Tenho vários amigos que gostam de birdwatching, mas estou procurando alguém que more na minha região, porque vi que é bom demais compartilhar esses momentos com quem também é apaixonado pelas aves!

 

  • Texto: Daiane Barros
  • E-mail: daianebarros159@hotmail.com
  • http://www.facebook.com/dai.barros.73
  • Fotos das aves e de paisagens tiradas pela Daiane Barros e fotos da Daiane tiradas pelos amigos.

Meu nome é Daiane, sou estudante de biologia. Adoro ir a campo, observar as aves e a natureza, mas confesso que às vezes é difícil ir sempre sozinha. Moro em Vista Alegre do Alto, a 100 km de Ribeirão Preto. Por aqui não é muito comum a prática do birdwatching. Nenhum colega de turma, nem dos outros anos, se interessa por aves.

Sempre gostei de andar no mato e de observar a natureza. Descobri a paixão pelas aves quando comecei fazer parte de uma pesquisa de levantamento de aves em uma Reserva Biológica próxima da minha cidade.

Quando me perguntam por que gosto tanto das aves, respondo que é porque suas asas me levam a conhecer vários lugares lindos e pessoas maravilhosas. A forma ecológica de suas inter-relações e seu papel no meio ambiente me fascinam e me aguçam a curiosidade pelo conhecimento. Suas cores são como uma obra de arte em movimento! É impossível não se apaixonar e, como se tudo isso não bastasse, ainda cantam trazendo melodias lindas aos nossos ouvidos. E o fato de voarem as tornam muito especiais.

Quando penso por que escolhi aves, lembro que a escolha não foi minha: elas é que voaram até a mim, transformando minha vida. Elas me mostraram a liberdade de voar em um momento em que minhas asas estavam presas.

Gosto de viajar, conhecer novos lugares, sempre em busca das aves. Sou tranquila, não tenho frescuras, tenho fôlego para caminhadas mais longas, gosto de fazer o passeio em silêncio, atenta aos sons da natureza. Tenho estudado as vocalizações e já consigo reconhecer algumas. Tenho uma câmera e um binóculo, sou apaixonada por livros. Gosto de ver espécies novas, mas não sou fissurada por lifers. O que eu mais gosto é ficar observando o comportamento das aves, e conhecer pessoas que compartilhem da mesma paixão.

 

 

 

Must Love Birds

Explicação de Claudia Komesu, editora da Virtude-AG

“Procura-se um amigo que goste de birdwatching” é uma brincadeira com um filme que tem a Diane Lane o John Cusack. O título original é “Must Love Dogs”. No nosso caso, é “Must love birds”.

Passarinhar na companhia de quem também é apaixonado pelas aves e está na mesma sintonia que você multiplica as alegrias do passeio. Difícil é quando um está atrás de lifers ou diversidade de espécies, e o outro quer gastar todo o tempo do mundo observando ou fotografando, aí pode complicar. Combinem antes.

A Daiane é uma passarinheira muito alegre, compenetrada no passeio e sossegada. Achei uma pena ela não ter companhia pra passarinhar na região de Vista Alegre do Alto, e a convenci a fazer este post, que considero tão importante quanto os relatos de passeio.

Acho que o birdwatching tem um potencial de crescimento muito grande no Brasil, não só pela diversidade e beleza das aves, ou pelas lindas fotos, mas principalmente porque é uma atividade cheia de diversão e aventura, e que faz você conhecer outras pessoas que também valorizam a natureza.

Se você está procurando companhia pra passarinhar, ou um parceiro para algum projeto, escreva um post como a Daiane fez, será um prazer divulgar.