• Texto e fotos: Rodrigo Koci Popiel
  • Câmeras: Iphone, Nikon D300 com Tokina 80-400 e Nikon D800 com Nikkor 300 f4

Piedade é uma cidade pequena com 60 mil habitantes, onde morei até os 5 anos de idade entre o verde, bem diferente de onde moro hoje, São Paulo. Sempre que possível fujo para lá.

Para os turistas, além do clima de montanha, outro chamativo é o encontro com a natureza, belas cachoeiras, represas e trechos de Mata Atlântica, além de sítios de recreio, pesqueiros, pecuária e criação de animais.

Piedade também é palco de grandes eventos como a festa do Kaki Fuyu, Festa da Cerejeira e a Festa Alemã.
De carro, São Paulo – Piedade 1 hora e 30 minutos.

Locais que valem a pena conhecer – Piedade e arredores

HORTO FLORESTAL
Inaugurado em 1995, o Horto Florestal Municipal possui 24 mil metros do mais puro verde, com suas espécies vegetais em abundância, é um lugar ideal para quem aprecia o contato direto com a natureza. Nele é possível encontrar 20 mil metros de mata remanescente da Mata Atlântica, com muitas mudas nativas. Anualmente são produzidos 15 mil mudas de plantas, além de uma pequena área com plantas medicinais. O visitante terá a oportunidade de conhecer diversas árvores tais como: Cerejeiras, Araucária, Paul-brasil e Palmeira imperial, entre outras. Além disso, o Horto possui três lagos com muitas carpas e trilhas para um agradável passeio ecológico.
CACHOEIRA DA FUMAÇA
A belíssima Cachoeira da Fumaça está localizada a 22 Km do centro de Piedade, no Parque do Jurupará, numa área de aproximadamente 5Km de Mata Atlântica. O nome Cachoeira da Fumaça foi dado pelos próprios moradores por causa da neblina que é constante, dando a impressão que existe uma névoa encobrindo o local.

São Miguel Arcanjo: Parque do Zizo – uma das mecas da Mata Atlântica. Tem hospedagem e uma ampla área de mata preservada. [Posts no Virtude]

Tapiraí: Trilha dos Tucanos – tem hospedagem (apenas dois chalés), e day use. Abriu este ano para o birdwatching, tem sido bastante visitada e elogiada, graças à simpatia dos donos, o Marcos e a Patricia. [Posts no Virtude]

Outras opções de hospedagem em Tapiraí: Pousada do Professor e Pousada Salve Floresta (a Salve Floresta também tem área de mata, mas em geral é preciso reservar com antecedência de pelo menos uma semana).

Restaurante Estação Boca do Monte
Boa comida a bordo de um vagão de trem. A Estação Boca do Monte é muito mais do que um restaurante é um ponto turístico de Piedade.
Estação Boca do Monte
Rodovia SP 79, km 121
Fone: (15) 3244-1699
Horário de funcionamento: de domingo a sexta das 11h30 às 16h, sábado das 11h30 às 16h e das 19h às 23h. Quarta-feira fechado.
www.estacaobocadomonte.com
Ronco do Bugio
O pouso e gastronomia Ronco do Bugio, integrante do seleto grupo da Associação Roteiros de Charme, está localizado em uma reserva florestal na Serra de Paranapiacaba, em um sítio de 16 alqueires, na cidade de Piedade, a 100 km de São Paulo.

Ronco do Bugio – Pouso e Gastronomia
Estrada PDD, 128 – Bairro dos Pires
Reservas (11) 8259-7788/(15) 3299-8600
http://www.roncodobugio.com.br/

Pesqueiro Kiri
A psicultura Fazenda Kiri está localizada em Piedade numa área preservada de Mata Atlântica a mil metros de altitude. O local, de vista privilegiada, oferece aos turistas além da proximidade com a natureza e com o verde das matas um clima diferente dos demais. Lá você encontra tilápias grandes, black bass, cath fish, pacus e carpas.

Fazenda Kiri
Estrada Municipal, Km 7 – Vila Élvio
Fone: (15) 3299-5197 / 9714-9535
Horário de funcionamento: de quarta-feira a domingo e em feriados das 8h às 18h.
www.fishingteam.com.br/fazendakiri

Vila Élvio
O imigrante italiano Luigi Liscio desembarcou no Brasil no fim do século XIX e se tornou pioneiro na fabricação de móveis em escala. Anos depois, o bem-sucedido empresário novamente surpreenderia. Criou uma colônia agrícola como satélite de sua indústria instalada em Piedade, onde iniciou a aquisição de terras em 1935, atraído pela vegetação abundante em espécies de madeira. Vale a pena conhecer e fazer uma viagem ao passado em meio a natureza!

Vila Élvio
Estrada Vicinal Giácomo Bassi s/n – Acesso pela SP 79 – altura Km 121
Aproximadamente 20 Km do centro de Piedade

 

Piedade – tabela de distâncias: 

Campinas SP: 100 km
São Paulo SP: 130 km
Tapirai: 36 km
Ibiuna: 27 km
São Miguel arcanjo: 78 km
Sorocaba: 29 km
Votorantim: 25 km