Podemos inspirar as pessoas a realizarem pequenas ações para apoiar a proteção ao ambiente e às aves

A principal atividade de JC, o Pinguim Viajante, é arrecadar pequenas quantias de dinheiro durante os eventos relacionados com birdwatching. É fácil colocar moedinhas, ou dois, cinco, dez reais em uma caixinha que está na sua frente. Foi uma surpresa agradável ver que as pessoas têm quase uma compulsão por doar, é um gesto quase irresistível. Deve ser a vontade de fazer coisas boas, que tanta gente tem dentro de si e que nem sempre sabe como colocar em ação.

Com esse dinheiro são adquiridos guias de campo e outros livros de aves, às vezes em preços promocionais, que é para fazer a grana render mais; por exemplo, a editora Horizonte me faz desconto no Aves do Brasil – Pantanal e Cerrado, e ainda envia pelo correio! Algumas pessoas também me doam livros e pôsteres. Então procuro grupos de jovens observadores de aves que tenham necessidade de material e envio as publicações que me pareçam que serão mais úteis para eles.

Acho que o mais importante não é nem a quantia arrecadada, que sempre é modesta. Tem dois aspectos que acho fundamentais. Por um lado, dar oportunidade às pessoas para participarem, exercitarem o hábito da doação. Por outro lado, os responsáveis pelos projetos que recebem os livros se sentem valorizados, afinal, houve todo um esforço por parte de pessoas que nem se sabe quem são, em reunir o dinheiro suficiente para comprar os livros. E, puxa vida, entre tantos projetos por aí, justo o deles foi contemplado? Acho que esse reconhecimento, e a sensação, mesmo que passageira, de não estarem totalmente desamparados, é que realmente conta.

Tenho uma vida muito corrida, então só recolho doações durante eventos, não tenho como gerenciar depósitos em conta no dia a dia. Mas se me perguntam, em geral indico algum projeto que esteja precisando. Por exemplo, hoje uma amiga me escreveu perguntando como fazer uma doação para o Pinguim JC. Eu passei o número da conta do Gustavo Pinto (grande defensor dos mochos-dos-banhados, espécie ameaçada de extinção, que tem sofrido com incêndios criminosos na região de Americana, SP) e pedi para que a doação fosse feita diretamente a ele. O Pinguim JC do II foi ao II #vempassarinhar, do Observatório de Aves do Instituto Butantatan, ocorrido em 29 de junho de 2014, e o dinheiro arrecadado nesse dia foi enviado para o Gustavo.

Gostaria muito que as ações do Pinguim JC fossem divulgadas, e que isso estimulasse outras pessoas a também fazerem esse tipo de levantamento de fundos. Gostaria de ver as pessoas perderem a vergonha de pedir dinheiro, e irem à luta! Como o Projeto Coruja Bindi fez no Avistar. Quando fui à British Birdfair, na Inglaterra, fiquei espantada em ver que todas as ONGs tinham caixinhas de doação e faziam rifas, para arrecadar fundos para seus projetos. Podemos inspirar as pessoas a realizarem pequenas ações para apoiar a proteção ao ambiente e às aves. Acho que, vendo que o JC está fazendo alguma coisa, as pessoas se sentem menos sozinhas e se animam a também partirem para a ação.

 

O Fundo JC está com uma nova campanha

Tem um livro de aves encostado, um binóculo que já não usa mais, a câmera antiga mas em bom estado?
O Pinguim JC tem interesse! Sabe aquele binóculo que você deixou de usar? Sabe aquele livro de aves e natureza que vc já leu?….Então, faça uma doação e ajude a transformar novos olhares! O JC agradece!

Quem puder doar, entre em contato com Martha Argel: https://www.facebook.com/martha.argel ou pra quem tem cadastro no Wikiaves: http://www.wikiaves.com.br/perfil_marthaargel

 

Você pode ajudar o JC a estimular o carinho, o respeito e o interesse dos brasileiros por nossa natureza tão ameaçada:

* pratique a observação de aves; é um passatempo incrível (e você pode fazer isso da janela de sua casa!)
* chame seus amigos para curtir a natureza junto com você
* estimule a observação de aves por parte de seus filhos, sobrinhos, netos, afilhados e filhos dos amigos.
* convide seus amigos observadores de aves para visitar seu sítio, chácara, jardim, fazenda e, de quebra ofereça um piquenique!
* se você é professor, crie um grupo de observação de aves em sua escola
* se você é fotógrafo de aves, que tal fazer uma exposição de suas fotos na escola das crianças, na sua igreja, na loja de um amigo, no centro cultural de sua cidade?

Esta é a descrição geral do projeto Fundo JC para a Conservação das Aves

O Pinguim JC criou este fundo para estimular grupos de jovens observadores de aves, sobretudo em regiões que podem se beneficiar (social, ambiental e economicamente) da observação de aves e do turismo de birding.
Objetivo geral – estímulo a grupos de jovens observadores de aves, sobretudo em regiões que podem se beneficiar (social, ambiental e economicamente) da observação de aves e do turismo de birding.

Objetivos específicos
– estímulo à doação para causas ambientais
– estímulo à participação voluntária na arrecadação
– disseminação da observação de aves

Ações
– arrecadação de pequenas quantias, com o uso de JC, o Pinguim Viajante
– aquisição e envio de materiais para grupos previamente selecionados
– eventualmente poderão ser feitas doações de pequenas quantias em dinheiro

Estratégias
– arrecadação em eventos, usando como garoto-propaganda o Pinguim JC, que já é conhecido entre os observadores de aves e ornitólogos.

Público Alvo – Doadores – população em geral – observadores e fotógrafos de aves

Público Alvo – Beneficiados
– grupos de observadores de aves, sobretudo jovens Critérios para seleção dos beneficiados
– grupo de comprovada atuação, já com resultados iniciais
– ênfase em atuação socioambiental, e não apenas em aspectos científicos ou lúdicos
– trabalho com população de baixa renda e/ou situação de risco
– localização em áreas onde é necessário ampliar a ação de pessoas dispostas a preservar a natureza

Início das atividades – 28 de abril de 2013

 

 

Ações a favor da divulgação do birdwatching e da conservação da natureza (+)