A menos da metade do caminho entre Porto Alegre e a Lagoa do Peixe, fica a praia de Cidreira e suas lagoas e dunas. É uma praia de moradias simples, e com lençol freático alto, sujeita a alagamentos quando chove.

  •  Texto e fotos: Gilberto Sander Müller
  • Câmera: Canon Pwershot SX30

A distância de Porto Alegre é de aproximadamente 100 km, sendo que a estrada com menor percurso é a RS-040, passando por Viamão. A sugestão é ir pela RS-040 até Balneário Pinhal, voltar até Cidreira pela RS-784, depois ir até Tramandaí pela RS-786, passar pela ponte até o Imbé, voltar por Santo Antônio da Patrulha (RS-030) pegar e voltar pela BR-290, com um total de 250 km rodados, e dois pedágios.

Em Cidreira e Balneário Pinhal podem ser feitos avistamentos de pássaros na área litorânea, com muitas aves limícolas, nas dunas, e também nas lagoas e capões de mata.

O mar do Rio Grande do Sul nesta região é quase sempre sujo, e o vento predominante, o nordestão, levanta a areia fina que entra nos olhos e no corpo todo. É bem mais agradável apreciar as lagoas, onde não se tem tanta interferência do vento forte, e onde temos uma boa diversidade da fauna para observar.

Assim, é possível observar aves no Lagoa Country Club, http://www.lagoacountryclub.com.br/index.asp , um loteamento à beira da Lagoa de Cidreira, com aves limícolas e também de mata. O acesso é permitido, mediante identificação na portaria. Na beira da estrada RS-784 também existem diversos pontos com bandos de aves em movimento. A RS-786, que liga Cidreira a Tramandaí também tem diversas áreas em que é possível avistar aves e outros animais selvagens da beira da estrada.

Chegando em Tramandaí, a barra do Rio Tramandaí também sempre é um ponto de interesse, com seus botos, os pescadores tarrafeando as tainhas e as aves limícolas.

http://www.biotemas.ufsc.br/volumes/pdf/volume181/p181a191.pdf

http://tambemgostodeaves.blogspot.com.br/2012/06/barra-do-rio-tramandai.html

http://www.turismo.rs.gov.br/portal/index.php?q=atrativo&id=2705&bd=&fg=2

Na volta, ainda compensa passar pela estrada velha – RS-030, que tem junto à estrada vários pontos com mata e plantações de bananeiras com muitos pássaros, nos municípios de Santo Antônio da Patrulha e Glorinha.