Em novembro de 2009 decidimos fazer umas férias diferentes. Tínhamos 10 dias livres, e não programamos tudo. Começamos em Bertioga – SP, depois fomos para Resende – RJ, Tremembé – SP, Caxambu – MG e em Caxambu decidimos ir conhecer a Mata Atlântica de Linhares, onde fica a Reserva Biológica de Soretama e a Reserva da Vale do Rio Doce. Voltamos para São Paulo, pegamos um voo, e o Gustavo Magnago foi nosso guia. É a Mata Atlântica mais bonita que eu já vi, árvores altas, chão limpo, bem diferente da mata em São Paulo. Não é fácil entrar nas reservas, mas o Gustavo conhecia um homem que tem uma propriedade vizinha à Reserva da Vale, a famosa Cupido e Refúgio, onde pudemos passarinhar tranquilamento.

Texto e fotos: Claudia Komesu

Devido a esse roteiro agitado, na época acabei não escrevendo um trip report detalhado sobre essa viagem. (Os relatos dos destinos anteriores você pode ver rolando um pouco a página, e clicando no link em azul no canto inferior esquerdo da tela. O trecho anterior a Linhares foi Caxambu).

Apesar de não ter o relato detalhado, posso dizer que vale muito a pena, e que o Gustavo Magnago foi um ótimo guia. Você pode tentar entrar em contato com ele pelo Wikiaves, se ele demorar para responder, tente contato com Justiniano Magnago, é pai do Gustavo e também guia lá:

http://www.wikiaves.com.br/perfil_jmagnago

http://www.wikiaves.com.br/perfil_gmagnago

(É preciso ser cadastrado no Wikiaves para ter acesso à caixa de mensagens dos membros. O cadastramento é gratuito).