Em primeiro lugar: respeito pela natureza

O birdwatcher ético respeita os animais e o meio ambiente, procura causar o menor impacto possível e volta do passeio apenas com fotos e boas lembranças. O que isso significa na prática?

De forma geral não se aproxime muito. Se os bichos parecerem incomodados, afaste-se. Tente não alterar o ambiente, especialmente se for algo em volta do ninho ou do esconderijo do animal. Nunca use o playback perto de ninhos porque pode atrair predadores, como aves de rapina.

 

Consiga uma câmera ou um binóculo e acorde cedo

É possível observar as aves a olho nu, mas com o recurso de um binóculo, câmera ou luneta, a atividade é muito mais emocionante.

O que você vê entre 6h e 10h30 não se compara ao resto do dia. No começo pode ser difícil, mas depois que você vê como há muito mais aves, fica fácil sair da cama. Algumas pessoas madrugam e depois voltam pra casa ou pra pousada para descansar na hora do almoço. Voltam a sair depois das 15h. Além disso, o amanhecer e o entardecer têm luzes douradas e suaves, que dão um toque especial para a foto, bem diferente da luz nos horários mais quentes. Vale a pena.

 

Mais informações sobre câmeras

 

Onde observar aves?

Você pode começar olhando ao seu redor. Saiba mais sobre como aproveitar as redondezas.

Se quiser fazer passeio, nesta página há vários relatos com muita informação e fotos sobre passeios no Brasil e no exterior.

 

Um exemplo de com zoom e sem zoom

Veja abaixo uma foto feita com zoom (300mm + tele 1.4), sem zoom (70mm), e a que distância eu estava do príncipe.

 

Se você se apaixonar pela atividade, considere contribuir pela preservação. A situação no Brasil é bastante crítica, com riscos reais de extinção de espécies, além da evidente degradação do solo – enchentes, deslizamentos, e falta de proteção a um dos recursos limitados mais preciosos: água doce. As políticas públicas não pensam no país a longo prazo, e não valorizam a riqueza da biodiversidade – inclusive as grandes riquezas que poderiam vir de pesquisas para a medicina e cosmética. As decisões favorecem os lucros imediatos do uso da terra para atividades como gado, soja, eucalipto, extração de madeira. A pressão da opinião pública e o poder de compra, expresso em cada ação individual, talvez possa mudar esse cenário no longo prazo.

Algumas organizações confiáveis que lutam pela natureza:

http://www.renctas.org.br – combate ao hediondo tráfico de animais silvestres, que mata milhões de aves e outros animais por ano

http://www.savebrasil.org.br – aliada da BirdLife International na luta pela preservação de aves ameaçadas de extinção

http://www.avaaz.org – luta pela natureza e por diversas causas sociais

http://www.greenpeace.org