A promoção do Prêmio Champagne era válida até dia 31/ago. A vencedora, com mais de 40 fotos de espécies diferentes em plantas diferentes, foi a querida Claudia Covolan, que possui um maravilhoso jardim em sua casa, em Santa Bárbara d´Oeste – SP, e fotografa seus visitantes alados com todo o carinho e competência.

Besourinho-de-bico-vermelho na lágrima-de-cristo, Santa Bárbara d´Oeste – SP

 

Texto: Claudia Komesu

No dia 29/jun/2012 a Virtude-AG lançou o convite para participar do Prêmio Champagne: um prêmio para incentivar o envio de fotos de aves se alimentando em flores ou frutos. As fotos serão usadas para divulgação do birdwatching e da natureza, provavelmente por meio de contato com sites de paisagismo ou de venda de mudas.

O prêmio simbólico, uma garrafa do Champagne Montaudon, seria do participante que enviasse a maior quantidade de fotos de aves diferentes em espécies diferentes.  Participaram da brincadeira (na verdade, se dispuseram a separar suas fotos e doá-las para a divulgação do birdwatching e incentivo do cultivo de plantas atrativas): Claudia Covolan, Elisa Torricelli, João Sérgio Barros, Lindolfo Souto e Paulo Dias.

A promoção do Prêmio Champagne era válida até dia 31/ago. A vencedora, com mais de 40 fotos de espécies diferentes em plantas diferentes, foi a querida Claudia Covolan, que possui um maravilhoso jardim em sua casa, em Santa Bárbara d´Oeste – SP, e fotografa seus visitantes alados com todo o carinho e competência. Entre as suas fotos, algo que eu nunca tinha imaginado: o encontro se alimentando do néctar de orquídeas como a wanda. Ou, no mínimo examinando bem o botão da flor.

Claudia Covolan participa da Virtude desde o começo do projeto. Não a conheço pessoalmente, soube dela porque o João Marcelo da Costa, da Reserva Guainumbi, me contou de uma conterrânea que foi visitar a Reserva e ficou emocionada com as aves. Pensei “é esse tipo de gente que combina com a Virtude”, e convidei-a a participar. Claudia passeia nas imediações de Santa Bárbara, e possui lindas fotos feitas nos parques, em cidades próximas, e no seu jardim. Com sua dedicação e competência, tem aparecido nas seleções da semana (fotos destacadas pelo Cristian Andrei), recebeu menção honrosa no concurso O Lado B da fotografia de Aves, e agora é a vencedora da brincadeira Prêmio Champagne.

Entre as promoções lançadas em junho pela Virtude, esse era o prêmio de menor valor em dinheiro, e o que dava mais trabalho.

Não é por coincidência que os outros participantes também são membros ativos da Virtude-AG: a Elisa Torricelli sempre conversa comigo pelo Facebook, manifestando apoio aos projetos, o Paulo Dias envia as contribuições sobre a região onde passarinha, e faz propaganda da Virtude no seu blog, o João Sérgio Barros é meu companheiro mineiro com quem sempre converso por e-mail, e também divulga a Virtude e o birdwatching para todo mundo que ele conhece, o Lindolfo Souto não tem posts porque é tímido para escrever, mas disponibilizou lindas fotos e se ofereceu para contribuir financeiramente, como faz com o Wikiaves.

O objetivo do concurso não era reunir as mais belas fotos, e sim fotos didáticas, que mostram a ave se alimentando da flor ou do fruto, e que poderão incentivar as pessoas a cultivarem mais plantas atrativas para as aves.

Eu mesma selecionei várias fotos minhas que seriam até vetadas no Wikiaves, mas que neste caso servem para a divulgação do tema. Visite a página http://virtude-ag.com/livre-divulgacao-flores-e-frutos-que-atraem-aves/. As fotos estão agrupadas em 4 grandes grupos, por tipos de plantas, e também há uma lista de plantas atrativas, inclusive com seus nomes científicos.

A promoção do Prêmio Champagne acabou, mas quem quiser pode contribuir para o acervo de fotos.

Quem quiser mostrar suas fotos mais bonitas de aves com flores ou frutos, participe da segunda rodada do Lado B.