O Virtude foi lançado em maio de 2012 com o objetivo de incentivar o birdwatching no Brasil. Naquela época não era fácil encontrar material para iniciantes e eu acreditava que se houvesse mais pessoas passarinhando, haveria mais gente disposta a lutar pela natureza.

Durante alguns anos o objetivo do Virtude foi oferecer orientações para quem estava começando, reunir relatos de viagens e de passeios, compartilhar projetos e trabalhos a favor da natureza.

Desde 2015 tenho diminuído a quantidade de relatos de viagens e outros posts publicados. Há vários motivos, entre eles reconhecer que o Virtude é uma porta de entrada, mas para se manter a par de relatos e passeios o Facebook é o melhor canal. O celular é cada vez mais a principal forma de navegação na internet, as pessoas se interessam por mais imagens e menos texto. Tenho pensado em como aumentar a divulgação da natureza brasileira considerando essa realidade. Uma das ideias é um projeto megalomaníaco de inundar o Pinterest com fotos de natureza, linkadas ao Virtude, para tentar criar algo como uma iconografia da natureza brasileira.

O Virtude é uma boa fonte de informações para quem ainda não conhece o birdwatching e a fotografia de natureza. Ele vai lhe dar informações básicas, como começar, um panorama sobre quem são as pessoas por meio dos seus relatos. Ele também mostra os principais destinos no Brasil, e sei que os estrangeiros, com a ajuda do Google Translator, têm usado bastante. Mas se você já é birdwatcher e quer se manter a par dos destinos mais badalados, os grupos do Facebook e WhatsApp são os mais indicados.

Para se manter a par de destinos, ou para encontrar companhia pros passeios, guia ornitológico, recomendações, participe do grupo no Facebook Quero Passarinhar.

Qualquer dúvida, pode me escrever: claudia.komesu@gmail.com.

Mudanças no Virtude em 2017