Comentário de Claudia Komesu, editora do Virtude: no início de 2015 a Reserva Guainumbi mudou de dono. O João Marcelo da Costa estava com problemas de saúde, e não podia mais fazer com frequência o trajeto de 5 horas de estrada para ir até a Guainumbi. O João Marcelo é um amigo, e sei que foi com muita dor no coração que ele tomou a decisão, mas apoiei, sabia que era a coisa certa. Os nomes dos novos donos não foram divulgados por uma questão de privacidade, mas a expectativa é de que eles continuarão cuidando da Guainumbi com todo o carinho. Não sabemos se a Guainumbi voltará a ser aberta para visitação, várias RPPNs não o fazem. Se houver alguma novidade, atualizo aqui. Devo à Guainumbi, e ao João Marcelo por extensão, alguns dos meus melhores momentos em meio à natureza. Obrigada, JM, você sempre será meu herói.   

O primeiro jogo de cartas de aves brasileiras. 40 cartas de espécies que aparecem no quintal da Reserva Guainumbi. Acabamento profissional, bonito, didático, ecológico, um sucesso entre as crianças e entre os adultos que gostam da natureza.

  • Post preparado por Claudia Komesu em maio de 2012.
  • Claudia foi coordenadora do projeto do Super RG, junto com João Marcelo da Costa, dono da Reserva Guainumbi.
  • Produzido pela Reserva Guainumbi.
  • Autores das fotos nas cartas: diversos autores. Veja este link.
  • Preço unitário: R$ 25, já incluso frete. Descontos para quantidades maiores. Veja como comprar.
  • O texto do release e as fotos deste post podem ser livremente usadas para a divulgação do produto.

 

Release: Reserva de Mata Atlântica lança o primeiro jogo de cartas de aves brasileiras

Quantos centímetros mede uma alma-de-gato? E qual o ano de descoberta do joão-bobo? Você sabia que o beija-flor estrelinha-ametista pesa apenas 3 gramas? Estas e outras informações sobre 40 espécies de aves brasileiras estão presentes no jogo Super RG: Aves do meu Jardim, um jogo de cartas no estilo do Super Trunfo da Grow.

O jogo se diferencia por ser 100% brasileiro, com várias espécies comuns em jardins, como o beija-flor-tesoura ou o sanhaçu-cinzento e outras mais raras como a coruja-listrada e o curió. As fotos trazem bons ângulos para o reconhecimento da espécie e, apesar do projeto gráfico ser voltado para as crianças, com cores fortes e ilustrações de passarinhos, com certeza muitos adultos também vão se interessar. O conjunto possui 40 cartas, quando o normal são 32. Interessante também é o fato de todas as espécies virem com os nomes popular, científico e em inglês.

As cartas são parcialmente bilíngues: além do nome em inglês os termos “Tamanho, peso, Ano, Estados, Difícil ver?” têm suas traduções, mas a frase de curiosidade que aparece na base da carta não está traduzida. As regras também só aparecem em português, o que não é um problema, já que o jogo segue a mesma lógica do original Top Trumps. O material é de boa qualidade, impresso pelo departamento de projetos personalizados da Copag.

O jogo é iniciativa de uma reserva de Mata Atlântica localizada em São Luis do Paraitinga, a Reserva Guainumbi. Todas as fotos foram feitas na Reserva ou arredores, e o projeto contou com o trabalho voluntário de um time de admiradores da Guainumbi: ornitólogos, fotógrafos, designer, editora, revisor, além do acompanhamento constante e direção do próprio João Marcelo da Costa, o proprietário da reserva.

É um jogo imperdível para quem valoriza a natureza brasileira e quer contribuir para a construção de uma reserva de Mata Atlântica, em processo para se tornar uma Reserva Particular de Patrimônio Natural

O Super RG pode ser adquirido exclusivamente pelo site da Guainumbi. http://www.reservaguainumbi.com.br/

 

Por Claudia Komesu

Fazer um “super-trunfo” de aves brasileiras era um sonho antigo, mas não conseguiria fazer sozinha. Fui voluntária da Reserva Guainumbi até abril de 2012 (quando saí do grupo para cuidar da Virtude). Em agosto de 2010 o João Marcelo perguntou quem gostaria de se envolver em um projeto de um jogo de cartas com as aves da Guainumbi, e foi assim que surgiu a oportunidade.

Foram quase 3 meses de trabalho intenso, especialmente de madrugada. Determinar o critério das espécies que entrariam, critérios estéticos da foto, pesquisa no Wikiaves, contato com os autores, criação do conteúdo, revisão com os ornitólogos, pesquisa de fornecedor, criação do projeto gráfico (feito pela querida Cássia La Serra, a designer com quem eu trabalhava na consultoria econômica. A Cássia fez voluntariamente o projeto gráfico e as ilustrações, nas madrugadas dela), criação de releases, fotos de divulgação (as fotos deste post eu fotografei a partir de provas de impressão recortadas a tesoura. O produto final não tem essas imperfeições, mas depois acabei não parando para fotografar as cartas reais).

Foi uma correria grande porque precisávamos ter o produto em mãos no início de dezembro, para pegar a onda de compras do final de ano, o prazo de produção da Copag (departamento de produtos personalizados) era de 3 semanas, porque o produto vem de Manaus, e além disso em outubro eu sairia para as minhas tradicionais férias na África do Sul. Mas no final deu tudo certo, o produto chegou a tempo, e conseguimos pagar logo no primeiro mês o empréstimo feito por um amigo da Guainumbi para pagar a gráfica. O trabalho meu, do Marcelo, da Cássia, dos ornitológos foi voluntário. Os autores das fotos cederam o uso e receberam exemplares do RG. O único custo em dinheiro foi o pagamento da gráfica.

O Super RG teve boas vendas no final do ano, e depois no Avistar 2011, quando a Guainumbi teve um stand na feira. Mas o produto não tem canais de distribuição, se você souber de alguém que poderia ajudar, por favor entre em contato com a Reserva Guainumbi. A Reserva é um lugar muito bacana, e as pessoas que trabalham por ela têm uma dedicação incrível. Vale a pena conhecer e apoiar.

 

Conheça também a versão para download, gratuita, do Super RG

A Virtude convida os autores de produtos relacionados a aves a se apresentarem. Podem ser produtos sem fins lucrativos ou comerciais, só precisam ser bonitos, relacionados com a natureza brasileira.

A descrição do produto é responsabilidade do produtor, mas se a descrição for diferente do que você adquiriu, envie um e-mail para claudia.komesu@gmail.com.

Caso você conheça o produto pela Virtude, por favor passe essa informação para o autor no momento
da compra e, se possível, para nós. Não ganhamos comissão, mas é uma informação importante sobre a influência da Virtude.

 

Presentes do bem

 

Produtos comerciais

 

Ideias para produtos