Não era hora de viajar. Muitos compromissos me impediam de me dar esse presente, mas a oportunidade de uma “carona” até a Lagoa do Peixe na companhia de Murilo Lins e Geiser Trivelato tinha que ser levada em conta….

Maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus) Red Knot

 

  • Texto e fotos: João Marcelo da Costa
  • Câmera: Nikon D300 com lente 80-400
  • Relato de viagem feita em maio de 2010 com Murilo Lins e *Geiser Trivelato. Post enviado em junho de 2012.
  • Guiados por João Batista, dono do *Hotel Parque da Lagoa.

Uma viagem de, aproximadamente, 20 horas em 1.400km de estrada nos fez chegar em um belo paraíso das aves. Vale dizer que Tavares não é apenas um local de aves aquáticas e/ou migratórias. É um paraíso que me deu o privilégio de ver/fotografar as mais diversas espécies, entre elas:

Jacurutu, balança-rabo-de-máscara, papa-piri, junqueiro-de-bico-curvo, curriqueiro, bate-bico, asa-de-telha, cardeal, sargento, dragão, noivinha, mergulhão-caçador, mergulhão-grande, entre outros. Obviamente, as migratórias dão um show, principalmente para nós do Sudeste, que não estamos acostumados com esses tipos de aves, como flamingos, cisnes, etc.

Foram mais de 40 lifers confirmados e um monte OVNIS que vou esquentar a cabeça para identificá-los, afinal, trinta-réis, batuíras e caminheiros são terríveis para diferenciá-los, não? rs…

 

Gostaria de dar algumas dicas e quebrar alguns tabus:

1) É longe mas nem tanto, vale a pena pegar 2 dias de estrada para ficar uns dias lá ( sugestão 2 dias de ida, 4 para ficar e 2 dias para a volta).

2) As estradas estão bem melhores. Indo sem pressa, com calma e de dia, farão uma viagem tranquila.

3) Não é caro. Dividindo em 3 pessoas, gastamos R$700,00 cada um, incluindo todas as despesas…

4) Abram os olhos para as aves dos banhados, campos e florestas, nem só de flamingos vive a Lagoa do Peixe

5) Contrate um guia com 4 x 4, os bons locais para observação de aves se chegam com eles

6) Tavares é uma boa cidade.Pequena, mas com tudo que é necessário para uma viagem confortável

7) Aproveitem enquanto é tempo. A região está sendo invadida por reflorestamentos de Pinnus e Eucaliptos, estão acabando com os campos da região! Podemos fazer algo para evitar esta tragédia?

Ficamos no *Hotel Parque da Lagoa e fomos guiados pelo Batista, o dono do Hotel, vejam o link abaixo: http://www.hotelparquedalagoa.com.br/web/

Vale a pena. Lagoa do Peixe – Tavares – Hotel Parque da Lagoa e Batista –

COMBINAÇÃO PERFEITA!

Abraços

João Marcelo da Costa