Hotel Cachoeiras da Serra 001
Hotel Fazenda Cachoeiras da Serra visto do alto da Serra da Moeda
20140817_095703
Uma das trilhas utilizadas para atividades de observação de aves
IMG_6169
O inédito gaturamo-rei (Euphonia cyanocephala)
IMG_6170
Especial turma de novos observadores de aves
IMG_6232
Comum e belo, o tesourão (Eupetomena macroura)
IMG_6250
A pose do piolhinho (Phyllomyias fasciatus)
Picture1
Sol se escondendo no Vale do Rio Paraopeba. Serra da Moeda
Poecilotriccus plumbeiceps
O simpático peidinho, ou tororó (Poecilotriccus plumbeiceps)

 

Em julho desse ano, uma feliz coincidência ocorreu. Em umas das minhas tradicionais passarinhadas pelas trilhas da Serra da Moeda, me perdi explorando novos caminhos e, quando assustei, estava dentro de um Hotel Fazenda. Conversei rapidamente com a Jane (que no momento me pareceu proprietária) que gentilmente me indicou o caminho e me entregou um cartão. Voltando para casa e com a mente ainda nos passarinhos, me surgiu a ideia de propor uma parceria para incentivarmos a observação de aves junto aos hóspedes e criar um ponto de apoio e pouso para observadores experientes, modelo criado pelo amigo Ricardo Mendes em Minas Gerais (www.minasbirdingtours.com.br).

De lá para cá foram várias visitas e conversas e, após algumas delas, definimos uma data para inaugurar. Na última sexta-feira (15/08) cheguei no Hotel Fazenda Cachoeiras da Serra para iniciar os trabalhos de Observação de Aves. O hotel é um agradabilíssimo local, encravado ao pé da Serra da Moeda. Os proprietários, Guilherme e Jane, são de uma simpatia inigualável. Os filhos pessoas excelentes e os funcionários esbanjam educação. Paisagem e clima tipicamente mineiros. Local ideal para um bom descanso e refúgio.

Já no primeiro dia, antes dos hóspedes chegarem, acordei cedo e fui passarinhar. Logo cedo o gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus) já estava vocalizando. Me alegrei muito ao ouvi-lo, pois é um excelente sinal de conservação da região e um indício de possível ninho, já que faz mais de um mês que tenho registrado ele por ali. Fiz o percurso tradicional, para avaliar como estava a trilha para receber os hóspedes. Durante a manhã foi possível registrar 57 espécies. No fim da tarde fomos eu, um dos donos e um funcionário visitar a parte alta da Serra. Estava fraco de passarinho, muito vento e frio. Aproveitamos para ver como estava a parte histórica da trilha dos escravos, as antigas grutas que se escondem entre as pedras e um das cenas mais lindas de pôr-do-Sol que já vi até hoje. Chegando a noite aproveitamos o horário do jantar para divulgar oficialmente a atividade e apresentar os horários.

No sábado cedinho acordamos, tomamos um café rápido e botamos o pé na estrada. Eu e mais 4 pessoas (Zé Augusto, Virgínia, Fellipe e Robertinho). Durante 4 quilômetros, muita conversa bacana e muito passarinho. Foram registradas 55 espécies, destaques para o show do gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus) que finalmente deu as caras, o gaturamo-rei (Euphonia cyanocephala) que passou rapidamente em frente aos nossos olhos, o peidinho (Poecilotriccus plumbeiceps) que divertiu a todos. Após descansar e jantar, a noite partimos a procura de corujas. Novamente o frio e o vento forte dificultaram e acabamos não registrando nada, apenas um bacurau (Hydropsalis albicollis) que havia visto mais cedo. No domingo aproveitei a “folga”, acordei cedinho e fui passarinhar. O dia foi excelente. Muitos registros novos e muita foto bonita. Acordei inspirado pelos bons resultados de sábado.

Ao final dos três dias o resultado não poderia ser melhor. Foram registradas 92 espécies de 28 famílias diferentes. Foram 10 registros novos para a lista de Moeda/MG que agora possui 181 espécies de aves listadas. A cada nova visita a região se mostra ainda mais promissora. a sequencia de atividades e a formação de novos observadores de aves ajuda na conservação. Quanto mais pessoas sensibilizadas e comprometidas, melhor para o ambiente. Agradeço novamente à Jane, ao Guilherme e aos demais amigos do Hotel que foram extremamente simpáticos.

Quer conhecer a região e as aves de Moeda? Agende já sua hospedagem e passeio entrando em contato.