O que esperar do passeio: de forma geral muita luz, oportunidades para ótimas fotos não só das milhares de aves migratórias, como também de aves lindas como o papa-piri e a narceja-de-bico-torto. Paisagens contemplativas, distâncias curtas entre hotel e local da passarinhada, conforto, temperaturas agradáveis ou frio. Mais informações sobre o Pampa.

Santuário de aves migratórias

O Pampa ocupa apenas 2% do Brasil, mas representa 63% do Rio Grande do Sul. Milhares de aves aquáticas, locais acessíveis, bastante luz, ótimas fotos. Apesar de ser um bioma fundamental para aves migratórias, sofre muita pressão de monoculturas.

Destinos populares:  Hotel Parque da Lagoa em Tavares, Mostardas, Rio Grande, Santa Maria. Fora do Brasil: Uruguai.

Guias: *Alejandro Olmos (Uruguai), Edson Endrigo, *Geiser Trivelato, João Batista.

Esta impressionante revoada de flamingos-chilenos foi registrada por *Geiser Trivelato em Tavares – RS, usando uma Canon 50D, lente Canon 300mm f/4 com tele 1.4. ISO 500, f/14, 1/640, sem flash.

Chega-se de carro à maioria dos locais. Em Tavares, o usual é ficar no Hotel Parque da Lagoa e contratar os serviços do guia Batista, que conhece os melhores pontos, e o levará lá em um 4×4. No Uruguai os locais de avistamento são bem próximos das cidades, vários até mesmo dentro das cidades. Alejandro Olmos conhece bem a região.