Claudia Komesu – O Brasil dos Birdwatchers
Estes álbuns mostram muitas das minhas fotos favoritas feitas no Brasil (e uma no Uruguai), em cinco anos passarinhando. Na maioria das ocasiões eu estava acompanhada de um guia ornitológico – Geiser Trivelato, Rafael Fortes, Thiago Carneiro, Betinho, Cal Martins, Gustavo Magnago, Alejandro Olmos, Ana Rosa Cavalcante, Carlos Henrique, ou de camaradas que me levaram para passarinhar, como a Dina Bessa, o Márcio Toledo, o Zaga da Pousada da Fazenda, o Thomaz Raso, a Juliana Furlani, o Emerson Kaseker, o Luiz Ribenboim, o Wagner Nogueira e o time de Brasília (Tancredo Maia, Herbert Schubart, Bertrando Campos, Evando Lopes, Amaro Alves). Além da ajuda dos samaritanos do Wikiaves que sempre responderam quando pedi dicas e informações, e do apoio incondicional do meu marido, o Cristian Andrei – a todos eu agradeço muito, sem vocês eu não teria visto tantas belezas. Contratar um bom guia ou ter a companhia de pessoas experientes é algo que contribui bastante para ver mais aves e ter mais fotos bonitas. Mais informações sobre guias.
(Obviamente não estou concorrendo ao HD)
Pelo Brasil
- Pia-cobra (M), Jacutinga – MG, guiada pelo Geiser Trivelato (relato)
- Papa-moscas-do-campo, São Roque de Minas – MG, guiada pelo Geiser (relato)
- Brejo urbano (com um casal de japacanins) em Jacutinga – MG, guiada pelo Geiser (relato)
- Estrelinha-ametista (M) em Monte Alegre do Sul – MG nos bebedouros da Pousada da Fazenda (relato), que eu conheci graças ao Geiser.
- Beleza abstrata no entorno da Reserva Guainumbi em São Luís do Paraitinga – SP (relato)
- Besourinho-de-bico-vermelho (M) em Olímpia – SP na rua de trás do parque aquático (relato)
- Casal de saíras-militares atraídas por bananas na varada de uma casa em Ubatuba – SP (relato)
- Beija-flor-de-peito-azul em Brotas – SP, guiada pelo Carlos Henrique (relato)
- Beija-flor-de-gravata-verde em Nova Lima – MG, guiada pelo Wagner Nogueira (relato)
- Saíra-beija-flor em Aracruz – ES, guiada pelo Gustavo Magnago (relato)
- Na Serra do Japi, em Jundiaí – SP, na pousada Montanhas do Japi (relato)
- Juruva-verde em Bertioga – SP, guiados pelo Marcio Toledo e Rafael Fortes, hospedados pelo querido Toshiaki (relato)
- Gavião-bombachinha – filhote, no Parque Estadual de Intervales em Ribeirão Grande – SP, guiada pelo Betinho e Rafael Fortes (relato)
- Gavião-bombachinha no Parque Estadual de Intervales em Ribeirão Grande – SP, guiada pelo Betinho e Rafael Fortes (relato)
- Matracão (F) no Parque Estadual de Intervales em Ribeirão Grande – SP, guiada pelo Betinho e Rafael Fortes (relato)
- Pica-pau-do-parnaíba em Caseara – TP, guiada pelo Cal Martins (relato)
- São Roque de Minas – MG (camping privado), à espera do pato-mergulhão, guiada pelo Geiser Trivelato (relato)
- Bacurau em Poconé – MT, guiada pelo Geiser Trivelato (relato)
- Garça-da-mata em Caseara – TO, guiada pelo Cal Martins (relato)
- Guarás em Cubatão – SP (relato)
- Gaturamo-rei, macho e filhotona, em Campos do Jordão – SP (relato)
- Pica-pau-anão-barrado (F) em Ubatuba – SP, guiada pelo Rafael Fortes (relato)
- Tuins em Jacutinga – MG guiada pelo Geiser Trivelato (relato)
- Águia-pescadora em Caseara – TO, guiada pelo Cal Martins (relato)
- Gavião-do-banhado em Montevideo – Uruguai, guiada pelo Alejandro Olmos (não foi no Brasil mas coloquei porque é uma ave localmente comum no Brasil) (relato)
- Casal de gavião-real em Parauapebas – PA, guiada pelo Edson Endrigo (relato)
- Braboletas em Jacutinga – MG, passeio guiado pelo Geiser Trivelato (relato)
- Turbo nos arredores da Reserva Guainumbi em São Luís do Paraitinga – SP (relato)
- Arredores da Reserva Guainumbi em São Luís do Paraitinga – SP (relato)
- Minilouva-a-deus nos arredores da Reserva Guainumbi em São Luís do Paraitinga – SP (relato)
Campos do Jordão – SP
- Tesourinha-da-mata em pesqueiro na divisa com São Bento do Sapucaí, guiada pelo Rafael Fortes (relato)
- Surucuá-variado na estrada lateral ao horto, guiada pelo Rafael Fortes (relato)
- Saíra-douradinha no Parque das Cerejeiras, na avenida principal, perto dos Bombeiros (relato)
- Sálvia-beija-flor, flor que faz jus ao nome. No Amantikir (relato)
- Pica-pau-rei, arredores do horto, guiada pelo Thiago Carneiro (relato)
- Peito-pinhão, estrada para o Pico do Imbiri, guiada pelo Thiago Carneiro (relato)
- Pé-vermelho e garça-branca-pequena, beira de estrada perto do Residencial Jardim Véu da Noiva
- Estrada rural, da época em que eu e o Cris ainda não éramos birdwatchers, mas gostávamos de andar em estradas de terra
- Papagaio-de-peito-roxo, ex-luxo do quintal da casa dos pais do Cris no Residencial Jardim Véu da Noiva (relato)
- Tiriba-de-testa-vermelha no Amantikir
- Periquitão-maracanã em estrada rural, perto de um retiro budista
- Gavião-pega-macaco que o Thiago Carneiro fez pousar na nossa frente (relato)
- Pica-pau-rei, adulto e filhotão, no quintal da casa dos pais do Cris no Residencial Jardim Véu da Noiva
- Silhuetas de araucárias num fim de tarde no quintal da casa dos pais do Cris no Residencial Jardim Véu da Noiva
- Beija-flor-rubi (M) no quintal da casa dos pais do Cris no Residencial Jardim Véu da Noiva
- Beija-flor-de-topete (M) na Pousada Três Pinheiros, na época em que éramos bem-vindos. Guiada pelo Rafael Fortes (relato)
- Estrada rural
- Tesourinha no pesqueiro da tesourinha-da-mata, guiada pelo Rafael Fortes (relato)
- Besourinho no centro do mundo, nas flores do Amantikir
- Beija-flor-de-papo-branco no quintal da casa dos pais do Cris no Residencial Jardim Véu da Noiva
- Momento mágico com o gaturamo-rei (M) na estrada onde ficava o Gato Gordo (relato)
- Papagaio-de-peito-roxo, ex-luxo do quintal da casa dos pais do Cris no Residencial Jardim Véu da Noiva (relato)
- Grimpeirinho na estrada lateral ao horto, guiada pelo Rafael Fortes (relato)
- Gavião-carijó no quintal da casa dos pais do Cris no Residencial Jardim Véu da Noiva
- Saí-azul no Parque das Cerejeiras, guiada pelo Thiago Carneiro (relato)
- Ferreirinho-relógio no Amantikir (relato)
- Silhueta da morte no Residencial Jardim Véu da Noiva
- Caneleirinho-de-chapéu-preto, guiada pelo Rafael Fortes (relato)
- Outro dos ETs do Residencial Jardim Véu da Noiva
- Carrapateiro no quintal da casa dos pais do Cris no Residencial Jardim Véu da Noiva
Pantanal – MS e MT
Este álbum tem fotos de duas viagens: em 2008 para a Fazenda Pouso Alto, localizada na Nhecolândia – MS (relato). Ainda não éramos birdwatchers, não estávamos com guia ornitológico, mas nosso guia mateiro foi o excelente Jurandir. A outra viagem foi para a Transpantaneira em 2013, em Poconé MT, e tivemos como guia o incrível Geiser Trivelato (relato). “Fazenda Pouso Alto” refere-se a essa primeira viagem, os outros nomes são das pousadas da Transpantaneira na viagem de 2013.
- Um dos espetaculares fins de dia na Fazenda Pouso Alto.
- Gavião-carijó x arapaçu-do-campo na Piuval.
- Dona onça em Porto Jofre – MT
- Pavãozinho-do-pará na Piuval
- Araçari-castanho na pousada Rio Claro
- Picapauzinho-anão na Fazenda Pouso Alto
- Início do dia na Pouso Alegre
- Queixadas na Fazenda Pouso Alto
- Martim-pescador-grande nos rios da Santa Tereza
- Gralha-do-pantanal nos arredores do Araras Ecolodge
- João-de-barro no Araras Ecolodge
- Tamanduá-bandeira na Fazenda Pouso Alto
- Jacaré na viagem com o Geiser Trivelato
- Arapapá no caminho para Porto Jofre, na viagem com o Geiser Trivelato
- Socozinho na viagem com o Geiser Trivelato
- Periquito-de-encontro-amarelo no Sesc Pantanal, viagem guiada pelo excelente Geiser Trivelato
- Na hora do almoço, troquei a 50-500 pela 105 e registrei essa bela aranha na Santa Tereza, em viagem guiada pelo Geiser Trivelato… e quando estava com a lente errada, apareceu o barulhento, lifer, mas que foi registrado com a 105 mesmo assim
- Cardeal-do-banhado na viagem com o Geiser Trivelato. Ele gosta desse tipo de vegetação, se você topar com uma área dessas, experimente o playback
- Pipira-vermelha no Araras Ecolodge
- Aratinga-de-testa-azul no Araras Ecolodge
- Gavião-belo em passeio de barco na Rio Claro
- Biguás, urubus e garças-brancas-grandes em ninhal da Fazenda Pouso Alto
- Arara-azul-grande na Piuval
- Cujubi na Santa Tereza
- Belezas do aterro da Pouso Alegre
- Na região do portal da Transpantaneira, fim de dia emocionante. Gavião-belo tenta roubar o peixe da garça-moura
- Faz diversas investidas
- Mas a moura apenas abaixava a cabeça no momento exato do ataque, em vez de tentar fugir e, com essa técnica esperta, conseguiu ter tempo para engolir o peixe
- Gavião-preto, jovem, reclamando por termos nos aproximado da árvore em que ele estava pousado, com uma cobra recém-caçada. Na Pouso Alegre
- Gavião-pernilongo, já no caminho de volta para Poconé. Qualquer lugar do Pantanal é certeza de muitas aventuras
Parque Villa-Lobos – São Paulo – SP
O Parque que sedia o Avistar da cidade de São Paulo não tem vegetação nativa ou extensa, mas nos dias em que centenas de birdwatchers experientes circulam pelo parque, já registraram pavó, coruja-orelhuda, gavião-miúdo, maracanã-pequena. Moro a 15 minutos do parque e vou passarinhar lá às vezes, mas não em horário passarinheiro. Às 6h o parque é incrivelmente lotado de gente saudável e não é fácil achar um canto sossegado, por isso a maioria dessas fotos é do estranho horário das 10h às 15h. Posts sobre o Parque Villa-Lobos.
- Tesourinha
- Periquito-rico
- Bem-te-vi
- Quero-quero
- Canário-da-terra-verdadeiro
- A Praça dos Pássaros costuma ter lantanas que sempre atraem borboletas
- Sabiá-do-campo com alimento para o filhote
- Mamãe-pardal enfrentando o típico problema dos filhotões que não querem largar a mamata
- Bico-de-lacre
- Pardal (M)
- João-de-barro
- Quero-quero
- Pombão
- Suiriri-cavaleiro
- Alegrias de fotografar debruçada
- Tiê-de-topete (F) e petisco
- Tico-tico
- Bem-te-vi-rajado (acho)
- Sabiá-laranjeira
- Canário-da-terra-verdadeiro (jovem)
- Beija-flor-tesoura
- Uma das flores do parque
- Pombo-doméstico! Tenho preconceito, mas não resisti à paixão desse casal
- Guerra da cambacicas no bebedouro
- Periquito-rico nas paineiras
- Flores
- … folhas
- e mais flores
- Bem-te-vi em meio às flores
- Meu canto favorito: a parte que dá pra marginal
Cerrado
- Beija-flor-de-gravata-verde em Nova Lima – MG graças ao amigo Wagner Nogueira (relato)
- Uma das lindezas desse mesmo campo rupestre do gravatinha
- Saíra-amarela (F) no parque Água Mineral – Brasília – DF, graças à generosidade do amigo Amaro Alves (relato)
- Campainha-azul em Alto Paraíso de Goiás – GO, guiada pela Ana Rosa Cavalcante (relato)
- Jandaia-verdadeira no quintal da Fazenda Agrozub em Abreulândia – TO, guiada pelo Cal Martins (relato)
- Casal de jandaia-verdadeira no quintal da Fazenda Agrozub em Abreulândia – TO, guiada pelo Cal Martins (relato)
- Pica-pau-de-banda branca em Alto Paraíso de Goiás – GO, guiada pela Ana Rosa Cavalcante (relato)
- Arara-canindé em Alto Paraíso de Goiás – GO, guiada pela Ana Rosa Cavalcante (relato)
- Tesoura-do-brejo, comum em diversos locais do Brasil, registrada em Alto Paraíso de Goiás – GO, guiada pela Ana Rosa Cavalcante (relato)
- Taperuçu-velho nos céus da região da Canastra em São Roque de Minas – MG, guiada pelo Geiser Trivelato (relato)
- Patativa na região da Canastra nesse mesmo passeio com o Geiser Trivelato (relato)
- Tico-tico-de-máscara-negra em Alto Paraíso de Goiás – GO, guiada pela Ana Rosa Cavalcante (relato)
- Anambé-branco-de-máscara-negra no quintal da Fazenda Agrozub em Abreulândia – TO, guiada pelo Cal Martins (relato)
- Bico-reto-de-banda-branca nos famosos bebedouros do sr. Dominguinhos em Vargem Bonita, descobertos pelo incrível Geiser Trivelato (relato)
- Tapaculo-de-colarinho na região da Canastra em São Roque de Minas – MG, guiada pelo Geiser Trivelato (relato)
- Rapazinho-dos-velhos na Fazenda Agrozub em Abreulândia – TO, guiada pelo Cal Martins (relato)
- Cenário da região da Canastra em São Roque de Minas – MG
- Codorna-amarela em Alto Paraíso de Goiás – GO, guiada pela Ana Rosa Cavalcante (relato)
- Tesoura-do-brejo e pobre ratinho em Alto Paraíso de Goiás – GO, guiada pela Ana Rosa Cavalcante (relato)
- Saíra-ferrugem na região da Canastra em São Roque de Minas – MG, guiada pelo Geiser Trivelato (relato)
- Pia-cobra (F) em Limeira – SP na companhia do meu pai (relato)
- Ipê-amarelo em Limeira – SP nesse mesmo passeio com o meu pai
- Bandoleta em Alto Paraíso de Goiás – GO, guiada pela Ana Rosa Cavalcante (relato)
- O Cerrado é o berço das águas. Aqui, numa área de camping privado, à espera de um pato-mergulhão que não quis saber da gente. Guiada pelo Geiser Trivelato (relato)
- Pica-pau-do-parnaíba em Caseara – TO, guiada pelo Cal Martins (relato)
- Mineirinho (jovem) no Águas Emendadas em Brasília – DF, na companhia dos amigos Tancredo Maia, Herbert Schubart, Bertrando Campos e Evando Lopes (relato)
- Tico-tico-rei em São José do Rio Preto – SP graças à amiga Dina Bessa (relato)
- Chora-chuva-preto no parque Água Mineral em Brasília – DF, registrado graças ao Amaro Alves (relato)
- Freirinhas no Águas Emendadas em Brasília – DF, na companhia dos amigos Tancredo Maia, Herbert Schubart, Bertrando Campos e Evando Lopes (relato)
- Revoada de aleluias no campo rupestre de Nova Lima – MG com o Wagner Nogueira (relato)
Imagens de bastidores
- Em Linhares – ES, guiados pelo Gustavo Magnago – 2009 (relato)
- Em Intervales – SP, com o Betinho – 2010 (relato)
- Em Vargem Bonita – MG, perto da Canastra, fotografando os beija-flores do sr. Dominguinhos, descoberta do Geiser Trivelato. Na foto: Luiz Ribenboim e Rafael Fortes – 2011 (relato)
- Em Araguacema – TO, na companhia de Cal Martins, Mathias Singer e o Cristian Andrei – 2011 (relato)
- Em Brasília – DF, eu e o Bertrando Campos – 2011, foto do Herbert (relato)
- Em Olímpia – SP no veículo avançado para birdwatching – 2011 (relato)
- Em Parauapebas – PA, guiados pelo Edson Endrigo – 2011 (relato)
- Em Tremembé – SP, com a galera – 2012 (relato)
- No Uruguai, guiados pelo Alejandro Olmos – 2012 (relato)
- No Uruguai, equipamento básico
- Na Guainumbi em São Luís do Paraitinga, guiados pelo Rafael Fortes – 2013. Na foto a Daiane Barros, o Jarbas Mattos e o Rafa (relato)
- Em Poconé – MT, guiados pelo Geiser Trivelato – 2013 (relato)
- No Peru, guiados pelo Adrian Rupp – 2013, foto tirada pela Hideko (relato)