(Passeio em 2009, relato transposto em julho/2012). Passeio na famosa cidade de Dourado – SP, onde há uma boa área de cerrado preservado e muitas espécies de aves.

Papa-formiga-vermelho (Formicivora rufa) Rusty-backed Antwren

 

  • Texto e fotos: João Marcelo da Costa, dono da Reserva Guainumbi
  • Relato de passeio em Dourado – SP em dezembro de 2009, com Cal Martins como guia.
  • Dourado fica a 270 km da cidade de São Paulo. Não confundir com Dourados – MS.
  • Hospedagem: www.parquedolago.com.br

Acho que a maioria do grupo sabe que as aves tomaram conta da minha vida…  Mesmo tendo o projeto da Reserva Guainumbi – São Luis do Paraitinga, me desdobro entre as deliciosas tarefas de receber visitantes na reserva e visitar locais diversos para conhecer as pessoas e as aves de cada região onde possa ir.

Este final de semana conheci Dourado-SP, perto de Brotas (Terra do cantor Daniel, que é conhecido como desmatador de cerrado por lá….) Vale a pena ir. O local, apesar de estar bem explorado pela pecuária e pela cana-de-açúcar, ainda reserva muitas surpresas para os observadores de aves.

Tive o privilégio de ver e fotografar 15 lifers em 1 dia com o ótimo guia Cal Martins: http://www.wikiaves.com.br/perfil_trogon

Destaques para caboclinho, papa-formiga-vermelho (abertura do post), e o tuju. Temos ele na Guainumbi, mas tive a sorte, em Dourado, de fotografá-lo de noite, voando e dar foco..rs..

Tuju (Lurocalis semitorquatus) Short-tailed Nighthawk

Ah! Na hora de se hospedar, que tal dar preferência para locais que respeitem as áreas de reserva legal ou sejam RPPNs ou, pelo menos, tenham projetos ambientais??? Prestigiem quem preserva…

Indico esta fazenda. É nela que poderá, que sabe um dia, ser feito o projeto de reintrodução dos bicudos.

www.parquedolago.com.br

Quando você abre o site, não passa a impressão de ser um local que preserva, mas eles fazem plantio de mudas, é local de soltura de animais apreendidos pelo Ibama, fazem educação ambiental e cuidam das nascentes:

“O Parque do Lago faz parte de uma propriedade agrícola de 459,8 ha, onde explora a agricultura e pecuária, além de preservar seus recursos hídricos com 120.000m² de espelho d’água, afluentes do rio Jacaré Pepira. Possui 5 reservas florestais e neste último ano 21 mil mudas de árvores nativas foram plantadas em seu solo. É cadastrada no IBAMA como Criatório Conservacionista da fauna e flora brasileira, além de ser ponto estratégico de soltura de animais presos ilegalmente.

Trabalha com escolas em educação ambiental e pratica diariamente o turismo ecológico, esportes de aventura e promoção de eventos.”

Abraços a todos…

 João Marcelo da Costa