Conheça a versão para download, gratuita, do Super RG. O Super RG é o primeiro jogo de cartas de aves brasileiras. No estilo Super Trunfo da Grow, mas com grandes diferenciais: totalmente produzido no Brasil, só espécies nacionais, 40 cartas em vez de 32, todas as fotos tiradas na Reserva Guainumbi (atual RPPN Guainumbi), uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) de Mata Atlântica, localizada em São Luiz do Paraitinga – SP, entre Taubaté e Ubatuba.

 

Os envolvidos no projeto contribuíram de forma voluntária: fotógrafos, ornitólogos, designer, editora, um publicitário mirim. O projeto editorial foi conduzido por mim (Claudia Komesu, editora da Virtude-AG) e pelo João Marcelo da Costa, o dono da RPPN Guainumbi. Graças à boa vontade desse time, só tivemos que pagar em dinheiro os custos da gráfica. Foi impresso pela Copag – departamento de projetos personalizados.

O Super RG foi lançado em dezembro de 2010 e teve uma boa recepção. Mas quem conhece processos de produção sabe que não vale a pena fazer uma quantidade pequena, por isso ainda há jogos para vender, basta entrar no site da Guainumbi.

O baralho original custa R$ 25 e há desconto para quantidades maiores. As cartas têm acabamento profissional e vêm dentro de um estojo de plástico. A pessoa que compra fica com um jogo de qualidade comercial, como se fosse de uma loja de brinquedos, e também faz uma boa ação: a renda do jogo contribui para a manutenção da RPPN Guainumbi, um local incrível, com mais de 350 espécies de aves, bastante famoso no Wikiaves, mas sem patrocínio ou apoio público ou privado.

Quem não pode comprar, ou quem é professor e gostaria de ter vários para distribuir aos alunos, tem a opção de baixar um arquivo e imprimir em casa ou numa gráfica rápida (links na coluna ao lado). O conteúdo é o mesmo do baralho original, a principal diferença será no acabamento.

A impressão em casa, mesmo que você tenha uma boa impressora, provavelmente terá diminuição da definição das fotos e alguma alteração nas cores, mas nada que comprometa a identificação da ave. Gráficas rápidas dão desconto para quantidades maiores e podem imprimir em papéis menos suscetíveis à sujeira do que o sulfite comum.

Exemplos das páginas impressas

Comparação entre uma página impressa em casa, e uma carta do baralho original

Exemplos do baralho original

Download do arquivo gratuito, que pode ser impresso e distribuído, especialmente em escolas (não pode ser comercializado)

Para impressão caseira o mais prático é este arquivo de PowerPoint (5,6 MB). A sugestão é imprimir em sulfite e depois colar numa cartolina. Quem quiser caprichar pode usar contact: Arquivo PPT gratuito

Se for imprimir numa gráfica rápida, vale a pena usar estes jpgs em alta (arquivo zipado: 8,7 MB). Foram fechados no PowerPoint, mas usando um parâmetro de alteração do Regedit do computador para que o jpg fosse gerado em alta resolução: Arquivo ZIP

 

Clique na imagem abaixo para ver em tamanho grande as fotos usadas no baralho com o nome do autor de cada foto

  • Super RG – Reserva Guainumbi – Fotos do baralho original

Para comprar o baralho original, produzido com qualidade profissional

http://www.guainumbi.com.br/site/lojinha/super-rg


A Virtude-AG agradece a todos os envolvidos, que autorizaram o uso de suas fotos e de seu trabalho, tornando possível a criação desta versão para download gratuito

Fotógrafos: Bertrando Campos, Carlos Falcão, Celuta Machado, Claudia Komesu, Davi C. Pasqualetti, Demis Bucci, Emerson Kaseker, Fabrício Costa, Geiser Trivelato, Humberto Marques, João de Jesus Martins, João Marcelo da Costa, João Quental, Josiel Briet, Luis Florit, Luiz Ribenboim, Marco Guedes, Paulo Fenalti, Rafael Fortes, Rafael Milani, Rudimar Cipriani, Sivonei Pompeo, Vitor Groba.

Criação do nome “Super-RG”: Daniel Mendes Andrei.

Projeto gráfico, logomarca e ilustrações: Cássia La Serra.

Projeto editorial, produção e edição: Claudia Komesu e João Marcelo da Costa.

Revisão ornitológica: Marco Crozariol e Wagner Nogueira.

Adaptação para versão gratuita: Claudia Komesu.