Birdwatching e conservação da natureza

Comentário de Claudia Komesu, editora do Virtude-ag: conversando por email com alguns amigos sobre esse tema, surgiu a ideia de enviar duas perguntas para vários conhecidos do mundo do birdwatching, pedindo para comentarem sobre birdwatching e conservação. O Geiser, como sempre, foi muito solícito e enviou informações detalhadas do que ele tem feito. Eu já havia avisado o grupo que se alguém quisesse escrever mais, eu faria um post só para a resposta da pessoa. Como o Geiser falou de vários trabalhos legais, pedi também para ele me mandar fotos para ilustrar o post. O post com as respostas dos outros colegas está aqui. Qualquer pessoa está convidada a divulgar seu trabalho a favor da natureza, e é com grande prazer que compartilho os trabalhos do Geiser, um dos melhores guias do Brasil, alguém com quem já fiz vários passeios e endosso 100% tanto pela competência quanto pela ética e amor pela natureza.

 

 1 – Na sua opinião, qual deveria ser a relação entre birdwatching e preservação da natureza?

Na minha opinião, sinceramente, apesar de guiar muitos clientes que estão ainda na busca por lifers, eu me sentiria muito mais completo se esses clientes se encantassem com tudo que faz parte da natureza, onde a ave que procuramos vive. Digo desde as plantas, aos insetos, aos mamíferos, répteis e todas as aves do local. Pois se estamos atrás de alguma espécie em particular, ela só existe e vive ali porque tem todo um meio ambiente propício para ela viver. A natureza é uma rede, como uma teia da vida, onde tudo funciona interligada, todos os seres vivos e o ambiente interligados e em equilíbrio. Com isso, seria de se encantar não só com a ave procurada, mas com tudo que se possa avistar naquele local! Levando-se em conta este primeiro passo, o seguinte seria entender que o birdwatching teria um papel fundamental e prioritário na divulgação dessas belezas naturais para as pessoas leigas no assunto, para o povão mesmo, que são a maioria e não tem este contato que a gente tem íntimo com a natureza. Pois é se gostando de algo que se passará a cuidar mais! Temos sim, um papel importante na divulgação e contribuição com a preservação de nosso meio ambiente!

 

2 – O que você tem feito, e que outras ideias você acha possíveis, para incentivar a relação entre birdwatching e preservação da natureza?

Meu trabalho ultimamente tem sido em colaborar de forma voluntária e sem ganhos financeiros com diversos amigos a publicar livros, folders, cartões postais, participações em revistas e também em sites com fotos e também algumas matérias de minha autoria. E vídeo/palestra para o 1º CONAFA 1.0 do amigo Thiago Toldedo

Tenho também participação em Iporanga SP de uma campanha para conscientizar a população local da importância de se manter os ninhos e o gavião-de-penacho protegidos e que a renda para a cidade no comércio local com a visita de observadores de aves à cidade pode ser mais importante do que abater a ave por conta de prejuízos com a predação de galinhas que as vezes ocorre causadas pelos gaviões. Para isso, uma campanha para arrecadar fundos em dinheiro de cada observador que for ao local foi lançada e o dinheiro será distribuído aos proprietários das terras onde se encontrar o ninho ativo.

Aqui em minha cidade Jacutinga MG, estou fazendo o possível para que uma área úmida (brejo) muito rico em espécies de aves seja preservado, pois os donos desse local são de imobiliárias e sempre surge a notícia de que querem aterrar o local e fazer mais lotes. Já mostrei as aves do local na TV para o programa “Terra da Gente” que é exibido aqui em minha região pela Globo local. Já fiz também um relatório de várias páginas com textos e fotos do local para ser entregue ao promotor do município e acompanhei o pessoal da Secretária do Meio Ambiente até esse local para mostrar a eles o que deveria ser preservado naquela área e recebi como resposta que o brejo em questão seria preservado como área de reserva legal daquele loteamento que está sendo construído nos arredores.

 

Alguns exemplos abaixo:

Participação no livro “Aves do Parque Nacional do Itatiaia”

Participação no livro “Beija flores do Brasil”

Participação no livro “Corujas do Brasil”

Participação no folder “Beija flores do Mucugê – BA” distribuídos de graça para a população dessa cidade.

Participação no folder “Gaviões de Iporanga e Eldorado SP” que serão distribuídos de graça para a população dessas duas cidades.

Participação como um dos autores do livro “Todas as aves da Serra da Canastra” que será lançado em breve.

Participação em algumas matérias de minha autoria com texto e fotos para algumas edições da “Revista Passarinhando” do amigo Jefferson Silva.

Participação com inúmeras fotos e também matérias para antiga revista “Terra da Gente”

Participação em gravações e entrevistas para alguns programas de TV como Globo Repórter, Terra da Gente, Antena Paulista, Como Será, sempre mostrando a observação de aves.

Participação com fotos em dois cartões postais que foram distribuídos na Serra da Canastra.

Participação nas duas edições do miniguia das aves de Jacutinga que mostraram 300 espécies de aves daqui de minha cidade e que foram distribuídos principalmente para as crianças nas escolas do município:

Miniguia fotográfico Jacutinga 150 Aves. Conheça as aves de Jacutinga – MG, jan/13.

2a edição do miniguia fotográfico Jacutinga – MG: mais 150 aves maio/15

Participações em gravações:

 

Palestra pro Conafa

 

Ações a favor da divulgação do birdwatching e da conservação da natureza (+)