pa_rio-claro_Sivonei_jan14_06
O Museu do Eucalipto
pa_rio-claro_Sivonei_jan14_02
Infelizmente, como em outros locais deste tipo, as construções estão em total condição de abandono
pa_rio-claro_Sivonei_jan14_03
Dezenas de espécies de arvores margeiam as trilhas bem cuidadas do local.
pa_rio-claro_Sivonei_jan14_08
Moitas de Bambus com dezenas de metros.
pa_rio-claro_Sivonei_jan14_10
Trilha com uma coleção de espécimes dessa árvore
pa_rio-claro_Sivonei_jan14_16
Flores, insetos e aves, o pacote completo!
pa_rio-claro_Sivonei_jan14_21
A passarela que leva até a capela
pa_rio-claro_Sivonei_jan14_18
A passarela vista pela frente da capela
pa_rio-claro_Sivonei_jan14_19
Saíra-amarela (M)
pa_rio-claro_Sivonei_jan14_20
Figuinha-de-rabo-castanho (M)

 

Local tranquilo, com trilhas bem cuidadas, lago interessante, várias oportunidades fotográficas

Fundado no final do séc. XIX pela antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o horto ganhou o nome de Horto Florestal Edmundo Navarro de Andrade em homenagem a esta pessoa que, no ano de 1914, trouxe dezenas de mudas de eucalipto da Austrália. No local existe hoje o Museu do Eucalipto, aparentemente funcionando na casa que abrigou este pesquisador e onde ficaram guardados os resultados de suas pesquisas.

A partir de 2002 o local recebe a classificação de “Florestal” e passa a ser administrado pelo Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente. Possui uma imensa área verde com a maior variedade de Eucalipto do país, além de diversas construções datadas do início do século XX.

Infelizmente, como em outros locais deste tipo, as construções estão em total condição de abandono, mostrando a falta de interesse na manutenção de nosso patrimônio histórico. Apenas alguns prédios usados em atividades culturais e administrativas possuem algum tipo de manutenção.

Mas o grande atrativo do local é a sua extensa área verde, composta por diversas trilhas e por uma pequena estrada de chão que corta a floresta. Muitas árvores de diversas espécies, além dos já citados eucaliptos, atraem uma variedade de aves e pequenos mamíferos. Dezenas de espécies de arvores margeiam as trilhas bem cuidadas do local.

Além disso, existe no local outra atração muito interessante. Trata-se de um grande lago repleto de plantas aquáticas e aves que ali habitam. Existe até a lenda de que no local já foi avistado um jacaré (na internet existem fotos do tal jacaré), mas alguns funcionários do local não acreditam nessa história…

Às margens desse lago encontram-se vários bancos de madeira, dispostos em um gramado onde frequentadores do local fazem aquela “farofinha” típica, mas existem recipientes para coleta de lixo espalhados por toda a área, além de avisos aos visitantes, alertando sobre o lixo a ser recolhido.

Um pouco mais a frente encontra-se outra atração do local, uma pequena capela (infelizmente não encontrei mais informações sobre a mesma) que na ocasião encontrava-se fechada e portanto não consegui fotografá-la internamente.

Para se chegar a capela é necessário caminhar por uma passarela de madeira, suspensa alguns metros acima do solo (em alguns trechos são apenas centímetros) e margeada em alguns trechos por um pequeno riacho. Nesse local é possível observar e fotografar diversas espécies de aves e insetos, nas arvores e arbustos que acompanham o trajeto.

Existem ainda outras atrações e trilhas no local, que não pude explorar na ocasião mas que certamente devem render excelentes imagens e encontro com aves incríveis. Acredito que várias visitas sejam necessárias para se conhecer melhor o local.

O local é aberto todos os dias das 8 as 17h e dispõem de uma lanchonete (que parece funcionar apenas aos finais de semana).

Leve repelente para insetos (inclusive carrapatos) pois em alguns trechos nas trilhas o ataque é implacável.

Permitem o uso de câmeras fotográficas e você pode se cadastrar e receber uma autorização permanente para isto, basta preencher um formulário na administração e se for abordado por algum segurança, mostre-a. Infelizmente essa autorização só é feita em dias da semana e no horário de expediente da administração do local.

Outras regras são estabelecidas visando a manutenção da ordem no local, tais como:

Não é permitido

  • Atividades com fogo
  • Pescar , caçar, nadar, coletar ou danificar a vegetação
  • Alimentar os animais
  • Andar fora das trilhas ou abrir caminhos alternativos
  • Causar danos ao patrimônio
  • Utilizar aparelhos sonoros em alto volume
  • Jogar lixo fora das lixeiras
  • Velocidade acima de 30km/h
  • Animais domésticos sem coleira ou guia
  • Comercialização de produtos sem a autorização da Administração
  • Fazer fotos para fins comerciais sem prévia autorização
  • Desrespeitar os seguranças da Unidade

O endereço do local é Av. Edmundo Navarro,s/n – bem próximo a Antiga Estação de Trem, fácil de chegar e bem sinalizado o trajeto até o local.

A cidade de Rio Claro esta bem próxima de Limeira e Americana e distante aprox. 180 km de São Paulo, com acesso pelas rodovias Bandeirantes e/ou Anhanguera, finalizando na rodovia Washington Luis.