Evento: Exposição “Diversidade – Reserva Ecológica Amadeu Botelho”, Jaú – SP, nov/13
Fotos de Paulo Guerra e Flávio Ubaid. (…) a RPPN Reserva Ecológica Amadeu Botelho, é um “oásis” em meio a tanto desmatamento e degradação do meio ambiente aqui em nossa cidade. A família proprietária preocupa-se em apoiar a pesquisa científica e a educação ambiental através da visitação dos alunos das escolas do município.
- Divulgação da exposição “Diversidade – Reserva Ecológica Amadeu Botelho”, em Jaú – SP
- Inaugurada dia 6 de novembro na Espaço União Livraria & Café em Jaú – SP
- Texto enviado por Paulo Guerra
- Fotos da exposição: Paulo Guerra e Flávio Ubaid. Fotos da abertura do evento: Julio Polli
Entrevista para a assessoria de imprensa da Livraria Espaço União
1- Como é o nome da exposição?
“Diversidade – Reserva Ecológica Amadeu Botelho”
2 – De quem são as fotos?
São fotos minhas e de Flávio Ubaid.
3 – Quantas fotos e o tamanho delas?
Serão 30 fotos no tamanho 20×30
4 – Onde foram tiradas?
Em sua maioria absoluta na Reserva Amadeu Botelho. Algumas fotos por uma questão de padrão, optou-se por inserir de um local diferente. Mas todas as espécies ocorrem na Mata do Amadeu ou seu entorno.
5 – Por que a escolha do tema?
Por entendermos que a RPPN Reserva Ecológica Amadeu Botelho, é um “oásis” em meio a tanto desmatamento e degradação do meio ambiente aqui em nossa cidade. Que a família proprietária preocupa-se em apoiar a pesquisa científica e a educação ambiental através da visitação dos alunos das escolas do município.
6 – Quando foram feitas essas fotos?
Foram realizadas de 2005 a 2013.
7 – São fotos de aves?
Fotos de aves, mamíferos, borboletas, insetos, anfíbios, répteis e uma pequena parcela da flora. Tentamos reunir fotos de espécies representativas que ocorrem na REAB.
8 – Qual a outra atração no dia da abertura da expo?
Além, da palavra inicial de abertura de Toni Carioba(Administrador da RPPN), teremos nesta noite uma apresentação musical com a cantora Bia Colleti e com a participação do músico/compositor Paulo Pin, que demonstrará a canção ‘Aves Encantadas’, sobre as aves que ocorrem em Jaú.
9 – Um breve histórico de Paulo Guerra (formação acadêmica, profissão/cargo, hobby)
Paulo Guerra, com licenciatura Plena em História e com Pós-Graduação em Gestão Educacional, Professor e Supervisor de Ensino. Desenvolvo atividades com ênfase em fotografia de natureza e participo de projetos de preservação e educação ambiental.
10 – Idem Flávio Ubaid
Flávio Ubaid é biólogo com Mestrado e concluindo Doutorado em Zoologia na UNESP de Botucatu. Desde 2004 faz pesquisa com aves, com experiência em aves do Cerrado, Pantanal, Amazônia e Mata Atlântica. Fotógrafo com livros e CDs publicados sobre a fauna do Brasil. Participa ativamente de projetos de preservação e educação ambiental.
11 – É a primeira vez que fazem um trabalho fotográfico juntos?
A parceria com o Flávio Ubaid surgiu devido ao nosso interesse em comum em relação ao meio ambiente, principalmente pelas aves. Realizamos diversas saídas a campo, do qual se destaca o registro de uma coruja rara chamada ‘caburé-acanelado’ em Avaré, sobre a avifauna de Dourado e com atenção especial as aves que ocorrem em Jaú(lista das aves de Jaú) e propriamente na Reserva Amadeu Botelho. Estamos juntos, também, no projeto: ‘JAÚ – SONS E IMAGENS DE UM RIO’ do Instituto Pró-Terra(“Aves Encantadas”).