O zoológico de São Paulo é um bom lugar para iniciantes. Movimentado nos fins de semana, especialmente aos domingos, mas é um lugar seguro, em que você pode andar com a câmera despreocupadamente, e há muitos temas para fotografar, inclusive tucanos e bugios que vivem na mata do parque.

Zoológicos são um bom lugar para treinar fotografia de fauna. No zoológico de São Paulo, além dos enjaulados, há tucanos e bugios soltos, que moram na mata do zoológico. O local é seguro, e não é preciso assinar permissão especial para fotografar. Vá preparado para caminhar bastante.

O fim do dia, a partir das 16h, é o horário mais provável de ver os felinos em atividade, mas logo eles já estão de costas para você, interessados no tratador que vai chamá-los para o jantar e levá-los para as jaulas de contenção. Os tigres e leões ficam em espaços abertos com fossos, e são guardados todas as noites em jaulas, para o caso de uma árvore cair à noite e criar uma ponte.

No passeio noturno do zoológico é possível ver os felinos acordados e ativos, mas o passeio é num grupo grande, infelizmente são poucos minutos em frente a cada jaula. O passeio é concorrido, costuma lotar com 4 meses de antecedência. (spoiler) Fomos em abril de 2012, e foi emocionante a entrada triunfal da coruja-orelhuda no saguão em que assistíamos ao vídeo institucional do zoológico, antes do passeio. É uma coruja que caiu do ninho e quase foi morta a pedradas pelas pessoas sem coração. Alguém levou-a ao zoológico, cuidaram dela, e ela foi selecionada para o programa de educação ambiental. A coruja voou de um treinador para outro, motivada pelas iscas de carne de rato. É um bicho magnífico e o voo é realmente silencioso.

A maioria dessas fotos é de 2007 e 2008 (exceto as fotos do passeio noturno: saguão e coruja pousada na luva). Quando passamos a passarinhar mais, paramos de ir fotografar no zoo, mas é um passeio altamente recomendado para quem quer treinar fotografar fauna.

Zoológico de São Paulo
www.zoologico.com.br
Avenida Miguel Estéfano, 4241
Água Funda – São Paulo – SP – CEP 04301-905
Fone: (11) 5073-0811 / Fax: (11) 5058-0564

Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h. Fechado na segunda-feira.

Tem estacionamento e lanchonete.

O site do zoo é bem completo, inclusive com informações sobre como chegar e valor dos ingressos.