WordPress database error: [Table './virtu167_wrdp1/wp_supsystic_ss_views' is marked as crashed and should be repaired]
INSERT INTO wp_supsystic_ss_views (project_id, post_id) VALUES (1, 22135)

Poucas famílias de aves são mais incompreendidas do que Apodidae. São pequenas aves, na maioria das vezes escuras, meio andorinha meio morcego, sempre voando ou penduradas nas cachoeiras e cavernas, prestes a levarem um banho, e praticamente impossíveis de se identificar no campo: os andorinhões ou taperuçus.

Taperuçu-de-coleira-branca (Streptoprocne zonaris) White-collared Swift

 

  • Texto: Renata Biancalana
  • Fotos: Renata Biancalana (a maioria), e duas de Claudia Komesu

Essas aves não são tão coloridas, não estão a poucos metros das câmeras. Estudá-las é ainda mais difícil, pois pouco se sabe de sua biologia reprodutiva, de seus hábitos, por onde andam fora de seus ninhos, o que comem. Um exemplo é que somente após 165 anos soube-se para onde migram os Black Swifts (Cypseloides niger) dos Estados Unidos nos meses de inverno, o que só foi possível através de muita tecnologia e anos de estudo da espécie.

No Brasil, a família Apodidae possui 18 espécies registradas, distribuídas desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul. Muitas das cachoeiras das “andorinhas” espalhadas por ai na verdade são ocupadas por andorinhões, que constroem seus ninhos e ficam pendurados durante o dia. Com facilidade identificamos apenas algumas espécies quando estão paradas ou voando, como Cypseloides senex e Streptoprocne zonaris. Suas patas são adaptadas para que consigam ficar em posição vertical nos paredões rochosos, com garras curvadas e possuem asas longas, ideais para seus hábitos essencialmente aéreos.

Algumas cachoeiras espalhadas pelo Brasil em que se pode observar os andorinhões:

  • Cachoeira Casca d’Anta – Parque Nacional da Serra da Canastra – MG
  • Cânion das Andorinhas – Parque Nacional Serra da Capivara – PI
  • Cachoeira da Fumaça – Jalapão – TO
  • Cachoeira do Rio Preto– Parque Nacional Chapada dos Veadeiros – GO
  • Cataratas do Iguaçu – Parque Nacional do Iguaçu – PR

Na próxima visita a uma cachoeira dê uma olhada para o céu e descubra aves muito especiais.