UM LOGOTIPO INSPIRADO NO PATO-MERGULHÃO

Talvez a maioria das pessoas ligadas à fotografia e ao birdwatching não saiba, mas além de fotógrafo, guia birdwatching e professor de História também sou designer gráfico, sócio há quase vinte anos da Impacto Design & Comunicação, uma agência especializada em comunicação, criação e impressão, situada em Sacramento MG, cidade onde moro. Na Impacto desenvolvemos soluções de forma prática e descomplicada, buscando um atendimento personalizado em que o cliente participa e acompanha as várias etapas do processo de criação até o momento da impressão. Ao longo de quase duas décadas temos realizado grandes projetos e acumulado experiência para atender nossos clientes de forma eficiente e criativa.

Recentemente, com a ajuda da equipe da Impacto, reformulei o logotipo da minha empresa de prestação de serviços de guia birdwatching (observação de aves), expedições fotográficas e produção de imagens aqui na Serra da Canastra. Procuramos identificar algumas deficiências que a antiga marca apresentava e buscamos solucioná-las, criando um logo mais moderno, coerente e de boa aplicabilidade.

O objetivo deste post é compartilhar um pouco desse processo de criação e mostrar como é possível tornar uma marca mais eficiente utilizando algumas técnicas do design.

O LOGOTIPO ANTIGO

Este é meu antigo logotipo, que usei durante um bom tempo:

É um logotipo legal, que traz o conceito da fotografia e observação de aves expressado pela câmera estilizada com a imagem de uma maritaca refletida na lente, mas que ao longo do tempo de uso revelou algumas falhas, como o tipo de letra que não tem uma legibilidade ideal e os contornos quando muito reduzidos em escala acabavam criando problemas de impressão e definição.

O BRIEFING

Antes de iniciar um trabalho desse tipo, é imprescindível elaborar um resumo com as principais informações sobre a marca, a empresa e o tipo de negócio em que atua, bem como apontar as principais diretrizes que nortearão o projeto. Então, o primeiro passo foi elaborar um briefing no qual apontamos os pontos fortes, fracos, metas e diretrizes para o futuro logotipo.

O CONCEITO DA MARCA

O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) é uma das espécies mais raras e ameaçadas do planeta, uma ave que inspira birdwatchers, pesquisadores e fotógrafos do mundo todo. É um pato especial, que necessita cada vez mais de ações que garantam sua possibilidade de sobrevivência e que recebeu neste ano (2018) o título de Embaixador das Águas do Brasil. Embora de natureza frágil, é um símbolo de resistência em um ambiente cada vez mais segregado pela insana exploração humana.

Trazer esse fato ao conhecimento de cada vez mais pessoas, proporcionando a oportunidade de contemplar e registrar de forma segura e responsável esta e outras espécies livres na natureza, é um dos objetivos da “ALESSANDRO ABDALA: Fotografia e Birdwatching na Serra da Canastra”.

Por isso, junto com a prática da fotografia, escolhemos o pato-mergulhão como conceito principal da marca, que busca expressar os valores de preservação e conexão com o meio ambiente, compromisso e respeito pela natureza e pelas pessoas.

AS CORES

Procuramos usar cores que criassem uma conexão com a natureza e com valores como seriedade, respeito e gratidão. Dessa forma chegamos a uma paleta de tons sóbrios que remete diretamente a elementos naturais, como a floresta, a rocha, a terra. Além de que cores como o verde, cinza e preto são predominantes no pato-mergulhão.

Verde: remete à natureza, esperança, renovação.

Preto: seriedade, confiança, respeito.

Marrom: força, terra, montanhas e a própria Serra da Canastra.

O SÍMBOLO

O símbolo da marca tem como conceito a fusão entre as imagens estilizadas do pato-mergulhão e uma câmera fotográfica, representando a oportunidade de capturar imagens dessa emblemática espécie que ocorre na Serra da Canastra.

Para compor o símbolo elaborei diversos rascunhos rápidos no papel, fazendo experiências, testando formas, até ver o que funcionaria melhor. Depois dessa etapa, com a ideia já definida, passei para a finalização no computador.

O símbolo devidamente finalizado e pronto para compor o logotipo:

TIPOGRAFIA

Um dos pontos fracos da antiga marca era justamente a tipografia. A fonte utilizada não permitia uma boa leitura em escala reduzida, além de ser de um estilo bastante informal, o que não considero exatamente um defeito, mas que não transmitia a ideia de seriedade e compromisso que buscamos associar à marca. Optamos por usar uma fonte mais simples, sóbria e de boa leitura.

Robot

-Boa legibilidade – fácil interpretação
-Boa aplicação – bons resultados mesmo em escalas reduzidas
-Contraste bem definido entre as versões bold e regular

Assim escolhemos a Robot. Usando a versão Blackd para o nome e a versão Regular para o slogan, que alteramos de “Expedições Fotográficas” para “Fotografia e Birdwatching na Serra da Canastra”, para deixar claro o tipo de atividade e o lugar em que a realizamos:

O LOGOTIPO FINALIZADO

O resultado final agradou bastante. Resolvemos os problemas de legibilidade e aplicação. Criamos uma conexão mais forte com a Serra da Canastra, trocando a maritaca do símbolo (que é uma ave mais genérica) para o pato-mergulhão, uma espécie exclusiva da Canastra e que traz a ideia de resistência e superação. Ao usar tons de cores como o verde e marrom, remetemos à natureza e deixamos o logo mais “leve” em comparação ao preto predominante no logotipo antigo.

O logotipo é a ferramenta de maior valor de uma empresa ou profissional. Um logo bem planejado e executado fortalece a identidade e é fundamental na construção de uma marca forte e bem assimilada pelo público. Investir em um projeto bem estruturado, com a ajuda de um designer gráfico e equipe de marketing é essencial para garantir bons resultados. Ao reformular um logotipo, revitalizamos a marca, deixando-a mais atual, eficiente e atrativa.

ALGUNS EXEMPLOS DE APLICAÇÃO

A seguir, exemplos de como o novo logotipo se comporta em diferentes aplicações:


Gostou dos resultados?

Gostaria de reformular o seu logo ou mesmo criar um novo, do zero?

Entre em contato, ofereço condições especiais para os amigos fotógrafos e birdwatchers.

O Virtude convida os autores de produtos relacionados a aves a se apresentarem. Podem ser produtos comerciais, só precisam ser bonitos, relacionados com a natureza, de preferência brasileira.

A descrição do produto é responsabilidade do produtor, mas se a descrição for diferente do que você adquiriu, envie um e-mail para claudia.komesu@gmail.com.

Caso você conheça o produto pelo Virtude, por favor passe essa informação para o autor no momento
da compra e, se possível, para nós. Não ganhamos comissão, mas é uma informação importante sobre a influência do Virtude.

.

Produtos comerciais (+)

 

Presentes do bem (+)

 

Ideias para produtos (+)