Não sei o nome da maioria das plantas deste álbum. São fotos feitas em trilhas. Caminhe prestando atenção, inclusive no chão: acúmulo de sementes, frutos mordidos, fezes, são sinais de atividade de animais, olhe em volta e descubra qual a árvore com frutos ou flor.

Uma árvore frutificando na mata é chamada de fruteira, e é uma das melhores ocasiões para fotografar as aves. Elas estão ocupadas comendo, e geralmente permitem uma boa aproximação. É comum ter mais atividade pela manhã.

A maria-sem-vergonha é uma planta comum, que aparece em jardins e casas e às vezes é arrancada como praga, mas foi colocada aqui para mostrar sua importância: o rabo-branco-rubro, um minúsculo beija-flor que aparece em Ubatuba, se alimenta dela nas trilhas quando há várias flores. É mais difícil vê-lo quando a prefeitura limpa a estrada e poda todas.

Se você tem um terreno, pense em poupar capim e plantas silvestres, especialmente as que dão florzinhas e frutinhos, todas têm uma função essencial à sobrevivência das aves!