O Festival das Cerejeiras é uma ótima opção de lazer para o paulistano fazer com a família e está aberto ao público durante todo o mês de julho. Além da beleza das flores e da paisagem, os observadores de aves têm ótimas oportunidades de fotografar espécies como o saí-azul, o gaturamo-bandeira e vários beija-flores.

Saí-azul (Dacnis cayana) Blue Dacnis (F)

 

O Horto Florestal de São Paulo fica na zona norte e tem uma área de 174 hectares. Há diversas espécies de aves, desde as aquáticas e mais fáceis de serem vistas como a garça-branca-pequena, frango-d´água-comum, biguá, savacu, socozinho, e outras mais de mata como o surucuá-variado, a mariquita, o chupa-dente, o arapaçu-de-garganta-branca, a choquinha-de-garganta-pintada.

Além dos avistamentos habituais, uma floração especial permite oportunidades para belas fotos de espécies como o saí-azul, o gaturamo-bandeira e vários beija-flores. Anualmente, durante o mês de julho florescem as cerejeiras do Horto Florestal de São Paulo, plantadas no Arboreto 500 anos, sendo possível percorrer a Trilha do Descobrimento e observar 50 espécies da flora nativa da Mata Atlântica.

As cerejeiras são da espécie Prunus cerasoides, de origem do Nepal, conhecidas como variedade Himalaia. A floração das cerejeiras ocorre em meados do mês de julho, sem data muito certa, variando de acordo com o clima no período do inverno.

O Arboreto 500 anos ocupa uma área de 10.000 m2 com 500 mudas de 50 espécies diferentes de plantas e simboliza a amizade e simboliza a amizade e a cooperação entre Brasil e Japão.

O Festival das Cerejeiras é uma ótima opção de lazer para o paulistano fazer com a família e está aberto ao público durante todo o mês de julho. O site do Horto avisa quando as cerejeiras vão começar a florir, ou você pode se informar ligando para o parque. Podem ser feitos passeios monitorados pela trilha ecológica e o parque dispõe inclusive de veiculo elétrico para transportar idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

 

Horto Florestal – Parque Estadual Alberto Löfgren, Rua do Horto, 931.

Para fotografar, basta assinar um termo na portaria dizendo que você não fará uso comercial das imagens.

Entrada franca.

O Horto fica aberto todos os dias, das 5h30 às 19h.
O Festival das Cerejeiras acontece no Arboreto durante o mês de julho (a data exata depende do início da floração), e fica aberto das 9h às 16h.

http://www.iflorestal.sp.gov.br/hortoflorestal/

Informações: Tel 2231-8555 Ramais 2013 (Bucci) ou 3260 Ana

festival.cerejeira@gmail.com