A alegria de estar sempre mais perto dos animais fez com que eu escolhesse a profissão de Médico Veterinário. Só que as oportunidades que tive me colocaram a trabalhar com eles de forma indireta. Na graduação tive muito contato com os animais silvestres, principalmente as aves.

No decorrer do curso dividi os estudos com os animais de produção, sempre me preocupando com uma maneira de criá-los que fosse sustentável no âmbito social e ambiental.

A observação de aves surgiu com a alegria de fotografá-las na fazenda de meus avós em Gonçalves – MG. Sempre mantivemos comedouro com grãos, e fotografar as aves que ali freqüentam é um delicioso passatempo. Nas pesquisas para identificar e conhecer um pouco mais destas espécies é que tomei conhecimento da grandeza desta atividade e da satisfação que seria conhecê-las e registrá-las em suas mais diversas espécies.

Hoje minha intenção com a observação de aves é buscar registros satisfatórios das espécies que encontro, pois acredito muito que a fotografia é importante enquanto ferramenta de apelo à preservação ambiental. É por intermédio dela que tenho a oportunidade de freqüentar locais raros e vulneráveis, bem como, de estar com a natureza e seus habitantes.

Este espaço e outros mais que aqui são divulgados tem a intenção de promover, de alguma forma, a preservação e educação ambiental através de fotografia de animais e de seus habitats, bem como, dar a oportunidade de partilhar com você a alegria e a peleja de se fazer isso.

Partilhar isso tudo é uma necessidade e missão.

Abraço,

Vinicius Ribeiro Pontello

 


Participação no Virtude

Amigos da Virtude-AG