Irerê (Dendrocygna viduata) White-faced Whistling-Duck


A Marambaia é o local onde o querido rio Jaú desemboca no rio Tietê. Este local é também chamado de tríplice fronteira, pois é, a intersecção dos territórios das cidades de Jaú, Itapuí e Bariri. A paisagem da Marambaia em muito foi modificada ao longo dos anos pela ocupação humana e por último pelo alagamento da barragem da Usina Hidrelétrica de Bariri.

Este local apresenta áreas de várzea importantes, abrigando assim, espécies de aves ligadas a ambientes aquáticos. Não é difícil avistar e registrar, por exemplo, o tuiuiú, cabeça-seca, carão, asa-branca, irerê, pé-vermelho, pato-do-mato, jaçanã, pernilongo-de-costas-brancas, tapicuru-de-cara-pelada, colhereiro, frango-d’água-azul, trinta-reis-grande, maçarico-de-colete, águia-pescadora, gavião-preto entre tantos outros.

O acesso é muito fácil, tanto pela rodovia Bocaina-Itapuí como por estrada de terra após o Distrito de Pouso Alegre de Baixo, onde tem a melhor comida caipira do interior paulista com os restaurantes do Polaco e do Codato.

A Marambaia é literalmente uma explosão de vida com suas áreas alagadas e brejosas, desfilando inúmeras espécies de aves, de insetos, de borboletas. Um palco pronto e arranjado para quem gosta de se aventurar na observação e registro da natureza.