A pedido de Claudia Komesu, para quem João tinha mencionado o tal arraial onde se come muito bem na região da Canastra, João escreveu um post que une belas fotos do cerrado e indicações sobre onde se esbaldar com as delícias da comida mineira.

O pequeno povoado de São João Batista, aos pés da serra da Canastra, é um convite àqueles que procuram tranqüilidade, natureza e as delícias da cozinha mineira.

Estive por lá com meu estimado tio e companheiro de passarinhadas Maninho Camarão, e com o competentíssimo Alessandro Abdala que nos guiou nesta que foi uma das melhores viagens que já fizemos.

A portaria 2 do Parque Nacional da Serra da Canastra fica bem próxima ao arraial, dá pra ir caminhando (1 km). Caminhando também se chega às cachoeiras da Gurita e Lava-pés (0,5 km), o que é uma raridade praquelas bandas, haja vista as enormes distâncias que separam os pontos turísticos da região.

O arraial possui duas pousadas, ficamos na Pousada da Serra, lugar simples, mas confortável, com uma ótima vista para a cachoeira da Gurita. Essa pousada ofereceu-nos um dos melhores desjejuns já experimentado por este que vos fala, praticamente tudo preparado pela quitandeira da pousada, com muitos ingredientes locais, vale a pena conferir!

No arraial só há um lugar onde o turista pode fazer as outras refeições, e é uma atração à parte. É só fazer a reserva com o seu Vicente em seu bar, único no arraial, e se dirigir no horário combinado à sua casa, que fica ao lado do bar. Uma mesa rústica de madeira, posicionada entre a cozinha e o quintal da casa acomoda umas 10 pessoas que podem se deleitar com os prazeres da legítima culinária mineira. As receitas, transmitidas por gerações a fio, são preparadas pela esposa de seu Vicente no fogão a lenha, sempre acompanhadas da famosa iguaria local, o queijo canastra, marca registrada que bem simboliza a hospitalidade e a boa comida mineira. Ah, e prepare-se para ouvir uns causos do seu Vicente, que é filho da terra, e conhecer um pouco mais sobre aquele pedacinho do paraíso e seus habitantes.