No feriado de Corpus Christi de 2011 aproveitei para curtir a natureza e fotografar com meu amigo Rogério Machado, estudante de biologia, e seu filho Matheus, de 8 anos. Fomos para a represa do Broa, em Itirapina, a 220 km de São Paulo. Fizemos trilhas até chegar ao local.

 

A região parece ser bem interessante, as atrações são cascading, rapel, trekking, voos de asa delta. Na cidade de Itirapina há a Capela Santo Antônio de Pádua (Igreja Matriz), Capela Nossa Senhora da Conceição, Represa do Brôa, Fazendinha, Cachoeira São José, Cachoeira do Saltão.

Obs de Claudia Komesu, editora da Virtude: em Itirapina há uma das mais importantes reservas de Cerrado no Estado de São Paulo, a Estação Ecológica de Itirapina, mas infelizmente não é aberta à visitação. É um local conhecido por ter espécies típicas do Cerrado, como o galito, bandoleta, os papa-moscas, e fazer parte da rota de migração dos sporophilas. Já ouvi dizer que o pessoal vai fazer cooper lá dentro. Informações do Centro de Estudos Ornitológicos: http://www.ceo.org.br/onde/itirap.htm

Dica: em locais frequentados por muita gente, tente descobrir o horário com menos pessoas. Na maioria dos locais entre as 6h e às 9h costuma ter menos gente e mais aves.

 

Lista de campings na região de Itirapina

Camping Mirante das Águas – Cachoeira do Saltão

Rodovia Ulisses Guimarães Km 23

(19) 3483-7314 / 3294-4774

Email: cachoeira@saltao.com.br

Site: Camping Mirante das Águas

 

Camping Paraíso das Águas

Av. IV, 530.

(19) 3575-1257

Email: reservas@paraisoaguas.com.br

Site: Camping Paraíso das Águas

 

Camping Fazenda Palmeiras

Rodovia Ulisses Guimarães Km. 23

(19) 3481-1805