Hoje (17/jun/13) o colega Ademar H. Kawaguti me escreveu para informar que as cerejeiras do Parque das Cerejeiras, em Campos do Jordão, já estão floridas, e para agradecer pela informação compartilhada na Virtude-AG. Quem tiver oportunidade, procure os locais quem possam ter cerejeiras floridas, elas atraem muitas aves e dão fotos ótimas.

floracao_cerejeira

 

O Parque das Cerejeiras, uma beira de córrego na avenida principal de saída de Campos do Jordão, em frente aos Bombeiros, junto à Casa do Artesão é um lugar imperdível quando as cerejeiras estão floridas.

Um bando grande de saíras-lagartas, vários grupos de tiribas-de-testa-vermelha, bandeirinhas, saís-azuis, saíras-amarelas, quetes, beija-flor-de-papo-branco, a fêmea do rubi, beija-flor-de-topete, uma visita rápida de alguém que parecia o besourinho-de-bico-vermelho, sanhaçus-cinza, sanhaçus-de-encontro-amarelo. No córrego: uma fêmea de maria-preta-de-bico-azulado, joão-pobre, sabiás-laranjeira, sabiá-uma. E vocalizações que eu não sabia identificar.

As saíras-lagartas, os tiribas e os bandeirinhas permitiam grande aproximação. Na verdade, movendo-se devagar embaixo deles, eles simplesmente não se importavam com a sua presença.

No sábado vi as aves por volta das 13h, no domingo cheguei antes das 9h mas as saíras e os bandeirinhas só chegaram 10h40 (as fotos no Wiki estão com horário errado, 1h adiantada). Antes das 10h40, só tiribas e alguns beija-flores. Fui embora às 11h, voltei em torno do meio-dia, fiquei até às 13h, e as saíras e os bandeirinhas continuavam por lá, e o beija-flor-de-topete também apareceu.

Infelizmente a floração das cerejeiras é rápida. Já estavam floridas duas semanas atrás, no feriado de Corpus Christi, mas não parei lá para passarinhar. Ainda estavam floridas no dia 12-13, mas imagino que o fim de semana de 19-20 seja o último.

Veja a grande diferença de ter luz ou não. As primeiras fotos foram num dia nublado. No dia seguinte fez sol, e aí sim consegui registrar o colorido dessas lindas aves.