mocho-rede-news

 

Reportagem da Good News sobre os mochos de Americana

http://www.redetv.uol.com.br/Video.aspx?107%2C12%2C419391%2Cjornalismo%2Cgood-news%2Ccorujas-agitam-a-cidade-de-americana-em-sp

Para quem não conhece a história dos mochos de Americana

A cidade de Americana – SP ficou famosa no circuito do birdwatching brasileiro porque alguns mochos-do-banhado – uma coruja maravilhosa que pode ser vista de dia, decidiu fazer ninhos por lá. Os ninhos eram em terrenos baldios muito próximos das casas, e as aves correram risco de vida devido a vários incêndios. Provavelmente alguns filhotes teriam morrido se não fosse a ação de Gustavo Pinto, sua família, e outros amigos birdwatchers, que foram apagar os incêndios todas as vezes em que viram ou receberam a notícia.

Gustavo se tornou o guardião das corujas. Ele é metalúrgico afastado por acidente de trabalho, o que facilitou seu trabalho de monitoramento, mas não tira o grande mérito de ter decidido proteger os mochos, numa vigília constante do local, inclusive em madrugadas. Em julho os incêndios destruíram uma área tão grande que as corujas não tinham mais onde caçar.

Gustavo viu os filhotes piando de fome, via que os adultos demoravam muito mais para trazer alimento, e decidiu agir. Comprou ratos criados especialmente para serem alimento de predadores (eles são criados em cativeiro, depois morrem com um choque elétrico, são congelados, e vendidos), e passou a fornecer suprimento extra de alimento, de manhã e no fim do dia. Esses ratos custam R$ 4,00 por unidade. Gustavo teve uma doação de um lote, e depois pode contar com a doação de dinheiro de outros birdwatchers, para cobrir o gasto de mais de R$ 40 / dia só com os ratinhos.

Leia mais em: http://virtude-ag.com/mochos-americana/