Abre-Pantanal

O Pantanal é um local fantástico para quem gosta da natureza e de fotografia de natureza. Um festival de aves, especialmente as vistosas como o tuiuiú, colhereiro, maguari, cabeça-seca, gavião-belo. Dificilmente você não verá jacarés, veados,tamanduá-bandeira, talvez até o cervo-do-pantanal que chega a 1,20m de altura até o dorso. Porto Jofre, no final da Transpantaneira, se tornou o melhor lugar do mundo para ver a onça-pintada. Fazendo o passeio por barco, em três dias é quase impossível não ver uma onça – muitas pessoas conseguem ver logo no primeiro dia. Ir para um bom local do Pantanal é um safári fotográfico.

O bioma: o Pantanal é a maior planície alagável do mundo. No Brasil ocupa uma área de 140 mil km2, e se estende também pela Bolívia e Paraguai. Nas regiões que alagam, como em Aquidauna, só é possível ir na seca.

Para quem: qualquer um pode ir. Você pode ver os bichos pela Transpantaneira, ou nos arredores da sede das pousadas, ou fazer caminhadas pelas propriedades. Faz bastante calor, e em alguns lugares tem muitos insetos. Ambientes com muita luz e espaços amplos, excelentes oportunidades fotográficas.

Onde ficar: alguns locais famosos: Transpantaneira: Araras Ecolodge, Sesc Pantanal. Pousada Aguapé, Fazenda San Francisco, a RPPN Buraco das Araras. Nesses locais com certeza você verá muitas coisas.

Quando ir: o Pantanal é bom o ano todo, mas evite o período das cheias e das chuvas, de janeiro a abril, o número de insetos nesta época pode incomodar. Os melhores meses seriam os da seca no Pantanal, de julho a outubro. Mas maio -junho e também novembro-dezembro não deixam a desejar. [informação do post de Geiser Trivelato, que montou um passeio pela Transpantaneira: http://virtude-ag.com/aventura-pela-transpantaneira-novo-roteiro-para-quem-busca-otimas-fotos-por-geiser-trivelato/]

 

 

 

Posts relacionados com o Pantanal – em ordem cronológica de publicação