Só pra reforçar: o Momento Mágico é o seu momento especial com a natureza. Não precisa ser encontro com um bicho raro, muito menos precisa ter fotona.

MM_comedouros-CJ_Claudia_Komesu_03

 

  • Quintal da casa dos meus sogros em Campos do Jordão, diversas datas
  • Câmeras: Canon 50D e lente 100-400, e Nikon D300 com Sigma 50-500 VR

Pra mim um dos momentos mais mágicos do birdwatching é quando as aves se aproximam. Tirando algumas abusadas demais – pombos domésticos, alguns pardais, Starlings nos campos da África… as outras são sempre um encanto.

É uma alegria estar num lugar com comedouro, bem quietinho, e ver as aves se aproximando. Um bando de tiribas-de-testa-vermelha, o casal de saíras-amarelas, o casal de sanhaçus-de-encontro-amarelo,o grupo dos sanhaçus-cinzentos, de quetes. Todos atraídos pelas deliciosas bananas bem maduras.

No inverno, quando há menos alimento na mata, eles são capazes de ficar esperando na árvore. Minha querida fila de esfomeados. No verão a movimentação dos comedouros é muito menor, mas em alguns momentos me impressiona a rapidez como eles chegam. Geralmente os sanhaçus-cinzentos são os primeiros. Eles têm uma rede de informantes, estavam pousados em algum lugar estratégico espionando?

Em Ubatuba há um lugar muito famoso, a casa do sr. Jonas, no bairro da Folha Seca. Ele mantém bebedouros e comedouros há… talvez quase uns 10 anos. Quando ele demora para abastecer os bebedouros de manhã, os beija-flores vão bater no vidro. Acredito nisso.

Ter o prazer de ver as aves se aproximarem é o orgulho de não ser visto como uma ameaça. Momentos para se sentir mais conectado com a natureza, um pequeno gostinho de São Francisco de Assis.

MM_comedouros-CJ_Claudia_Komesu_01MM_comedouros-CJ_Claudia_Komesu_02 MM_comedouros-CJ_Claudia_Komesu_04 MM_comedouros-CJ_Claudia_Komesu_05 MM_comedouros-CJ_Claudia_Komesu_06 MM_comedouros-CJ_Claudia_Komesu_07 MM_comedouros-CJ_Claudia_Komesu_08

Posts relacionados com comedouros

Mais uma proposta do Lado B: compartilhe momentos mágicos

Todo mundo que passarinha tem momentos mágicos. A aparição de uma ave rara, alguns segundos ou minutos podendo observar bem de perto alguma ave ou outro animal, uma luz muito especial, o olhar do bicho, e mesmo fotos ruins, mas que o autor sabe do valor.

O Momento Mágico não é uma foto espetacular: é um momento espetacular que você viveu, tenha conseguido foto boa ou não, talvez estivesse até sem câmera.

Basta escrever um texto e, se tiver uma foto, seja do momento ou de algo que represente seus sentimentos, envie junto para claudia.komesu@gmail.com. Fotos em 960×640 pixels, pelo menos uma na horizontal para ser capa do post. O texto não precisa ser muito longo, mas tente expressar o que você sentiu e pensou, afinal, o objetivo desta seção é valorizar o que vivemos, compartilhar e reviver alegrias.

Além do texto, diga data e local do momento mágico.

O Momento Mágico é uma seção permanente do Lado B. Você pode participar mesmo que seja seu primeiro post para a Virtude-AG. O material não precisa ser inédito nem exclusivo.