SERRA DA CANASTRA GANHA GUIA DE AVES ILUSTRADO

  • Texto, ilustrações, imagens de divulgação: Alessandro Abdala

Comentário de Claudia Komesu, editora do Virtude-AG: esse miniguia feito pelo Alessandro é um dos materiais mais legais que eu já vi, ainda mais por ser algo da natureza brasileira. Além de muito bem feito, considerei genial a ideia de agrupar os bichos pelo tipo de ambiente, em vez da tradicional ordem por famílias, que os guias de campo seguem. O Alessandro é alguém que faz parte da história do Virtude-AG desde o começo do site, foi ele que criou o logo, e de vez em quando ele me ajuda em algum trabalho, fazendo tudo sempre com toda boa vontade do mundo.

Alessandro também é o autor de um livro muito bem feito sobre a Serra da Canastra, uma obra única, que une amor pela natureza ao amor pela região e pela história da Canastra, recomendo bastante, vou postar o link para o post no final deste texto.

Com mais de 400 espécies de aves e uma considerável área de Cerrado preservado, o Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos principais hotspots para observação de aves do país e se constitui em um verdadeiro refúgio de vida selvagem no Cerrado.

Todos os anos pessoas do Brasil e exterior visitam a Canastra em busca de vivências culturais, cenários amplos e cachoeiras, contato com a natureza e para a prática de observação de vida selvagem, principalmente o birdwatching (observação de aves).

Agora, os praticantes da observação de aves podem contar com uma excelente ferramenta para auxiliar na identificação das espécies da Canastra.

O fotógrafo Alessandro Abdala acaba de lançar um guia de aves exclusivo para a Serra da Canastra. Em formato de bolso (20x11cm) o Guia de Aves da Serra da Canastra, contém 88 espécies de aves representativas da Serra da Canastra agrupadas de acordo com o ambiente onde é mais provável encontrá-las.

O guia informa os nomes populares, científico e em inglês de cada espécie e além das aves mais comuns, retrata espécies raras e ameaçadas de extinção, como o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), o galito (Alectrurus tricolor) e a águia-cinzenta (Urubitinga coronata).

Abdala, além da produção e edição das fotografias, é responsável pelas ilustrações, textos e produção gráfica do guia, que também contém informações sobre história, cultura, gastronomia, fauna e flora da Canastra.

Chamam a atenção as ricas ilustrações de cada ambiente da canastra, como os campos naturais, o cerrado e os capões de mata, feitas pelo autor, que também é designer gráfico.

Natural de Sacramento MG, um dos municípios que compõem o Parque Nacional da Serra da Canastra, Alessandro atua há mais de dez anos como fotógrafo de natureza e guia birdwatching na região e é autor do livro “SERRA DA CANASTRA: Refúgio das Aves do Cerrado”, obra indicada ao Prêmio Jabuti de Economia Criativa – 2018.

O guia tem sido distribuído nas portarias do Parque Nacional e em hotéis e pousadas do entorno da Canastra. Exemplares podem ser adquiridos com o autor, através do e-mail fotos@alessandroabdala.com,  ao preço de R$ 20,00 + envio.  

Ações a favor da divulgação do birdwatching e da conservação da natureza (+)