• Breve relato de pescaria com birdwatching, passeio feito em jul/15, relato enviado em maio/17
  • Texto e fotos: José Luís Massoco

Levei minha Nikon D610 com duas lentes (Nikon 24-70 2.8 e Nikon 80-400 4.5-5.6). Inicialmente fui para Sinop / MT pescar no rio Teles Pires. Rio maravilhoso, com muitas corredeiras / cachoeiras e peixes incríveis.

Aproveitei para conhecer o Parque Florestal em Sinop. Reserva, no centro de Sinop, que mostra o que era a vegetação original bem no centro da cidade. Lugar lindo com muitos pássaros e um lago muito bonito.

Fiquei na cidade e num rancho na beira do rio, com o apoio do guia Marcos Beckmann. O uriaçu-falso foi um presente, pois estava descendo o rio Teles Pires e vi uma ave vindo da mata. Peguei a D610 com a 24-70 e comecei a disparar. Passou por cima do barco e na hora não notei o que era. Após abrir a foto no computador, pude visualizar a beleza do animal, com as asas fechadas e os pés para trás bem juntos. Foi tão rápido que não deu tempo de trocar a lente (colocar a 80-400). Depois dessa experiência decidi ter outro corpo com esta lente montada, pois às vezes temos que ser rápidos.

Depois fui para o rio Juruena, outro lugar fantástico com muitas ilhas e vida (peixes, pássaros e outros bichos). Fiquei na pousada Juruena, que dá todo suporte para o amante da natureza explorar as belezas da região. Mesmo sem dedicar um grande tempo, consegui registrar vários pássaros.