista ou fradinho (Sporophila bouvreuil pileata)
281-Caboclinho-de-barriga-vermelha (Sporophila hypoxantha)
282-Caboclinho-de-chapéu-cinzento (Sporophila cinnamomea)
283-Caboclinho-de-barriga-preta (Sporophila melanogaster)
284-Cigarrinha-do-coqueiro (Tiaris fuliginosus)
285-Tico-tico-rei-cinza ou Abre-e-fecha (Lanio pileatus)
286-Tico-tico-rei-vermelho ou tico-tico-fogo (Lanio cucullatus)
288-Pimentão (Saltator fuliginosus)
290-Mariquita-do-sul (Parula pitiayumi)
291-Pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis)
292-Pula-pula-de-barriga-branca (Basileuterus hypoleucus)
293-Canário-do-mato ou Pula-pula-amarelo (Basileuterus flaveolus)
294-Pula-pula-assobiador (Basileuterus leucoblepharus)
295-Japu-preto (Psaracolius decumanus)
296-Encontro ou melro (Icterus pyrrhopterus)
297-Pássaro-preto (Gnorimopsar chopi)
298-Garibaldi ou soldadinho-do-brejo (Chrysomus ruficapillus)
299-Dragão-do-brejo ou pintassilgo-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro)
300-Chupim ou chopim-gaudério (Molothrus bonariensis)
301-Polícia-inglesa-do-sul (Sturnella superciliaris)
302-Pintassilgo-de-cabeça-preta (Sporagra magellanica)
303-Gaturamo-fifi ou Puvi (Euphonia chlorotica)
304-Gaturamo-verdadeiro (Euphonia violacea)
305-Gaturamo-rei (Euphonia cyanocephala)
306-Gaturamo-bandeirinha ou bonito-do-campo (Chlorophonia cyanea)
307-Bico-de-lacre-comum (Estrilda astrild)
308-Pardal (Passer domesticus)