Notícias sobre o Lado B, o andamento do Prêmio Champagne, o sorteio do cartão CF de 1000x, lista de pendências, espaço aberto para sugestões, sobre o workshop do Quental, site sem atualizações hoje (dia 10/jul) e amanhã, volto na quinta dia 12.

 

Caros amigos da Virtude, assuntos diversos:

Black Rapid

O ganhador da alça Black Rapid é o Michel Giraud Audine. O sorteio foi feito pelo Emerson Kaseker. No dia 10/07  (hoje) de madrugada enviei a lista com os nomes das pessoas que me mandaram o e-mail “Black Rapid”, ele acessou o www.random.org/lists/, colou a lista, pediu para randomizar, e o nome que apareceu no topo foi o do Michel. Parabéns ao Michel, que participa do site com as lindas fotos da Guiana Francesa, e também permitiu que sua foto de um sete-cores-da-amazônia ilustrasse a seção da Amazônia na revista impressa da Virtude.

Quer saber quem podia participar desse sorteio? Clique aqui.

Participação do Michel Giraud na Virtude:

 

Sobre o sorteio do Cartão CF para quem divulga o birdwatching

A Virtude vai sortear um cartão CF Lexar professional de 16GB, velocidade de 1000x . Custa US$ 130 nos EUA. Bem avaliado no site da bhphotovideo, com 15 resenhas, mal avaliado no site da Amazon com 4 resenhas. Com um cartão com velocidade mais rápida você tem transferência de dados mais ágil no computador, e demora mais para o buffer da sua câmera encher, você pode tirar mais fotos de uma sequência.

Para participar, basta escrever um post ou um parágrafo contando o que você faz para divulgar o birdwatching no Brasil.   O cartão será sorteado entre as pessoas que divulgam o birdwatching e mandaram seu relato. O prazo para enviar esse texto é até o final de julho. Por enquanto só o Demis Bucci e o Geiser Trivelato enviaram, e o com o João Marcelo da Costa  estou acertando o formato do texto. Mas sei de várias outras pessoas que têm trabalhos de divulgação em cidades, escolas, com crianças e adolescentes, sites bem estruturados, escrevem matérias, imprimem cartazes, divulgam para vizinhos, e convido-os a participar. Mesmo que você tenha menos interesse no prêmio, envie seu relato para mostrarmos que há várias ações sendo feitas, e quem sabe inspirar outras pessoas.

Até 31/jul/2012. Mais informações.

 

Como anda o Lado B

Desde que iniciamos a divulgação do Lado B (associada a um HD de 1TB), temos 20 novos álbuns na galeria. É uma grande alegria receber as fotos, e declarações como “adorei a ideia, tenho várias fotos assim, também tenho buscado outro tipo de fotos, por causa dessa ideia passei a fazer fotos que antes não faria, estou prestando mais atenção nas aves, essas são as aves do meu quintal”.

Conforme anunciado essa promoção não tinha um formato fixo: seria sorteio se o volume de fotos fosse pequeno, seria julgamento se houvesse diversidade suficiente. O juíz será o Cristian Andrei – meu marido e patrocinador da Virtude. O Cris é um ótimo fotógrafo amador, mexe com fotografia há mais de 25 anos, fez vários workshops com o Araquém Alcântara, conhece a obra do Ansel Adams, Galen Rowell, Art Wolfe, Jim Brandenburg, o Bresson, além de fotógrafos de fauna como Arthur Morris, Steve Bloom, Hannes Lochner, Mitsuaki Iwago. Ainda não conversei com ele sobre isso, mas estou começando a achar que teremos volume para um julgamento. Só para lembrar o que foi explicado quando anunciamos a promoção:

“Dois tipos de fotos podem entrar nesses álbuns:

  1. Fotos bonitas e interessantes de espécies brasileiras silvestres comuns e em liberdade, como pardal, bem-te-vi, tico-tico, quero-quero, rolinha, sanhaçu-cinzento, sabiás comuns, periquitos comuns, cambacica, beija-flores comuns. Só não vale pombo-doméstico.
  2. Fotos bonitas de qualquer espécie silvestre e livre, brasileira ou não, desde que o foco seja beleza e não ornitologia. Fotos que sejam interessantes devido a algum critério como luz, composição, cenário, pose da ave, sensação de movimento, momento inusitado, poesia.

O Lado B não é um super Lado A, mas também não é um sub Lado A. É um conceito diferente de fotografia.
Importante: se o critério for sorteio, fotos bonitas de espécies comuns já permitem que você concorra ao HD externo. Mas se o critério for julgamento, as fotos mais experimentais (do tipo 2) provavelmente terão mais chances.”

Ainda não há uma definição se será sorteio ou julgamento, mas que tal aproveitar a oportunidade para fazer mais experiências, buscar fotos diferentes, experimentar contraluz, buscar composições bonitas com o cenário, testar velocidade e sensação de movimento, tentar fazer fotos com poesia?

Até 15/ago/2012. Mais informações.

 

Sobre o Prêmio Champagne: fotos de aves em flores e frutos

Algumas pessoas já me mandaram várias fotos de aves brasileiras silvestres livres se alimentando em flores e frutos. Eu agradeço, e mandei e-mail explicando que estou juntando as fotos, mas não vou publicar agora. Sei que as pessoas participam pelo prazer de ajudar a natureza, mas para não estragar a brincadeira vou manter sigilo sobre a quantidade de imagens que cada um enviou.

Quem quer contribuir para a divulgação do birdwaching pode enviar as fotos, estou guardando os arquivos e pensando na melhor forma de divulgá-las. Provavelmente buscarei uma associação com sites que vendem mudas, ou que têm informações sobre plantas, tanto para ilustrar o site deles, como para produzir releases específicos por regiões ou temas e usar as nossas fotos para ilustrar e chamar a atenção para as aves.

Até 31/ago/2012. Mais informações.

 

Sobre o workshop do João Quental em Itabirito – MG

As últimas duas vagas no workshop do João Quental em Itabirito – MG (70km de Belo Horizonte), dias 24 a 26 de agosto foram ocupadas por amigos da Virtude. Talvez haja lista de espera, quem tiver interesse, confirmar com a Caco de Cuia.

Mais informações.

 

Quer anunciar?

Se você tem um workshop relacionado com fotografia de natureza, ou tem uma pousada com facilidades para birdwatchers, ou é guia, divulgue seu trabalho na Virtude. A divulgação é gratuita.

Veja exemplos.

 

Novos acréscimos para a lista de tarefas

– estou preparando mais um post de dicas para iniciantes. Procurando um formato mais sintético, e provavelmente com chamada na home. Dica fundamental: saia para fotografar ao nascer do sol. O período do nascer do sol até umas 10-11h da manhã é o momento em que as aves estão mais ativas.

– Artigo sobre a FOFA.

– Reformar a home para colocar mais chamadas.

– Mais um post sobre o Lado B e as experiências no Villa-Lobos e no Jardim Botânico de São Paulo.

– Ver se crio coragem para escrever um post sobre as fotos tipo Barbie.

 

Ausente nos dias 10 e 11 de julho

Estarei offline a partir das 10h30 do dia 10, devo voltar a ver e-mails na quinta-feira, dia 12.

 

 

Lista de pendências postada no início de junho e reporte sobre o andamento das tarefas. Se você tiver sugestões de temas, ou sugestões para o site, pode usar a caixa de comentários deste post ou mandar para meu e-mail claudia.komesu@gmail.com

  • Post sobre tratamento de imagens (10/jul/12: em andamento, acho que até semana que vem mostro as grandes vantagens de usar um programa com o ACDSee)
  • Post “Como atrair fotógrafos para sua pousada, parque, sítio, ou restaurante com área verde” (feito)
  • Post sobre crianças e fotografia de natureza (feito)
  • Post “Mais lições de um site internacional” sobre o atendimento da equipe da Rockjumper (10/jul/12: preciso fazer. O querido Dave Kaplan mantém contato, e está para mandar outra leva de fotos de trip reports)
  • Tentar montar um calendário de eventos, temporadas, florações (pendente)
  • Trazer o Sangue no Ombro de Palas (pendente, mas fácil)
  • Decidir sobre a caixa de comentários (10/jul/12: iniciei o processo. Alguns posts têm caixa de comentário aberta, como este post, e também mandei e-mail para os guias, perguntando se eles querem que deixe os posts deles aberto para comentários e dúvidas, e sugeri para que eles peçam depoimentos aos clientes. Preciso fazer os depoimentos sobre os guias que conheço. Por enquanto, Marcelo Barreiros, Geiser Trivelato e Demis Bucci responderam).
  • Sugerir a ideia de um novo tipo de post “Fotos Favoritas”, uma foto, com a sua história peculiar, seja pela espécie, situação, valor emocional, por gostar muito da imagem, prêmio que recebeu etc. (pendente)
  • Varrer os posts e padronizar o cabeçalho para a versão que mostra as categorias (pendente)
  • Varrer os posts para criar links de indicação de posts realmente ligados ao assunto, de uma forma mais inteligente do que um related posts poderia fazer (pendente)
  • Prosseguir com o laborioso trabalho de divulgação da Virtude: buscar sites e revistas relacionados com fotografia, pousadas, hotéis e restaurantes com atrativos de natureza, jornais e revistas regionais, sites de notícias. Apresentação para slideshare? Vídeo simples para Youtube? Pesquisar no Flickr quem tem fotos de aves. Pesquisar no Wikiaves usuários ativos e que demonstrem preocupações ambientais. Fan Page (Falar com Nathalia) (10/jul/12: em andamento, devagar. Mesmo sites relacionados com assuntos de ecologia, pousadas, guias ornitológicos, pessoas que você imagina que teriam interesse em divulgar seus trabalhos não respondem).
  • Post sobre o discurso do Neil Gaiman (pendente)
  • Buscar contato com passarinheiros de outros países da América do Sul (pendente)
  • Melhorar a versão em inglês do site (pedreira, muitas traduções e adaptações de categorias), mas fundamental para buscar mais parceiros estrangeiros além da Rockjumper Worldwide Birding Adventures (pendente)
  • Quem sabe Jim Brandenburg ou Hannes Lochner topariam post… Steve Bloom parece mais difícil pela cara do site, mas não custa tentar. Pesquisar outros (pendente)
  • Legendas nas fotos (mas isso é bem trabalhoso, e provavelmente vou continuar enrolando) (pendente)
  • Tomar coragem para buscar um bom contato entre os criadores de aves, alguém que me ajude a apresentar o birdwatching a quem cria aves em gaiola (pendente)