Quem tem um jardim ou um sítio já deve ter pesquisado sobre o que plantar para atrair aves, e se sentiu perdido nas informações. “Essa planta é realmente atraente? Será que dá certo no clima da minha cidade? Em que época essa planta dá flores ou frutos? Que espécies atrai?” Já vi alguns textos que respondem várias dessas perguntas, mas são grandes tabelas, e confesso que me desanimaram um pouco. Mas, nada como uma foto da ave na flor ou no fruto para termos certeza de que estamos no caminho certo. Vamos incentivar o plantio de alimento natural para as aves?

Saíra-lagarta em cerejeira. Campos do Jordão – SP, 13/jun. (Cerejeiras também florescem na cidade de São Paulo).

 

  • Prêmio: 1 garrafa de Champagne Montaudon Brut.
  • Para quem: para quem contribuir com mais fotos de aves brasileiras silvestres livres se alimentando em flores ou frutos. Valem plantas de jardim ou de pomar, e só não contam as repetições. Por exemplo, fotos de periquitos-ricos se alimentando de jabuticaba, se você mandar três fotos, só conta uma. Mas periquitos-ricos se alimentando em outra planta contam outro ponto.
  • Fotos para livre divulgação: As fotos que você enviar devem ser com a permissão para serem usadas livremente na divulgação da natureza, ou seja, jornais, revistas ou sites poderão usá-las para divulgar a natureza e o birdwatching.
  • Se você não estiver disposto a ceder suas fotos para divulgação da natureza, mas gostaria de compartilhar, pode separar mesmo assim e fazer um post pessoal, mas elas não participam da brincadeira Prêmio Champagne.
  • Prazo: até dia 31/ago/2012. Após esse prazo, você pode continuar enviando imagens, mas a apuração para saber quem receberá o champagne será no início de setembro.
  • Como devem ser as fotos: deve ser possível identificar qual a espécie de ave e a espécie de planta. Preferência pela ave se alimentando, mas pode ser a ave apenas pousada, se você tiver certeza de que ela estava se alimentando daquela planta. Você também pode enviar uma foto em que não é possível ver qual é a planta, se você tiver outra imagem em que é possível ver a planta, mesmo que não tenha ave na foto. Você não precisa saber qual planta é, vamos tentar buscar ajuda para identificar. As fotos devem ter identificação da cidade, e terem exif, para eu poder citar a data. Para quem tem espírito científico e disciplina, pode até passar a tirar uma foto mais aberta da planta, ajuda como informação.
  • Formato do arquivo: de preferência 960×640 pixels. Preferência por fotos na horizontal, mas podem ser verticais. Se o seu arquivo é menor, mas é possível ver a ave e a planta, também pode mandar.
  • Esse prêmio é simbólico: comparado com o HD e o cartão CF, esse  prêmio dá mais trabalho e tem um prêmio menor (esse champagne é gostoso, mas não é um super-champagne). Mas achei que valia a pena pela brincadeira, às vezes mesmo um prêmio pequeno nos motiva a fazer alguma coisa. Talvez você esteja revendo suas fotos em busca de fotos Lado B, aproveite para separar as fotos com aves se alimentando, essas imagens são muito úteis para divulgação do birdwatching.
  • Esse prêmio é cumulativo: ter ganhado a alça, ou o HD, ou o cartão CF não impede que você ganhe o champagne.
  • O prêmio será enviado pelo correio, em uma embalagem segura.
  • Patrocinador do prêmio: Cristian Andrei.
  • Texto deste post: Claudia Komesu. Dúvidas ou sugestões, falem comigo.

O Montaudon Brut… singelo, mas um bom brinde pelas aves!

Só tenho uma garrafa para premiar, mas a todos que participarem, agradeço de coração pela boa vontade em agir a favor da natureza :o)

 

 

Fotos minhas que separei para esse tema de aves e flores e plantas. Mais informações sobre as plantas neste post.

Para ver as fotos, é melhor ir para o post de plantas atraentes. Se você clicar nas miniaturas abaixo, ele não abre o recurso de ver o álbum todo, só foto por foto. Mas no outro post é fácil para ver.