A Claudia já fez um relato minucioso da viagem, mas ela sugeriu que eu separasse fotos para o Virtude-AG. Separei algumas, e fica aqui minha recomendação a todos que queiram experimentar a sensação de estar em um dos poucos lugares realmente selvagens que ainda existem na Terra.

aratinga de testa azul virtude1_Joao_Sergio

Aratinga-de-testa-azul

 

  • Texto e fotos: João Sérgio Barros
  • Câmera: Canon 60D e lente Canon 300 2.8 e tele 1.4

Bem amigos, conhecer o Pantanal era um sonho de infância, alimentado pelos chocolates Surpresa, chicletes Ploc e afins. Muitos anos se passaram e no final de 2012 os astros se alinharam, vou nessa!

Através da Virtude mesmo conheci um roteiro “na medida” que o Geiser Trivelato, guia profissional de birdwatching, havia divulgado. Entrei em contato com ele e a partir dali o Geiser começou a “mexer os pauzinhos”. Pouco tempo depois comentei com a Claudia sobre a viagem. Para minha sorte, ela e o Cristian embarcaram nesta aventura.

Enfim, após longos meses de espera, estávamos no Pantanal, alegria imensa! A Claudia fez um relato minucioso de nossa viagem que voces podem conferir aqui.

Praticamente nada restou a dizer mas, atendendo à sugestão da Claudia (que pra mim é uma ordem rsrs), aqui lhes apresento alguns dos registros que fiz nesta memorável viagem.

Antes de mais nada gostaria de agradecer imensamente à Claudia pela companhia excepcional, sempre muito generosa e simpática, e ao Cristian, pela paciência e compreensão (como bem explicou a Claudia em seu relato).

O Geiser também merece menção, um dos melhores guias com quem já trabalhei! Desde o primeiro contato super atencioso e prestativo, ajeitou toda viagem pra gente, realmente um guia 5 estrelas. Sem contar sua disposição e satisfação em nos proporcionar lifers (posso dizer que até mais do que a gente em consegui-los rsrs). Aproveito o ensejo para lhe agradecer meu amigo. Muito obrigado!

É isto aí meus amigos, a abundância de vida naquele lugar é incrível e a sensação de poder topar a qualquer momento com predadores de topo como a onça-pintada e até mesmo uma harpia é de deixar os cabelos em pé! Mesmo que conhecer o Pantanal não seja um sonho de infância, recomendo a todos que queiram experimentar a sensação de estar em um dos poucos lugares realmente selvagens que ainda existem na Terra.

Observação de Claudia Komesu, editora do Virtude-AG: Sou eu que agradece pelo convite do João e pela companhia – um amigão o tempo todo :o) Foi uma das melhores viagens que já fizemos, além de termos conseguido muitas fotos que nos trouxeram satisfação. Endosso o João: o Geiser é um guia excelente: muito competente, dedicado, focado no trabalho o tempo todo, sempre muito prestativo, não deixa nada sem resposta. O Pantanal é um lugar sem igual em abundância de bichos e oportunidades fotográficas, se você ainda não foi, precisa conhecer. É uma viagem bem tranquila, que muitas famílias fazem. Só precisa reservar com vários meses de antecedência porque as pousadas lotam.