Aventure-se pelo Lado B da fotografia, experimente fazer outros tipos de fotos de aves, e corra o risco de ganhar um HD externo portátil de 1TB. Fotos de aves silvestres livres, brasileiras ou não, que atenderem os requisitos de imagem Lado B. Os participantes não precisam ser brasileiros, mas precisam ter um endereço no Brasil (para onde possa ser enviado o prêmio, se a pessoa for a vencedora).

ATENÇÃO: este post foi divulgando em 25/jun/2012. Em 18/jul/2012 foi anunciado que já havia volume suficiente de fotos para ser julgamento em vez de sorteio. No dia 21/jul/2012 anunciamos os critérios de julgamento das fotos. Em 5/ago/2012 as informações foram atualizadas para responder as principais dúvidas.

 

  • Prêmio: 1 HD externo portátil Seagate FreeAgent 1TB.
  • Tema: aves silvestres livres, brasileiras ou não.
  • Para quem: para a melhor foto da galeria Lado B enviada até dia 15/08/2012
  • Método: Cristian Andrei será o juri e seguirá estes critérios: http://virtude-ag.com/lado-b-sobre-a-escolha-da-vencedora-can/ Observação: quando o concurso foi lançado em 25/06/2012 havia a possibilidade de ser sorteio, se não houvesse volume suficiente para julgamento.
  • O prêmio será enviado pelo correio.
  • Como participar: leia este post até o final. Basta mandar um e-mail com suas fotos para claudia.komesu@gmail.com. Se suas fotos estiverem dentro dos critérios de Lado B, montarei um álbum e você passa a concorrer.
  • Você pode enviar até 27 fotos, de preferência com 960 pixels de largura ou altura.
  • Não é preciso fazer inscrição, não há taxa, e sua foto não será usada para outros fins, a não ser uma eventual divulgação do resultado do concurso. Mas não temos assessoria de imprensa, por enquanto não há perspectiva de divulgação fora em meios informais como o Facebook.
  • A única obrigação do participante é ser o autor das fotos enviadas (além, é claro, de ter lido o presente post e o post sobre os critérios de julgamento das fotos).
  • O HD foi comprado na Amazon. Abri a embalagem e conectei no meu notebook, para ter a certeza de que não estaria anunciando um prêmio com defeito (não estou). O HD é zerinho.
  • Patrocinador do prêmio: Cristian Andrei.
  • Texto deste post: Claudia Komesu.

Lado B é um projeto experimental cheio de trique-triques e nenho-nhecos. Nas outras seções, qualquer foto pode fazer parte de um relato de passeio ou de viagem, mas para fazer parte da galeria ou dos posts do Lado B, é preciso da minha aprovação.

Como ter fotos nos álbuns do Lado B?

Na página do Lado B há posts relacionados com a experiência de fotografar espécies comuns em parques urbanos, porque essa é uma prática sugerida pelo Lado B. Mas para participar do concurso / sorteio, será preciso ter fotos selecionadas para entrar na galeria de álbuns. Dois tipos de fotos podem entrar nesses álbuns:

  1. Fotos bonitas e interessantes de espécies brasileiras silvestres comuns e em liberdade, como pardal, bem-te-vi, tico-tico, quero-quero, rolinha, sanhaçu-cinzento, sabiás comuns, periquitos comuns, cambacica, beija-flores comuns. Só não vale pombo-doméstico.
  2. Fotos bonitas de qualquer espécie silvestre e livre, brasileira ou não, desde que o foco seja beleza e não ornitologia. Mas não podem ser fotos Lado A (ver abaixo o que é uma foto Lado A). Escolha fotos que sejam interessantes devido a algum critério como luz, composição, cenário, pose da ave, sensação de movimento, momento inusitado, poesia, e que não têm como foco mostrar as características físicas que identificam aquela ave.

O Lado B não é um super Lado A, mas também não é um sub Lado A. É um conceito diferente de fotografia.

Importante: o concurso foi lançado em 25/06/2012, com o aviso de que o método seria julgamento ou sorteio, a depender do volume de fotos. Se fosse sorteio, as fotos do tipo 1 já permitiam às pessoas participar do sorteio. O interesse foi grande, por isso em 18/07 divulgamos que seria julgamento. Com o julgamento, as fotos do tipo 2 têm mais chances de ganhar, seguindo estes critérios: ttp://virtude-ag.com/lado-b-sobre-a-escolha-da-vencedora-can/

Por favor, veja a página do Lado B para entender melhor a proposta. Há pouco texto, e há um desenho para tentar explicar o conceito de foto Lado B :o)

 

O que é uma foto Lado A?

São fotos que valorizam a identificação da espécie, proximidade da ave, definição das penas e raridade da espécie. São fotos que geralmente ganham muitos pontos no Wikiaves. Não desvalorizo em nenhum momento o mérito dessas fotos. Essa campanha pelo Lado B é só pelo meu receio, sentido na própria pele, de que esse direcionamento da pontuação no Wikiaves faz com que, mesmo sem querer, a gente só busque esse tipo de foto.

Qualquer dúvida, é só me escrever. Se não tiver certeza se suas fotos são Lado B, basta me perguntar. claudia.komesu@gmail.com

 

Álbuns do Lado B