Tenho um gosto especial pelos psitacídeos e eles parecem que sabem disso (principalmente a jandaia-de-testa-vermelha e a maracanã-verdadeira). Mas tem duas espécies em minha cidade – maitaca-verde e papagaio-de-peito-roxo – que insistem em me ignorar, não dando qualquer chance pra registro. (…)

MM_maitaca_Deusdete

 

  • Texto e foto: Deusdete Braga de Pinho

Tenho um gosto especial pelos psitacídeos e eles parecem que sabem disso (principalmente a jandaia-de-testa-vermelha e a maracanã-verdadeira). Mas tem duas espécies em minha cidade – maitaca-verde e papagaio-de-peito-roxo – que insistem em me ignorar, não dando qualquer chance pra registro. Mas algo parecia ter mudado naquela manhã do dia 05/01/2013, a sorte sorria pra mim. Num galho seco entre a copa de duas árvores vi o que parecia ser a silhueta da maitaca-verde. Voltei bem devagar, subi um pouco no barranco e tive a certeza! Aquela ave que tanto sonhei em registrar estava agora a menos de 5 metros de mim, numa posição destacada e numa iluminação incrível. Tentei focar aquela beleza mas como a câmera estava configurada para uma situação de pouca luz, não consegui. Desviei a câmera para fazer os ajustes e quando voltei, só tinha galho. Mesmo perdendo a foto, este foi um dos Momentos Mágicos como observador.

Deste momento guardei uma lição: FOTOGRAFE! Mesmo que depois você até descarte este frame pela falta de qualidade ou por ter outro melhor, mas fotografe. Ainda mais sendo a (ou uma das) espécie dos seus sonhos.

Local: Antiga estrada para o Serro – Sabinópolis – MG – 05/01/2013

 

Obs: a foto deste post é o mesmo local mas não a cena exata.: “Voltei no lugar ontem mas parte do barranco cedeu e o mato cresceu muito no lugar, a visão que tive no dia não existe mais. Então fiz uma foto num lugar próximo que lembra muito o local, a diferença é que o outro ficava a altura dos olhos.”

 

Mais uma proposta do Lado B: compartilhe momentos mágicos

Todo mundo que passarinha tem momentos mágicos. A aparição de uma ave rara, alguns segundos ou minutos podendo observar bem de perto alguma ave ou outro animal, uma luz muito especial, o olhar do bicho, e mesmo fotos ruins, mas que o autor sabe do valor.

O Momento Mágico não é uma foto espetacular: é um momento espetacular que você viveu, tenha conseguido foto boa ou não, talvez estivesse até sem câmera.

Basta escrever um texto e, se tiver uma foto, seja do momento ou de algo que represente seus sentimentos, envie junto para claudia.komesu@gmail.com. Fotos em 960×640 pixels, pelo menos uma na horizontal para ser capa do post. O texto não precisa ser muito longo, mas tente expressar o que você sentiu e pensou, afinal, o objetivo desta seção é valorizar o que vivemos, compartilhar e reviver alegrias.

Além do texto, diga data e local do momento mágico.

O Momento Mágico é uma seção permanente do Lado B. Você pode participar mesmo que seja seu primeiro post para a Virtude-AG. O material não precisa ser inédito nem exclusivo.