Lista ilustrada – ferramenta para destinos turísticos que planejam desenvolver atividades de observação de aves em suas dependências e entorno

  • Texto: Ricardo Mendes, representando o Táxeus (www.taxeus.com.br), plataforma que permite as pessoas cadastrarem e consultarem diversos tipos de listas de fauna.

A observação de aves é um hobby que vem conquistando cada dia mais brasileiros, estima-se que o púbico nacional esteja atualmente em torno de 15.000 praticantes. Ainda tem pouca expressão se comparada à estimativa de 40 milhões de praticantes nos EUA, mas por outro lado permite projetar um crescimento muito grande desse segmento nos próximos anos aqui no Brasil. Além dos brasileiros, é grande o número de estrangeiros que visitam o Brasil para realizar atividades de birding (ou birdwatching), termo pelo qual a atividade é conhecida em Inglês. O principal atrativo para os estrangeiros é a grande biodiversidade brasileira.

A equipe responsável pela plataforma Táxeus, projeto que tem dentre seus objetivos fomentar o turismo de observação de aves, participa e acredita no crescimento dessa opção de ecoturismo. Por isso, vem desenvolvendo ferramentas que ajudam os praticantes a encontrarem informações detalhadas e atualizadas sobre as aves que podem encontrar nos locais que escolhem para suas viagens.

A plataforma oferece um serviço sob medida para destinos turísticos que já recebem ou desejam receber observadores de aves: a Lista ilustrada. A lista de espécies do local a ser visitado é um dos primeiros itens avaliados por qualquer observador de aves antes de escolher um destino.

Esse é o primeiro serviço do mercado brasileiro desenvolvido para que hotéis, pousadas e reservas possam apresentar com facilidade suas listas de espécies na internet, ilustradas com fotos feitas por fotógrafos renomados no âmbito nacional, sendo o acervo do João Quental o primeiro disponível.

O funcionamento é simples: o responsável pelo hotel ou pousada cadastra sua lista de espécies no site da Táxeus e o próprio site se encarrega de “ilustrar” a lista. A ilustração consiste em apresentar fotos de alta qualidade, em miniatura, para cada uma das espécies que constam na lista, aproximando a informação científica e a beleza das aves em seu habitat natural. As fotos poderão também ser ampliadas, permitindo a visualização em tamanho adequado para identificação da espécie e apreciação de detalhes.

Como opção, o layout da página de visualização da lista pode ser customizado para manter os mesmos aspectos visuais (cores, fontes e logomarca) do site do contratante do serviço.

Se o hotel ou pousada ainda não tem a lista de aves, temos ornitólogos que podem fazer esse levantamento.

Para saber mais e conferir o funcionamento do serviço visite www.taxeus.com.br/informacoes/listailustrada!